Carros elétricos no Brasil: veja todos os modelos e preços

Fizemos um ranking de todos os carros elétricos vendidos no Brasil comparando preços, autonomia, desempenho e mais

Por Bárbara Angelo 05/08/19 às 17h59

Depois do último Salão de São Paulo, os carros elétricos no Brasil deram um pulo. Se antes contávamos com apenas uma opção da categoria – que não deve ser confundida com a dos híbridos – agora são seis. O BMW i3, que a representava sozinho, passou a ser um dos mais caros entre as alternativas.

Contudo, entre os novos modelos que foram lançados durante o evento, nenhum pode ser considerado acessível. O problema não é exclusividade brasileira, já que veículos com essa estrutura são mais caros em todo o mundo. Claro, por aqui, devido à importação e impostos, o problema se agrava.

Ainda assim, estamos mais próximos da popularização de carros elétricos no Brasil do que antes. Na lista a seguir, veja as opções de carros elétricos no Brasil que já estão à venda e as que chegarão às lojas ainda este ano. Elas foram organizadas em ordem crescente de preço.

1. JAC iEV20

jac iev20 21
JAC iEV20 (JAC | Divulgação)
Modelo JAC iEV20
Preço R$ 119.990
Potência / torque 68 cv / 21,9 kgfm
Autonomia máxima 400 km (NEDC)
Velocidade máxima 113 km/h
Bateria 41 kWh
Forma de carregamento Carregador doméstico Wall Box
Recarga rápida 4 hrs para ir de 15% a 80%
Recarga completa

Apresentado em setembro de 2019, o JAC iEV20 chegou roubando a posição até então ocupada pelo Renault Zoe: a de ser o mais barato entre os carros elétricos no Brasil. O modelo é feito sobre os moldes do J2, compacto que a marca já vendeu por aqui.

A diferença de preço é grande para o segundo colocado: R$ 30 mil. Ele tem 68 cavalos de potência máxima e 21,9 kgfm de torque máximo. A autonomia máxima é de 400 quilômetros em ciclo NEDC, se ativado o modo econômico Low. Caso contrário, cai para 320 km.

Por outro lado, a velocidade máxima de 113 km/h só pode ser alcançada no modo Sport, que diminui a autonomia do carro elétrico para 300 km.

A bateria tem capacidade de 41 kWh, compatível com a de concorrentes, e o JAC iEV20 tem tração dianteira. Entre os equipamentos, está sistema de direção com controle de apenas um pedal, no qual, para frear, basta soltar o acelerador.

O iEV20 já está no site oficial da marca JAC, e a entrega está prevista para começar em  janeiro de 2020.

2. Renault Zoe

(Renault | Divulgação)
Modelo Renault Zoe
Preço R$ 149.990
Potência / torque 88 cv / 22 kgfm
Autonomia máxima 300 km (WLTP)
Velocidade máxima 135 km/h
Bateria 41 kWh
Forma de carregamento Carregador doméstico deve ser instalado
Recarga rápida 80% em 1:40 hora
Recarga completa De 2:40 horas a 7:18 horas

O Renault Zoe foi um dos carros elétricos no Brasil apresentado durante o Salão de São Paulo de 2018. O veículo já era vendido na Europa e, na ocasião, passou a ser oferecido no Brasil. Contudo, as vendas ainda não foram regularizadas.

Por enquanto, o modelo se encontra em pré-venda no site da marca. Em concessionárias da Renault em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), é possível fazer um test drive do Zoe. A marca também informou, quando procurada pelo AutoPapo em novembro, que ainda não tinha planos de vender o veículo em outras cidades.

Outro porém é que o Zoe requer a instalação de um carregador doméstico próprio. O empecilho, contudo, também deve ser considerado para outros carros elétricos no Brasil. A razão é que, ainda que o carregador domiciliar não seja obrigatório, a recarga pode ser muito lenta sem ele.

No caso da Renault, o equipamento custa R$ 5.130 mais o custo da instalação.

Principais equipamentos do modelo: quatro airbags; freios ABS; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle eletrônico de tração (ASR); monitoramento eletrônico da pressão dos pneus (TPMS); sistema Isofix; sensor de chuva; piloto automático com limitador de velocidade; e assistente de partida em rampa (HSA).

3. Dos carros elétricos no Brasil, JAC iEV40 é o segundo mais barato

JAC iEV40: Fizemos um ranking de todos os carros elétricos no Brasil comparando preços, autonomia, desempenho, equipamentos e outros detalhes.
(JAC | Divulgação)
Modelo JAC iEV40
Preço R$ 153.500
Potência / torque 115 cv / 30,6 kgfm
Autonomia máxima 300 km (NEDC)
Velocidade máxima 130 km/h
Bateria 40 kWh
Forma de carregamento Tomada de 220 volts
Recarga rápida 80% em 1 hora
Recarga completa 8 horas

O JAC iEV40 foi o penúltimo lançamento do tipo no país, tendo sido apresentado no início de 2019. Ele foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen na China, de onde será importado para cá. O carro elétrico já está em pré-venda no site da marca chinesa, com previsão de chegar às lojas em julho.

Entre os carros elétricos no Brasil, ele já foi o mais acessível. Quando chegou, custaria R$ 129.990, depois passou para R$ 139.990 e, agora, é oferecido por R$ 153.500. Assim, se tonou o segundo mais barato do país.

