Carro usado: 10 fatos sobre o Jeep Compass 2018
SUV médio é sucesso desde que foi lançado e opção de carro familiar bem equipado e com pacote farto de conteúdos
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A Jeep sempre teve uma história meio conturbada no Brasil, mas isso mudou com dois modelos em especial: o Renegade e o Compass. Os dois SUVs são sucessos nas vendas desde suas estreias e o modelo maior ainda deu outro significado ao segmento de utilitários esportivos médios.
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Mesmo em uma categoria acima e mais cara, o Jeep Compass costuma vender mais que muitos SUVs compactos. Isso faz dele um modelo de carro usado com bastante oferta de versões e também com acesso a peças de reposição.
Confira agora 10 fatos sobre o Jeep Compass 2018.
O Jeep Compass começou a ser produzido em Goiana (PE) em 2016, à época ainda da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. Planta que hoje pertence ao Grupo Stellantis e de onde só saem best sellers, como Jeep Renegade e Commander, Fiat Toro e Ram Rampage, todos feitos sobre a mesma plataforma modular Small Wide.
O SUV médio pernambucano começou sua vida no mercado brasileiro com opções de motor flex aspirado ou turbodiesel. Na linha 2018, o Jeep Compass bicombustível ganhou start/stop do motor e duas séries especiais: Sport e Night Eagle.
Na linha 2022, foi reestilizado. Na ocasião, o 2.0 flex saiu de cena para dar lugar ao 1.3 turboflex, que depois teve a potência reduzida para atender às novas normas do Proconve L8. Mais recentemente estreou a opção híbrida-plug-in (4xe) importada da Itália e versões com o 2.0 Hurricane-4 a gasolina de 272 cv, o mesmo da Rampage.
Detalhe que esse Jeep Compass nacional é o de segunda geração. A história do SUV no Brasil começa para valer em 2012, com a primeira fase do modelo importada com motor 2.0 a gasolina de 156 cv e câmbio automático CVT. Tinha desenho genérico e vendeu pouco mais de 3 mil unidades em quatro anos.
Depois disso, porém, só bons números. Em 2023, o Jeep Compass passou da marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil. Já foi por vezes o SUV mais vendido do país – à frente de modelos compactos.
No retrospecto, em 2018, o Jeep Compass superou pela primeira vez os 60 mil emplacamentos no ano. Em 2021 foram mais de 70 mil unidades entregues no mercado brasileiro.
A chegada de novos concorrentes fez as vendas caírem. Mesmo assim, na categoria de SUVs médios, o Jeep Compass ainda é o líder soberano desde o lançamento. Mas é bom abrir o olho que o Toyota Corolla Cross está encostando.
Em 2024, o Jeep Compass anotou 50.055 unidades vendidas. O Corolla Cross ficou em segundo, pouco atrás, com 47.796 licenciamentos.
Vamos focar no Jeep Compass 2018 nas variantes com o Tigershark 2.0. São 166 cv com etanol e 159 cv, com gasolina. Como o SUV pesa 1,5 tonelada, não espere arrancadas vigorosas e o 0 a 100 km/h fica acima dos 10,5 segundos.
O câmbio automático Aisin de seis marchas é um pouco moroso nas trocas e impreciso nas retomadas, nas quais o torque de 20,5/19,9 kgfm aparece mesmo nas 4.000 rpm. Mas em velocidades de cruzeiro o Jeep Compass embala e se mostra um ótimo carro para trafegar na estrada.
O turbodiesel com tração 4×4 é bem mais legal, obviamente. São 170 cv e 35,7 kgfm disponíveis abaixo das 2.000 rpm. A transmissão ZF de nove marchas é muito ágil e o 0 a 100 km/h fica abaixo dos 10 s.
O grande porém é que os preços das versões similares com motor turbodiesel do Jeep Compass 2018 no mercado de usados são, em média, de 15% a 20% mais caros que as variantes flex.
Não há do que reclamar da cabine do Compass. O SUV médio da marca estadunidense acomoda bem motorista e passageiro. A posição de dirigir é alta como espera-se de um Jeep, a ergonomia é satisfatória e há espaço de sobra para pernas e joelhos.
O mesmo se repete no banco traseiro. Até três adultos conseguem viajar sem dramas, especialmente com bom espaço para cabeças e joelhos. O porta-malas leva bons 410 litros.
O rodar é suave boa parte do tempo, apesar do isolamento acústico vacilar em velocidades mais altas. O acabamento do Jeep Compass 2018 deixa a desejar – só melhorou mesmo após a reestilização de 2022.
A suspensão tem aquele acerto tradicionalmente mais suave de carro norte-americano. O SUV às vezes aderna nas curvas fechadas, porém a estabilidade é eficiente na maior parte do tempo. O jogo traseiro independente do tipo multibraço lida bem com os buracos.
Vamos de Jeep Compass 2018 na versão Limited com motor 2.0 flex. É uma das mais completas, com seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, faróis de xenônio, luzes de condução diurnas e monitoramento de pressão dos pneus.
Na parte de conforto, ar-condicionado automático com duas zonas e saídas para o banco traseiro, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, freio de estacionamento elétrico, trio, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, bancos de couro e tomada 110/220V.
A central multimídia Uconnect tem tela de 8,4 polegadas e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Traz também tomada USB, conexão Bluetooth e comandos no volante.
Fique atento no usado que você está interessado pois o Jeep Compass 2018 Limited oferecia opcionais interessantes, inclusive com itens do ADAS. Entre eles, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro e de saída de faixa, além de sensor de ponto cego e farol alto automático.
Outros opcionais incluíam Park Assist, sistema de som premium da Beats com subwoofer acionamento remoto do motor, tampa do porta-malas motorizada e teto panorâmico.
Preços levantados pela KBB Brasil para o Jeep Compass 2018 Limited 2.0:
Em 2017, já como linha 2018, a Jeep lançou o Compass Night Eagle. Como o próprio nome sugere, a edição limitada adota pintura preto brilhante em várias partes do carro: nas rodas aro 18”, grade dianteira, frisos, molduras dos faróis de neblina e emblemas da marca. Na cabine, o tom é aplicado nas molduras do console central e das saídas de ar.
A edição limitada usa motor 2.0 flex e é baseada na versão Longitude. Mas tem equipamentos extras, como sistema de som Beats com 9 alto-falantes e subwoofer, faróis de xenônio, sensores crepuscular e de chuva e retrovisor eletrocrômico.
Confira os preços KBB Brasil para o Jeep Compass 2018 Nigh Eagle:
O Jeep Compass é um carro mais caro de manter que SUVs médios. O motor 2.0 flex exige mão de obra com conhecimento, e as peças têm preços de acordo com o segmento.
Preços de componentes do Jeep Compass 2018 Limited 2.0 Flex:
O câmbio automático da Aisin é um tema recorrente nos fóruns com donos do Compass e no site Reclame Aqui. A caixa de seis velocidades costuma apresentar falhas no funcionamento. Uma das causas seria o trocador de calor da transmissão.
Fique atento também à coluna da direção e observe se ela dá estalos nas curvas e em manobras. Outro problema comum diz respeito à central multimídia, que simplesmente para de funcionar “do nada”.
Além disso, o Jeep Compass tem uma coleção de recalls:
Diante de tantos chamados e queixas de consumidores, em 2022, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal (MPF) protocolaram uma Ação Civil Pública contra a Jeep por causa do SUV. Os órgãos listaram 22 erros de fabricação do Compass:
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Pela quantidade de problemas superou o Marea.
Deus é fé e vida e luz
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