Carro usado: 10 fatos sobre o Fiat Uno Way 2012

Para quem gosta de estilo aventureiro, hatch tem visual diferente e fama de manutenção simples para ser boa opção de usado

fiat uno way 2012 na cidade
Visual do modelo era diferenciado e era equipado com pneus de uso misto (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 01/05/2025 às 17h00

No setor automotivo, quem não tem cão caça com gato. Pode ser o paralelo para os hatches aventureiros que proliferaram pelos anos 2000 e 2010, e que têm no Fiat Uno Way um exímio representante.

As opções off-road light (bota light nisso) seguiram uma receita de bolo e se tornaram uma opção para quem queria passar a imagem de jipeiro, mas não tinha grana para (ou não queria) ter um SUV. E o Fiat Uno Way vai bem nessa pegada para dar um ar de jovialidade e aventura para uma linha bastante urbana e pacata.

VEJA TAMBÉM:

Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Uno Way.

História do Fiat Uno

Primeiro, vamos contar um pouco da história do Uno no Brasil. O compacto da Fiat foi lançado aqui em 1984, um ano depois de estrear na Europa, com uma proposta “disruptiva” para a categoria de entrada do mercado.

Isso porque o projeto do Fiat Uno foi muito bem pensado para oferecer espaço interno maior que o dos concorrentes, e manter as dimensões enxutas por fora. Além disso, tinha coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,35 e design assinado por um tal de Giorgetto Giugiaro.

Nos anos 1990, foi o primeiro modelo do mercado classificado como carro popular, graças à nova política de tributação do IPI para modelos com motor 1.0. A partir dali, a alcunha Mille passou a acompanhar o Fiat Uno até o fim de sua produção, em 2013.

Em 2010, a Fiat desenvolveu uma segunda geração do Uno específica para o Brasil – que conviveu com a primeira geração do carro. O desenho quadradinho com contornos arredondados se mostrou bastante ousado e moderno.

O novo Uno não repetiu o mesmo sucesso do primeiro. Contudo, não dá para dizer que vendeu pouco. Continuou como um dos automóveis de passeio mais emplacados do Brasil até ter produção encerrada, em 2021. E teve a sua versão aventureira.

A trajetória do Fiat Uno Way

Só que a história do Fiat Uno Way tem início em 2006, ainda com o Botinha Ortopédica. Na verdade, a aventura era adotada no hatch por meio de um kit que incluía suspensão elevada, molduras nos para-lamas, além de detalhes pintados de preto na carroceria. Só depois se tornaria uma versão fixa no portfólio da marca italiana.

A partir de 2010, o novo Fiat Uno passou a ter duas opções Way. Começou com motor 1.0 e suspensão elevada, faróis com lentes escurecidas, barras no teto, colunas das portas e anéis da grade pintados de preto, molduras plásticas nas caixas de rodas e frisos laterais das portas com o nome da versão.

O Fiat Uno Way 1.4, por sua vez, foi a versão topo de linha por um tempo. Além do motor maior, a configuração aventureira era mais recheada em equipamentos e acrescentava pneus de uso misto com rodas de liga leve aro 14”.

Em 2017, o Fiat Uno Way acompanhou o face lift de meia vida do hatch. No embalo, passou a ser equipado com os motores da linha Firefly, 1.0 e 1.3. Na linha 2019, a opção aventureira deixou de ser ofertada, mas curiosamente voltou na linha 2020.

Desempenho do Fiat Uno Way 2012

Vamos focar no Fiat Uno Way 2012. Nas versões com o motor 1.0 Fire, é o drama conhecido ao se dirigir um carro “mil”. O motorista tem que esticar as marchas iniciais para se valer de algo dos 75 cv de potência com etanol e 73 cv, com gasolina. O 0-100 km/h leva intermináveis 16 segundos.

Com o 1.4 Fire o Fiat Uno Way 2012 fica um pouco mais esperto – só um pouco, mesmo. São 88 cv com etanol e 85 cv, com gasolina, e as acelerações são discretamente mais fortes. O 0 a 100 km/h cai para 11,5 segundos. Nos dois casos, é um carro bom para trafegar na cidade.

Conforto

O Fiat Uno de segunda geração não tem o mesmo aproveitamento da cabine do seu antecessor. Ou seja, tem espaço limitado como em qualquer compacto.

