Os 10 hatches automáticos mais econômicos do Brasil
Quer conforto sem gastar muito no posto de combustível? Veja quais são os compactos sem pedal de embreagem que bebem menos
Quer conforto sem gastar muito no posto de combustível? Veja quais são os compactos sem pedal de embreagem que bebem menos
Câmbio automático é como direção assistida. Quem dirige uma vez, dificilmente vai deixar de abrir mão desse conforto. Contudo, modelos com esse tipo de transmissão também costumam beber mais. Por isso, o AutoPapo resolveu elencar os carros automáticos mais econômicos do segmento de hatches compactos.
VEJA TAMBÉM:
Os dados de consumo são do Inmetro, mas estabelecemos regras para este ranking. De cara, não consideramos caixas automatizadas, só os câmbios com conversor de torque ou do tipo continuamente variável. Ao mesmo tempo, levamos em consideração a média urbana com etanol, combustível mais limpo – o ciclo na estrada é critério de desempate. Também apenas elencamos a versão mais econômica dentro de cada linha.
O primeiro colocado entre os carros automáticos mais econômicos usa um câmbio continuamente variável (CVT) que privilegia o conforto no rodar e não prega sustos no posto de combustível. Seu irmão mais potente, com o 1.5, também faz bonito, com médias de 8,0 km/l na cidade e 10 km/l, na estrada.
O motor Dragon 1.5 é esperto, vibra pouco e ainda tem consumo moderado. Méritos para o novo (e ágil) câmbio automático de seis velocidades, que estreou na linha 2019 do Ka e substituiu a problemática caixa automatizada Powershift em outros modelos da Ford.
A nova geração do hatch evoluiu e ganhou motor turbo, que faz bonito na cidade e ainda mais na estrada, onde se mostra o mais eficiente desta lista. A transmissão automática de seis marchas é bem escalonada e contribui para a eficiência e o desempenho.
O compacto da marca japonesa vai ganhar nova geração em 2021 e figura na lista, mesmo sem ter um conjunto mecânico atualizado. Empata com o Onix turbo no consumo na cidade, mas perde na média na estrada. O CVT aqui também preza mais o conforto e economia do que o desempenho.
O motor 1.0 desta nova geração do hatch da marca sul-coreana agora ficou bacana, com injeção direta e baixo consumo de combustível. Nas médias rodoviárias, se saiu melhor que o Etios 1.3 (que marcou 9,2 km/l). A caixa de seis marchas tem respostas boas e poucos delays.
O Etios tem o mesmo motor do colega de vitrine Yaris, mas o câmbio automático de quatro marchas acaba por causar um desempenho menos eficiente. Mesmo assim, o hatch da Toyota fica no sexto lugar entre os carros automáticos mais econômicos do país na categoria de compactos – só perdeu no desempate para o HB20 -, e sua variante 1.5 AT também vai bem: 8,1 e 9,2 km/l.
O hatch da Volkswagen é sempre elogiado pela dirigibilidade e comportamento dinâmico, mas também se sai bem no consumo. O cultuado motor TSI turbo e a acertada transmissão de seis marchas resultam em uma eficiência superior que a da versão aspirada 1.6 MSI (7,9 e 9,6 km/l).
A versão mais potente do hatch compacto da marca japonesa tem consumo adequado. Ajudado pela caixa continuamente variável, que tem aquele desempenho gradual e confortável. Pena que o modelo está com os dias contados e deve sair de linha ainda esse ano – a nova geração do March não tem previsão de vir para cá.
O melhor é que a única versão automática do veterano compacto usa o motor 1.6 MSI, mais potente, moderno e eficiente que o 1.6 8V EA 111. Isso se reflete em um consumo interessante, ainda mais com a transmissão de seis velocidades, que casa muito bem com o propulsor.
Outro que está dando adeus ao mercado (a nova geração virá da Argentina a partir de setembro), o atual 208 só sai automático quando equipado com o motor 1.6 aspirado. A eficiência é boa, apesar de o acerto do câmbio de seis marchas não ser dos melhores, com algumas imprecisões em médios giros. O novo 208 usará o mesmo conjunto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu tinha esse Pegeot 208 automatico. Ele nem de longe esta entre os mais economicos. Bebe igual caminhonete a gasolina.
Nem no álcool esses números são verdadeiros
Meu Sandero Stepway 1.6 16v faz 9,5 km/L no cálculo de tanque cheio. Fiz essa média mista e achei que ele era um dos mais beberrões. Me enganei. Jurava que o Etios era mais econômico também!
Notícia inútil, só tem combustível de bebum na informação.
Chega mais se você só veio pra ler os cometários de entedidos de mecânica.
*comentários
A matéria é sobre os carros AUTOMÁTICOS mais econômicos do Brasil, mas, embora meus carros não sejam AUTOMÁTICOS, e sim AUTOMATIZADOS (I-MOTION), um deles o up! I-MOTION, creio que devo mencioná-lo pelos seus 19,1 km/l de álcool aditivado obtidos. Porquanto contra fotos não há argumentos, eu fotografei a marca (19,1 km/l) e rogo para crerem em mim sobre o combustível (ÁLCOOL ADITIVADO), pois desde o PROÁLCOOL (do qual fiz parte), só abasteço meus carros com álcool hidratado (= etanol / nome de hoje). POSSO ENVIAR AS FOTOS POR E-MAIL PARA QUEM QUISER VER.
Sério isso? Com álcool? E com gasolina? Faz quanto? Me manda e-mail virginiaguedes@icloud.com
O consumo medido no painel não vale como referência. Eu tenho um Yaris e posso te mandar fotos com 25km/l. O que vale é o calculo feito entre um abastecimento e outro com tanque cheio.
Verdade essa média co.putador de bordo autonomia não serve para nada .
Ou seja serve para nós enganar
Cambio automático hoje só existe cvt o resto é lixo
Estou procurando um carro automático e econômica, vou confiar na sua dica. O consumo vária muito do pé rsrsrs
Tive a oportunidade de ter um yaris 1.3 automatico e o consumo na cidade com alcool em torno de 8,5 km/l e atualmente a minha esposa tem um fit e faz 9,1 km/l na cidade