Carro usado: 10 fatos sobre o Jeep Compass 2018

SUV médio é sucesso desde que foi lançado e opção de carro familiar bem equipado e com pacote farto de conteúdos

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Jeep Compass redefiniu o segmento de SUVs médios no Brasil (Fotos: Jeep | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 15/02/2025 às 13h00

A Jeep sempre teve uma história meio conturbada no Brasil, mas isso mudou com dois modelos em especial: o Renegade e o Compass. Os dois SUVs são sucessos nas vendas desde suas estreias e o modelo maior ainda deu outro significado ao segmento de utilitários esportivos médios.

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Mesmo em uma categoria acima e mais cara, o Jeep Compass costuma vender mais que muitos SUVs compactos. Isso faz dele um modelo de carro usado com bastante oferta de versões e também com acesso a peças de reposição.

Confira agora 10 fatos sobre o Jeep Compass 2018.

1. Trajetória do Jeep Compass

O Jeep Compass começou a ser produzido em Goiana (PE) em 2016, à época ainda da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. Planta que hoje pertence ao Grupo Stellantis e de onde só saem best sellers, como Jeep Renegade e Commander, Fiat Toro e Ram Rampage, todos feitos sobre a mesma plataforma modular Small Wide.

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Jeep Compass Trailhawk foi a versão mais sofisticada da linha em seus primeiros anos de mercado

O SUV médio pernambucano começou sua vida no mercado brasileiro com opções de motor flex aspirado ou turbodiesel. Na linha 2018, o Jeep Compass bicombustível ganhou start/stop do motor e duas séries especiais: Sport e Night Eagle.

Na linha 2022, foi reestilizado. Na ocasião, o 2.0 flex saiu de cena para dar lugar ao 1.3 turboflex, que depois teve a potência reduzida para atender às novas normas do Proconve L8. Mais recentemente estreou a opção híbrida-plug-in (4xe) importada da Itália e versões com o 2.0 Hurricane-4 a gasolina de 272 cv, o mesmo da Rampage.

2. Que Jeep Compass é esse?

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Primeira geração do Compass não atraia pelo visual e teve desempenho medíocre no Brasil

Detalhe que esse Jeep Compass nacional é o de segunda geração. A história do SUV no Brasil começa para valer em 2012, com a primeira fase do modelo importada com motor 2.0 a gasolina de 156 cv e câmbio automático CVT. Tinha desenho genérico e vendeu pouco mais de 3 mil unidades em quatro anos.

3. Sucesso

Depois disso, porém, só bons números. Em 2023, o Jeep Compass passou da marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil. Já foi por vezes o SUV mais vendido do país – à frente de modelos compactos.

No retrospecto, em 2018, o Jeep Compass superou pela primeira vez os 60 mil emplacamentos no ano. Em 2021 foram mais de 70 mil unidades entregues no mercado brasileiro.

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Padrão de acabamento do Compass agrada pelo uso de materiais refinados e fartura de equipamentos

A chegada de novos concorrentes fez as vendas caírem. Mesmo assim, na categoria de SUVs médios, o Jeep Compass ainda é o líder soberano desde o lançamento. Mas é bom abrir o olho que o Toyota Corolla Cross está encostando.

Em 2024, o Jeep Compass anotou 50.055 unidades vendidas. O Corolla Cross ficou em segundo, pouco atrás, com 47.796 licenciamentos.

4. Desempenho do Jeep Compass 2018

Vamos focar no Jeep Compass 2018 nas variantes com o Tigershark 2.0. São 166 cv com etanol e 159 cv, com gasolina. Como o SUV pesa 1,5 tonelada, não espere arrancadas vigorosas e o 0 a 100 km/h fica acima dos 10,5 segundos.

O câmbio automático Aisin de seis marchas é um pouco moroso nas trocas e impreciso nas retomadas, nas quais o torque de 20,5/19,9 kgfm aparece mesmo nas 4.000 rpm. Mas em velocidades de cruzeiro o Jeep Compass embala e se mostra um ótimo carro para trafegar na estrada.

O turbodiesel com tração 4×4 é bem mais legal, obviamente. São 170 cv e 35,7 kgfm disponíveis abaixo das 2.000 rpm. A transmissão ZF de nove marchas é muito ágil e o 0 a 100 km/h fica abaixo dos 10 s.

O grande porém é que os preços das versões similares com motor turbodiesel do Jeep Compass 2018 no mercado de usados são, em média, de 15% a 20% mais caros que as variantes flex.

5. Espaço e conforto

Não há do que reclamar da cabine do Compass. O SUV médio da marca estadunidense acomoda bem motorista e passageiro. A posição de dirigir é alta como espera-se de um Jeep, a ergonomia é satisfatória e há espaço de sobra para pernas e joelhos.

O mesmo se repete no banco traseiro. Até três adultos conseguem viajar sem dramas, especialmente com bom espaço para cabeças e joelhos. O porta-malas leva bons 410 litros.

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Porta-malas tem oferece bom volume de bagagem

O rodar é suave boa parte do tempo, apesar do isolamento acústico vacilar em velocidades mais altas. O acabamento do Jeep Compass 2018 deixa a desejar – só melhorou mesmo após a reestilização de 2022.

A suspensão tem aquele acerto tradicionalmente mais suave de carro norte-americano. O SUV às vezes aderna nas curvas fechadas, porém a estabilidade é eficiente na maior parte do tempo. O jogo traseiro independente do tipo multibraço lida bem com os buracos.

6. Nossa dica

Vamos de Jeep Compass 2018 na versão Limited com motor 2.0 flex. É uma das mais completas, com seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, faróis de xenônio, luzes de condução diurnas e monitoramento de pressão dos pneus.