Os bancos dianteiros são mais deslocados para o centro Com isso, se motorista e carona forem mais “fortinhos”, inevitavelmente vão roçar os braços. Destaque para a posição de dirigir mais elevada e a ergonomia satisfatória.

O banco traseiro acomoda dois adultos, sem sobras. O porta-malas é acanhado e tem volume de 280 litros.

fiat uno way 2012 interior

Fiat Uno Way foi um dos últimos carros duas portas

Pois é, o Fiat Uno Way ainda teve suas configurações de duas portas a partir de 2011 até por volta de 2017. Nos sites de compra e venda de usados, a propósito, estas versões são um pouco mais baratas.

Equipamentos do Fiat Uno Way 2012

O Fiat Uno Way 2012 com motor 1.4 traz o básico para se viver. Além de todos os apetrechos e apliques aventureiros, é equipado de série só com desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, ajuste de altura do volante, abertura interna das tampas traseira e do tanque e encosto traseiro rebatível.

Desta forma, é preciso recorrer aos modelos usados equipados com os opcionais da época. Estes incluem ar-condicionado, vidros elétricos, ajuste de altura do banco do motorista, airbag duplo e freios ABS.

fiat uno way 2012 painel

Preços do Fiat Uno Way 2012 1.4 4 portas

Preços fornecidos pelo site da KBB Brasil (abril de 2025):

  • Preço de Revendedor: R$ 31.613 – R$ 34.387
  • Preço de Particular: R$ 28.384 – R$ 31.016
  • Preço de Troca: R$ 22.463 – R$ 25.464

Fiat Uno Way teve séries emblemáticas

Só com a versão Way o Fiat Uno experimentou edições especiais bastante curiosas e legais.Um delas foi a Xingu, em 2013 – também aplicada no Doblò Adventure. Foi uma homenagem ao filme de mesmo nome que conta a história dos irmãos Villas Boas e da criação do Parque Nacional Xingu.

A série Xingu do Fiat Uno Way se caracteriza visualmente pelos adesivos espalhados pela carroceria. Na parte de equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina, para-brisas degradê, computador de bordo e regulagem de altura do banco do motorista.

Outra série especial para o Fiat Uno Way surgiu em 2015: a Rio 450. A tiragem limitada foi uma homenagem aos 450 anos de fundação da Cidade Maravilhosa.

No estilo, adesivos com traços que remetem a um rosto de perfil, símbolo dos 450 anos do Rio. A mesma estampa está bordada nos bancos dianteiros. A edição especial também tem rodas de liga leve e a cor da carroceria replicada nos anéis da grade frontal.

Manutenção do Fiat Uno Way

FIAT UNO WAY 2010 VERDE MOTOR

O motor Fire é conhecido e não costuma pregar sustos, além de ter fama de robusto. Confira alguns preços de peças do Fiat Uno Way 1.4 2012:

  • Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: de R$ 70 a R$ 110
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 60 a R$ 90
  • Bomba de combustível: de R$ 240 a R$ 390
  • Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): de R$ 180 a R$ 280
  • Amortecedor traseiro: de R$ 310 a R$ 530
  • Para-choque traseiro: de R$ 200 a R$ 370
  • Farol direito: de R$ 300 a R$ 500

Principais problemas

Um problema apontado como crônico entre os donos de Fiat Uno de segunda geração é o desgaste prematuro da embreagem. Outro defeito comum é no evaporador do ar-condicionado, que acumula água e costuma provocar infiltrações na cabine.

Observe ainda o estado das partes plásticas, em especial maçanetas internas, além de possíveis ruídos estranhos na suspensão e na direção.

Recalls do Uno Way

  • troca dos airbags em carros produzidos entre 2010 e 2017
  • atualização do software da chave de setas de unidades feitas de 2014 a 2018
  • substituição da central eletrônica, da bomba de combustível e da bobina de ignição nos modelos 2016/17
  • troca do alternador em veículos fabricados entre 2016 e 2018
  • substituição da caixa de marchas dos modelos 2017
  • troca do sensor de seleção de marchas das unidades produzidas em 2017 e 2018
  • troca dos relés dos modelos fabricados de 2018 a 2019
  • substituição da bomba de combustível de unidades feitas em 2021
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário