Liberte suas cores!

Acredite: até a crise é culpada pelos carros monocromáticos que assolam as ruas

Por AutoPapo 25/09/17 às 13h02

A Nissan realizou uma pesquisa em vários países europeus e constatou que a cor da maioria dos carros não combina com a personalidade dos proprietários. O levantamento apontou que 86% dos participantes não souberam escolher a cor ideal no momento da comprar do automóvel. No geral, os compradores são muito conservadores e evitam as opções em cores vibrantes.

A fabricante constatou que aproximadamente um terço das pessoas que participaram da pesquisa deveria ter escolhido cores mais chamativas, como laranja, em vez dos tradicionais cinza e preto. Com base em 5 mil respostas colhidas em países europeus, cores vibrantes como o laranja deveriam estar entre as mais pedidas.

cores
Vector auto workshop concept with color guide and brush, isolated on white background

Para tentar dar vazão as opções oferecidas a Nissan apelou para um Chatbot (um robozinho animado que aparece na tela do computador) em parceria com Karen Haller, uma especialista em psicologia das cores. Karen trabalha com várias marcas globais para compreender as decisões dos consumidores em relação à escolha de uma cor. O robozinho dela é a ativado via Facebook e depois de analisar misteriosos algorítimos apresenta a cor do carro que mais combina com a personalidade do usuário.

“Fatores sociais também fazem parte das escolhas. Por exemplo, em períodos de incertezas na economia, é comum as pessoas preferirem não arriscar e acabarem optando por uma paleta mais neutra, como preto, branco ou cinza. Por isso, não é de surpreender que dois terços dos proprietários de veículos tenham escolhido tons mais conservadores”, explica Karen.

A especialista em cores analisa que frequentemente as escolhas das cores são baseadas em aspirações. O preto, por exemplo, é associado a tecnologias de ponta e marcas inovadoras. “Por isso, talvez não seja apenas uma questão de não querer arriscar. Pelo contrário – pode ser que os consumidores estejam escolhendo uma cor que eles associam ao segmento premium”, explica Karen sobre a preferência pelo preto.

Depois que a ferramenta entrou em ação, aproximadamente 22% dos consumidores do novo Micra estão optando por personalizar seu carro, número acima das expectativas da Nissan. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram criadas perguntas para quantificar a personalidade por meio da análise de comportamentos e preferências.

cores

Outros números da pesquisa da Nissan sobre cores nos carros:

  • Aproximadamente dois terços dos participantes escolheram cores mais tradicionais e conservadoras
  • 38% tem um carro cinza ou preto
  • 53% afirmaram que a cor tem um impacto na escolha do modelo
  • Mais da metade informou ter escolhido sua cor favorita
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário