Carro usado: 9 fatos sobre o Chevrolet Vectra GT

Hatch médio teve vida curta mas se destaca, no mercado de usados, pela dirigibilidade e espaço interno generoso

chevrolet vectra gt x hatch 2007 laranja de frente
Vectra GT chegou para suceder o Chevrolet Astra em uma passagem quase meteórica no mercado brasileiro (Fotos: GM | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 05/07/2025 às 11h00

O Chevrolet Vectra GT foi um dos últimos hatches médios lançados no Brasil. O carro durou pouco tempo no mercado e causou certa confusão em relação ao nome, porém, é uma boa opção de carro usado gostoso de dirigir, relativamente equipado e para quem não acha sedã careta – ou não aguenta mais ouvir falar de SUV.

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Além disso, esse Chevrolet Vectra GT tem uma boa arquitetura oriunda dos tempos em que a General Motors ainda era dona da Opel (hoje a marca alemã é da Stellantis). O que se reflete no conforto e na dinâmica do hatch médio.

Veja agora 9 fatos sobre o Chevrolet Vectra GT.

1. Trajetória

O Chevrolet Vectra GT ficou só quatro anos no Brasil. Baseado no Opel Astra de terceira geração, foi lançado em 2007 em apenas duas versões de acabamento e sempre com motor 2.0 8V. A GT era a de entrada e a GT-X tinha um design com detalhes esportivos.

chevrolet vectra gtx
Apesar do pouco tempo de vida, hatch médio da GM recebeu reestilização que deixou seu visual mais refinado

Apesar da passagem relâmpago, o Chevrolet Vectra GT ainda teve tempo para uma reestilização. Em 2009, o hatch foi atualizado e o motor quatro-cilindros teve a potência aumentada.

O Chevrolet Vectra GT durou só mais dois anos depois disso. Em junho de 2011 a GM encerrou a produção do hatch, que foi substituído pelo Cruze Sport6. Ao todo, o Vectra que era Astra teve pouco mais de 46 mil unidades vendidas por aqui.

2. Mas o Vectra não era sedã?

Pois é, o Vectra nasceu aqui como um sedã médio (tal qual foi por toda a vida na Europa) em 1994, teve uma segunda geração em 1996, mas em 2005 foi substituído por uma solução caseira da GM do Brasil. A terceira geração do Vectra nada mais era que um “Astrão”.

chevrolet vectra elegance 2010 verde traseira parado
O Vectra brasileiro de terceira geração utilizava a plataforma do Astra nacional, que também serviu para desenvolver o hatch

O “novo Vectra” usava a plataforma do Astra H, a geração 3 do hatch médio na Europa lançada em 2004. Só que aqui a GM produzia o Astra G (ou fase 2) desde 1998, e o carro seguia firme e forte no mercado.

Em 2007 surgiu então a ideia de ter um hatch desse sedã. Para aproveitar o sucesso do nome, a Chevrolet do Brasil lançou-o o Vectra GT, que nada mais é que o Astra já exaustivamente citado. Com isso, o nosso mercado passou a ter duas gerações do Astra convivendo por quatro anos.

3. Desempenho do Chevrolet Vectra GT

Não se engane com a sigla GT, já que esse Chevrolet Vectra hatch não tem qualquer trato esportivo. Mas também não dá para falar que ele é um carro sem graça e manco, uma vez que o motor Família II da GM rende bem.

Com 128 cv com etanol e 121 cv, com gasolina, o Chevrolet Astra GT tem arrancadas bastante satisfatórias. O 0 a 100 km/h fica pouco acima dos 10 segundos e o torque de 19,6/18,3 kgfm se apresenta em baixos giros, a 2.400 rpm.

O Chevrolet Vectra GT recebeu novas rodas de liga leve aro 17
O Chevrolet Vectra GT ganhou potência em 2009, mas nada que fazia dele um esportivo nato

Após a atualização de 2009 o motor teve a potência aumentada para 140/133 cv. As arrancadas ficaram mais espertas, mas a aceleração no 0-100 km/h baixa pouco em relação ao acerto anterior. Já as retomadas continuam garantidas pelos 19,7/18,9 kgfm disponíveis a 2.600 rpm.

