Carro para estrada de terra? Hyundai apresenta modelo de “quatro patas”

O Elevate, pensado para ser a evolução dos off-road, é capaz de rodar como um carro comum ou escalar terrenos rochosos

Por AutoPapo 11/01/19 às 17h58

A Consumer Electronics Show (CES) termina nesta sexta-feira (11). Antes que a exposição chegue ao fim, apresentamos o Elevate, um dos destaques da Hyundai para o evento. O Veículo de Mobilidade Definitivo é a evolução do carro para estrada de terra ou terrenos acidentados. Com quatro rodas que se transformam em “patas”, o modelo foi pensado para rodar normalmente e facilitar o serviço de resgate em caso de desastes naturais.

Suas rodas, ou pernas robóticas, permitem que os usuários dirijam, andem ou até mesmo escalem terrenos acidentados.

A tecnologia empregada na evolução do carro para estrada de terra ou terrenos acidentados mistura equipamentos encontrados em carros elétricos e robôs, o que permite que ele atravesse terrenos com limitações que até mesmo veículos off-road não são capazes.

“Essa tecnologia vai além das situações de emergência – as pessoas com deficiências em todo o mundo que não têm acesso a uma rampa podem, por exemplo, chamar um Hyundai Elevate autônomo que vai caminhar até a porta da frente, nivelar-se e permitir que a cadeira de rodas entre em movimento. As possibilidades são ilimitadas”, explica John Suh, vice-presidente da Hyundai.

A Hyundai apresenta, na CES 2019, a evolução do carro para estrada de terra e terrenos acidentados. O Elevate é capaz de rodar e até mesmo escalar.
Elevate pode se comportar como um carro comum ou escalar rochas

O conceito Elevate é baseado em uma plataforma EV modular com a capacidade de alternar diferentes corpos para situações específicas.

A arquitetura de “perna” robótica tem cinco graus de liberdade, além de motores de propulsão de cubo de roda e é habilitada pelo mais recente em tecnologia de atuadores elétricos.

As “pernas”, capazes de escalar paredes e pular fendas de até 1,6 m de largura, também se dobram em um modo de acionamento estocado, onde a energia para as juntas é cortada, e o uso de um sistema de suspensão passiva integrado maximiza a eficiência da bateria.

A Hyundai apresenta, na CES 2019, a evolução do carro para estrada de terra e terrenos acidentados. O Elevate é capaz de rodar e até mesmo escalar.
Elevate pode se comportar como um carro comum ou escalar rochas

O Elevate ainda funciona em velocidades permitidas em rodovias, como qualquer outro veículo.

Confira as capacidades do Elevate

Fotos | Hyundai

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário