Carros chineses estão em novo patamar tecnológico e de mercado

Antes vistos com desconfiança, fabricantes chineses já oferecem modelos com a mesma qualidade de concorrentes tradicionais e conquistam sua fatia no mercado

chery tiggo 7
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 12/03/2019 às 16h40
Atualizado em 13/03/2019 às 12h28

Carros japoneses foram recebidos com desconfiança quando começaram a chegar ao mercado dos Estados Unidos, em meados da década de 1970. A mesma coisa aconteceu com os coreanos, nos anos 90. Muitos se lembram dos primeiros modelos importados da Coreia do Sul para o Brasil, na mesma década… Quem se arriscaria comprar um carro daquele país? Hoje, os carros japoneses e coreanos são reconhecidos pela sua tecnologia e confiabilidade e são objeto de desejo.

Agora, é a vez dos chineses trilharem o caminho do sucesso para conquistar o consumidor. E, de acordo com analistas, é certo de que o prazo para atingir esse objetivo será menor do que o de japoneses e sul-coreanos.

Prova da capacidade tecnológica da China é o avanço do país oriental em diversos outros setores industriais de alta tecnologia e valor agregado, como o de comunicações – com a oferta de smartphones de ponta -, computação e, até mesmo, no segmento aeroespacial.

Em recente pesquisa da J. D. Power, empresa referência em análise de mercado de automóveis, a qualidade dos carros chineses está crescendo e já no mesmo nível de fabricantes consideradas referências no mercado internacional. Consequentemente, as vendas dos carros originários de montadoras chinesas estão crescendo.

E um dos fatores que contribuiu para esse desenvolvimento das fabricantes chinesas é a associação com montadoras estrangeiras, o que permitiu transferência de know-how. Até mesmo no Brasil isso já aconteceu: o Grupo Caoa, um dos mais importantes no mercado automobilístico nacional, comprou 50% da operação da chinesa Chery no Brasil em novembro de 2017.

Essa associação já rende frutos para a Caoa Chery: são quatro lançamentos e ampliação de rede de concessionárias que começou em 25 pontos em 2018 e chegará a 111 unidades ainda neste ano.

A Caoa Chery também resolveu outra questão que afligia quem comprava um carro chinês: o pós-venda. A empresa mantém um centro de armazenagem de peças de reposição com de 14 mil metros quadrados em Barueri (SP), que já opera em dois turnos.

Os resultados desses esforços resulta em aceitação dos clientes. Em 2018, a Caoa Chery comercializou 8.640 unidades, todas produzidas no Brasil. Este volume representa alta de 131,6% na comparação com 2017, antes do anúncio da parceria entre as empresas. A produção superou as 10 mil unidades.

Carros chineses já têm tecnologia de ponta

A evolução dos carros chineses pode ser notada também no mercado brasileiro. Antes vistos como modelos de entrada e com pouca qualidade, hoje trazem tecnologia e qualidade compatível com os mais vendidos do mercado, mas sem perder o bom custo-benefício ao oferecer, além de qualidade construtiva, pacotes de equipamentos bem recheados por preços competitivos.

Os chineses aderiram ao downsizing, tendência na qual motores de menor cilindrada sobrealimentados oferecem desempenho equivalente ao de maiores, mas com menor emissão de poluentes e consumo de combustível.

A linha Chery, por exemplo, oferece em alguns modelos da sua linha o motor 1.5 turbo com potência de 150 cv e torque de 21,4 kgfm, números que o colocam em pé de igualdade com motores 2.0 não adequados à proposta do downsizing. Outro componente de ponta em seus carros é o câmbio automatizado de dupla embreagem, presente em esportivos e modelos premium pois agrega desempenho e conforto.

O último lançamento da Caoa Chery é a materialização dessa evolução dos carros chineses no mercado brasileiro. O SUV médio Tiggo 7 recebeu muitas avaliações positivas pelo conjunto mecânico e também pelo acabamento, considerado superior ao de alguns de seus concorrentes diretos.

Carros chineses: Caoa Chery Tiggo 7 mostra evolução de carro chinês

Fotos Caoa Chery | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joliene 1 de outubro de 2020

Preciso de uma opinião , compro um Arizzo 2021 ou um Corolla gli 2021? Me auxiliem por favor?

Avatar
Comentarista 19 de outubro de 2020

Se você preza por segurança, compre o Corolla, sem sombra de dúvida. Isso porque o Corolla 2020/2021 já foi testado pelos institutos de testes de colisão Europeu, Americano e Latino e obteve nota máxima em todos.
O Arizzo 6 nunca foi testado por nenhum dos institutos citados, nem mesmo o Arizzo 5.

Avatar
Jorge 13 de janeiro de 2021

Compre o Tiggo7x.

Avatar
André 19 de abril de 2020

após 01 ano como proprietário embarcado no tiggo 5x ,só posso dizer que o carro tem sido de plena satisfação em todos os quesitos ,ficamos muito mais exigentes com a chegada dele à família, já tivemos e temos carros de outras marcas, eles se mostraram inferiores ao 5x TXS da CAOA CHERY, grata e esperada surpresa ,o melhor custo benefício que já tivemos !

Avatar
Jean 16 de setembro de 2019

Hoje vejo varias montadoras carimbadas e com muito tempo desde que foram fundadas .Empresas como a Ford ,Gm ,Volkswagen ,Audi,Mercedes ,BMW etc mesmo sendo macaco velho tem recall alguns problemas e outras montadoras também tradicionais sofrem com isso .Entao vejo assim como uma montadora que surgiu nos anos 90 pode fazer um bom carro ?Sera uma engenharia reversa espetacular com qualidade imensurável ? pois eu não acredito pois errando que aprendemos.Uma empresa que contrata dezenas de engenheiros experientes não vinga de uma hora para outra é um exemplo disso são os carros de Fórmula 1 ,mesmo com bons engenheiros e dinheiro vc não desenvolve da noite ao dia .Para vcs terem uma ideia tirando a parte mecânica Vc tem inúmeros itens desde peças plásticas ,tecidos materiais isolantes e cushion para absorver impactos e até mesmo uma fita dupla faceb pode dar a diferença na absorção de ruídos e tempo de vida dos materiais pois existem muitas tecnologias de materiais guardadas a 7 chaves e empresa que surgiu recentemente não tem como igualar tecnologicamente em pouco tempo .

Avatar
João Carlos Rodrigues 19 de março de 2019

Comprei no começo do ano um Tigo 2 ACT Aut.
Estou decepcionado com o câmbio,muito tranco ,algumas vezes quando vou sair patina como se tivesse a embreagem gasta como se fosse um cambio manual.
Muitas vezes acelero e não tem força ,parece que trava ,outro defeito quando passo do eco para sport para melhorar a velocidade o carro fica muito quente por dentro,um calor insuportável,já fui na loja onde comprei e reclamei por 2 vezes ,e a moça após venda falou que a fábrica que é assim mesmo .
Agora agendei para dia 1de abril na Caoa da vila Guilherme.
Tive duas Tucson na garantia ,as duas foram revisadas na Caoa do Belém e nunca tive problema ,adorei o atendimento,pois ficaram ótima e,espero que esse Tigo fica bom pois só está com 2230km e cheio de problemas

Avatar
marcus 15 de março de 2019

Se os fabricados aqui ou importados de países ocidentais são problemáticos, imaginem os Xing Ling.

Avatar
Paulo Henrique Paulino 17 de março de 2019

O Caoachery é nacional

Avatar
paulo e f diehl 14 de março de 2019

oi Boris, e por aqui em Pindorama as tradicionais Ford, GM, e etc… continuam fabricando suas carroças do ”bateu morreu” [ cfe. crash test da latin NCAP, há velocidade 64 km/h ] , sendo o pior e com nota 1 , o KA, seguido pelos; sandero/logan, nissan march, prisma , uno, peugeot 208 e etc, todos vendidos a peso de ouro, para os pobres consumidores brasileiros, então viva as novas opções, mas continuo com nosso corolla , que é insuperável.

Avatar
José Cotolino 28 de abril de 2019

Não exagere, PAULO E F DIEHL. Que o Corolla seja um bom carro e que seja o seu preferido, é aceitável e eu respeito. Mas o Corolla não passa disso, um bom carro, não tem nada de insuperável. Tenho um Jetta 2.0 TSI, da geração que saiu de linha, nota máxima no Latin NCAP, e o considero muito mais “insuperável” que o Corolla. Questão de gosto e do que se busca em um carro. Você comparou o Corolla, um sedã médio, considerado de luxo no Brasil, com hatch popular. Assim é covardia!

Avatar
Ademir 25 de julho de 2020

Faço as tuas palavras as minhas, estou muito afim de pegar um Jac t40, que oferece muito mais que a concorrência sem falar no preço, mais existe uma resistência no mercado por ser chinês e muito bem colocado por você a questão das corroças

Avatar
Cláudio 14 de março de 2019

É bom lembrar que os modelos chineses têm suspensão traseira multilink , abolida até pela Audi no A3 1.4. Nós retrocedemos ao eixo de torção nos lançamentos recentes. Ponto para os chineses.

Avatar
Leandro Muniz Mariano 13 de março de 2019

Isso chama CAOA, eles pegaram a Hyundai arrebentada pelo grupo anterior e transformou no que é hoje, dando tratamento melhor que muitas montadoras, você tinha atendimento vip e no dia e agora vem fazendo com a Chery o problema que a Hyundai vai se dar mal, pois os melhores funcionários estão saindo da CAOA HYUNDAI e indo para a CAOA Chery, a loja da Hyundai que tinha um atendimento top virou Chery, no reclame aqui a Hyundai CAOA ta ficando com nota ruim que antes era muito boa, em 2017 foi eleito o melhor pós venda em 2018 caiu para segundo ou terceiro a CAOA vai derrubar a Hyundai novamente depois da facada que eles tomaram da Hyundai. Pois o atendimento caiu muito na hyundai de setembro de 2018 pra cá.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 13 de março de 2019

O texto se refere à China como sendo país “ocidental”. Acho que vou ter que voltar pra escola.

Avatar
Carlos Palazzini 14 de março de 2019

Olá Antonio, busquei na matéria seu comentário e achei “oriental” como teria lido na passagem pelo texto… Ou reescreveram ou foi um mal entendido!!!

Avatar
Ovidio Tomadon 15 de março de 2019

Estamos juntos sr. Antonio. Aonde ficam os países asiáticos? Teremos que voltar às escolas urgentemente.

Avatar
Marco Arruda 13 de março de 2019

Bom dia!!!
Trabalho no grupo CAOA, da semana de feriado fui na loja CAOA Alphaville ver os carros e me surpreendi com equipamentos e a tecnologia embarcada nos Tiggo 5 e 7 e Arizzo.
São bonitos e luxuosos e bom preço.

Avatar
Roberto 12 de março de 2019

Fiz o test drive (15km em estrada e cidade) no Tiggo 5x e me impressionou muito bem. Acho que a CAOA CHERY vai decolar

Avatar
Roberto 12 de março de 2019

Fiz o test drive (15km em estrada e cidade) no Tiggo 5x e me impressionou muito bem

Os comentários estão fechados.