As versões do Chevrolet Vectra GT com câmbio automático de quatro marchas ganham em conforto, mas perdem em performance. A caixa AF-20 tem certas imprecisões, demora nas retomadas e o 0-100 km/h vai para a casa dos 12 segundos. Além de afetar o consumo, como veremos a seguir.

4. Consumo

A recalibragem no motor 2.0 não fez o Chevrolet Vectra GT ficar lá, digamos, eficiente.Nas configurações manuais pós-2009, o hatch anota médias urbanas de 5,9 km/l com etanol e 7,7 km/l, com gasolina. Na estrada, respectivamente, 8,3 km/l e 11 km/l.

Com a transmissão automática médias no ciclo urbano de 5,4 km/l com etanol e 6,8 km/l, com gasolina. No ambiente rodoviário, 7,9 km/l e 10,4 km/l, respectivamente.

5. Conforto do Chevrolet Vectra GT

O motorista tem boa posição de dirigir no Chevrolet Vectra GT e a grande parte dos comandos estão bem posicionados. Só não queira muito espaço no banco traseiro. O hatch tem entre-eixos 9 cm mais curto (2,61 m no total) que o do Vectra sedã e sobra pouco para joelhos e pernas dos ocupantes.

O acabamento interno é correto nos fechamentos e encaixes em boa parte do tempo, mas carece de sofisticação nos materiais e refino no design. Já o isolamento acústico deixa a desejar em velocidades mais altas.

chevrolet vectra elegance 2010 interior painel cambio automatico
O Vectra GT herdou interior do sedã, que agradava aos olhos e oferecia o que tinha de recurso no fim dos anos 2000

O acerto da suspensão traseira (eixo de torção) isola bem os buracos e contribui para um bom comportamento dinâmico do Chevrolet Vectra GT em velocidades maiores na estrada. Só fique atento aos pneus de perfil baixo da variante GT-X.

6. Nossa dica de Chevrolet Vectra GT

Vamos de Chevrolet Vectra GT-X 2011, já com o 2.0 mais potente e câmbio manual de cinco marchas. Na segurança, airbag duplo frontal, freios com ABS e a disco nas quatro rodas, faróis com regulagem de altura, retrovisor eletrocrômico e cintos de três pontos para todos os ocupantes (muitos desses itens não eram obrigatórios à época).

Completam a lista de itens de série do Chevrolet Vectra GT-X 2011 ar-condicionado automático e digital, retrovisores rebatíveis eletricamente, revestimento de couro nos bancos, piloto automático, trio elétrico, chave com telecomando das portas, regulagens de altura e profundidade do volante e encosto traseiro bipartido.

O som é simples, mas tem conexão Bluetooth e leitor de cartão de memória (era algo avançado naqueles tempos…). Também pode ser operado pelos comandos no volante multifuncional.

7. Chevrolet Vectra GT laranja? Tem, mas acabou

A campanha publicitária de lançamento do Chevrolet Vectra GT chamou a atenção pelo hatch numa bela cor laranja. Só que a pintura Volcano Orange era só um tom… “conceito”. No catálogo, não tinha nenhum hatch disponível na cor. Ela só serviu às peças de propaganda e a carros de test drive na concessionária.

8. Manutenção

O Chevrolet Vectra com o manjado motor Família II não implica em grandes desafios de mecânica para oficinas e para os donos. Os preços dos itens estão na média e têm boa oferta no mercado de reposição.

Confira alguns preços de componentes do Chevrolet Vectra GT:

  • Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: de R$ 110 a R$ 200
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 80 a R$ 120
  • Bomba de combustível: de R$ 200 a R$ 350
  • Kit troca de óleo (5 litros 20w50 + filtro): de R$ 180 a R$ 350
  • Amortecedor traseiro: de R$ 330 a R$ 500 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 460 a R$ 620
  • Farol direito: de R$ 440 a R$ 880

9. Principais problemas do Chevrolet Vectra GT

Em fóruns e no site do Reclame Aqui existem muitas queixas em relação a chaves que travam na ignição do Chevrolet Vectra GT. O sistema de embreagem do hatch médio da GM também costuma dar dor de cabeça, com desgaste acentuado e prematuro de discos e platô.

Faça também uma boa revisão na parte elétrica do usado que você está de olho. E observe se direção e transmissão estão com nível de vibração excessivo com o carro em movimento.

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