Na parte de conforto, ar-condicionado automático com duas zonas e saídas para o banco traseiro, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, freio de estacionamento elétrico, trio, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, bancos de couro e tomada 110/220V.

A central multimídia Uconnect tem tela de 8,4 polegadas e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Traz também tomada USB, conexão Bluetooth e comandos no volante.

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Bonitão, Jeep Compass tem visual bem acertado e que não fica preso ao desenho clássico do Wrangler

Fique atento no usado que você está interessado pois o Jeep Compass 2018 Limited oferecia opcionais interessantes, inclusive com itens do ADAS. Entre eles, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro e de saída de faixa, além de sensor de ponto cego e farol alto automático.

Outros opcionais incluíam Park Assist, sistema de som premium da Beats com subwoofer acionamento remoto do motor, tampa do porta-malas motorizada e teto panorâmico.

Preços levantados pela KBB Brasil para o Jeep Compass 2018 Limited 2.0:

  • Preço de Loja: R$ 96.485 – R$ 101.483
  • Preço de Particular: R$ 86.726 – R$ 91.446
  • Preço de Troca: R$ 71.033 – R$ 77.105

7. Série especial

Em 2017, já como linha 2018, a Jeep lançou o Compass Night Eagle. Como o próprio nome sugere, a edição limitada adota pintura preto brilhante em várias partes do carro: nas rodas aro 18”, grade dianteira, frisos, molduras dos faróis de neblina e emblemas da marca. Na cabine, o tom é aplicado nas molduras do console central e das saídas de ar.

A edição limitada usa motor 2.0 flex e é baseada na versão Longitude. Mas tem equipamentos extras, como sistema de som Beats com 9 alto-falantes e subwoofer, faróis de xenônio, sensores crepuscular e de chuva e retrovisor eletrocrômico.

Confira os preços KBB Brasil para o Jeep Compass 2018 Nigh Eagle:

  • Preço de Loja: R$ 91.755 – R$ 96.621
  • Preço de Particular: R$ 82.474 – R$ 87.065
  • Preço de Troca: R$ 67.479 – R$ 73.389

8. Manutenção

O Jeep Compass é um carro mais caro de manter que SUVs médios. O motor 2.0 flex exige mão de obra com conhecimento, e as peças têm preços de acordo com o segmento.

Preços de componentes do Jeep Compass 2018 Limited 2.0 Flex:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 210 a R$ 350
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 330 a R$ 450
  • Bomba de combustível: de R$ 280 a R$ 400
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 270 a R$ 430
  • Amortecedor traseiro: de R$ 540 a R$ 680 (o par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 700 a R$ 1.300
  • Farol direito: de R$ 1.500 a R$ 2.200 (xenônio)

9. Principais problemas do Jeep Compass 2018

O câmbio automático da Aisin é um tema recorrente nos fóruns com donos do Compass e no site Reclame Aqui. A caixa de seis velocidades costuma apresentar falhas no funcionamento. Uma das causas seria o trocador de calor da transmissão.

Fique atento também à coluna da direção e observe se ela dá estalos nas curvas e em manobras. Outro problema comum diz respeito à central multimídia, que simplesmente para de funcionar “do nada”.

Além disso, o Jeep Compass tem uma coleção de recalls:

  • recolocação da mangueira da direção hidráulica em modelos 2016
  • configuração do sistema de controle do motor turbodiesel para unidades feitas em 2016 e 2017
  • troca do cabo da transmissão de SUVs com motor diesel 2016/2017
  • troca dos relés em veículos fabricados entre 2017 e 2018
  • atualização do software da injeção de Jeep Compass produzidos de 2016 a 2018
  • sangria do sistema de freio de unidades 2018
  • substituição do sensor de combustível de modelos feitos entre 2016 e 2019
  • troca da bomba de combustível de alta pressão dos Jeep Compass 2022 e 2023
  • substituição do cabo da bateria em unidades fabricadas de 2022 a 2023
  • troca do console central de modelos 2023 e 2024
  • fixação da suspensão dianteira de carros montados em 2024

10. Jeep Compass na mira do MP

Diante de tantos chamados e queixas de consumidores, em 2022, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal (MPF) protocolaram uma Ação Civil Pública contra a Jeep por causa do SUV. Os órgãos listaram 22 erros de fabricação do Compass:

  • Aumento do curso de pedal de freio e gases no sistema de frenagem;
  • Ruído excessivo nos freios, amortecedores e motor;
  • Perda de estabilidade em paradas bruscas;
  • Consumo excessivo de combustível;
  • Falhas na parte elétrica;
  • Barulho e ineficiência do ar-condicionado;
  • Pane elétrica;
  • Falhas no sistema start-stop;
  • Defeitos na central de multimídia;
  • Falhas e ruídos na caixa de câmbio;
  • Mau funcionamento no sistema Arla32;
  • Defeito nas bombas de óleo;
  • Barulhos na turbina;
  • Desalinhamento de peças no interior dos veículos;
  • Problemas e falhas nos freios;
  • Falhas nos sensores (dianteiros, traseiros e laterais);
  • Defeito na injeção eletrônica e no motor;
  • Defeitos na coluna de direção;
  • Falhas que permitem vazamento de óleo no radiador e problemas na transmissão;
  • Problemas no alternador do Jeep Compass;
  • Falhas no trocador de calor de transmissão;
  • Aumento da emissão de óxido de nitrogênio (Nox).
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3 Comentários
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Alexmar 18 de fevereiro de 2025

Pela quantidade de problemas superou o Marea.

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NILTON PEREIRA ESTEVES 16 de fevereiro de 2025

Deus é fé e vida e luz

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Nilton pereira esteves 16 de fevereiro de 2025

Deus é fé e vida e luz

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