Os principais equipamentos do modelo são: garantia de cinco anos, incluindo para as baterias; freios ABS; distribuição eletrônica de frenagem (EBD); monitoramento eletrônico das pressões dos pneus (TPMS); assistente de partida em rampa (HSA); ar-condicionado automático; monitoramento e controle de funções a distância com aplicativo de celular exclusivo; e central multimídia com câmera 360º.

Saiba mais sobre o iEV40 aqui.

4. Chery Arrizo 5e

lateral caoa chery arrizo 5e
Chery Arrizo 5e (Chery | Divulgação)
Modelo Chery Arrizo 5e
Preço R$ 159.990
Potência / torque   122 cv / 28,1 kgfm
Autonomia máxima 322 km (Inmetro)
Velocidade máxima 152 km/h
Bateria 53 kWh
Forma de carregamento Carregador ou tomada 3 pinos
Recarga rápida 1 hora (eletropostos especiais)
Recarga completa 8 horas (carregador)

No início de outubro de 2019, foi a vez da Caoa Chery apresentar sua aposta para o setor dos carros elétricos no Brasil. Importado da China, um dos grandes diferenciais do modelo é ser o único sedã da categoria, o que também lhe serve de diferencial.

Em relação aos compactos que aparecem antes do Arrizo 5e, o carro elétrico da Caoa Chery tem uma bateria maior, de 53 kWh com capacidade que se aproxima à da do Bolt, de 60 kWh.

Entre os equipamentos, o sedã conta com DRL (luz diurna para rodagem), controle de tração e estabilidade, Isofix, sistema keyless e partida sem chave, bancos e volante revestidos em material ecológico semelhante ao couro, ar-condicionado digital, câmera de ré e sensor de estacionamento.

O AutoPapo também já deu uma volta em mais esse dos carros elétricos no Brasil. Confira o que achamos dele no vídeo abaixo:

5. Chevrolet Bolt

Chevrolet Bolt: Fizemos um ranking de todos os carros elétricos no Brasil comparando preços, autonomia, desempenho, equipamentos e outros detalhes.
(Chevrolet | Divulgação)
Modelo Chevrolet Bolt
Preço R$ 175.000
Potência / torque 203 cv / 36 kgfm
Autonomia máxima 416 km (EPA)
Velocidade máxima 148 km/h
Bateria 66 kWh
Forma de carregamento Tomada de 220 volts ou carregador doméstico
Recarga rápida 80% em uma hora (carregador)
Recarga completa

A Chevrolet também já entrou na onda dos carros elétricos no Brasil e trouxe para cá seu compacto Bolt. O modelo foi equipado com um sistema similar ao e-Pedal da Nissan. Quando o motorista solta o pedal do acelerador, o veículo freia. Assim, é possível controlá-lo com apenas um pedal quando este modo de condução está ativado.

Durante o lançamento do veículo, no Salão de São Paulo, o preço sugerido pela marca foi de R$ 175 mil. Chegando às lojas no dia 1º de novembro, a marca manteve o preço prometido. O modelo está sendo vendido acompanhado de um “carregador básico” que se encaixa em uma tomada residencial de 220 v, mas alimenta apenas 10 km por hora.

O Chevrolet Bolt também pode ser recarregado com um carregador rápido, equipamento que deve ser comprado junto à marca e instalado. Ele tem 240 v e pode alimentar a bateria com cerca de 40 km a cada hora de carga.

Por fim, o Bolt pode fazer uso de pontos de recarga da (pequena) estrutura pública brasileira de carregadores “super-rápidos”, como ela os chama. Neles, são alimentados 145 km em 30 minutos de carga.

A marca demorou a divulgar os dados de autonomia do Bolt de forma ortodoxa. Anteriormente, a Chevrolet informava  520 km em ciclo NEDC. Depois, citou 383 km em ciclo EPA. Agora, informa 416 km de autonomia, também no EPA.

Na lista de equipamentos do Chevrolet Bolt estão 10 airbags; câmera de ré; câmeras nos retrovisores; alerta de colisão frontal; frenagem automática para pedestres; e assistente de permanência em faixa.

6. Nissan Leaf

Nissan Leaf: Fizemos um ranking de todos os carros elétricos no Brasil comparando preços, autonomia, desempenho, equipamentos e outros detalhes.
(Nissan | Divulgação)
Modelo Nissan Leaf
Preço R$ 195.000
Potência / torque 149 cv / 33 kgfm
Autonomia máxima 389 km (NEDC)
Velocidade máxima 143 km/h
Bateria 40 kWh
Forma de carregamento Cabo portátil ou carregador doméstico
Recarga rápida 80% em 40 minutos
Recarga completa 20 horas (cabo) ou 8 horas (carregador)

O Nissan Leaf é o elétrico mais vendido do mundo, e também a opção mais antiga da categoria. Ele foi lançado em 2010, e demorou para se tornar um dos carros elétricos no Brasil. No site da Nissan, ele ainda está em pré-venda, fase de comercialização na qual se encontra desde novembro, quando foi apresentado no Salão de São Paulo.

Inicialmente, o compacto era oferecido em pré-venda por R$ 178.400. Contudo, em julho, a segunda geração do modelo chegou ao Brasil, e as vendas normais foram iniciadas por R$ 195 mil.

O Nissan Leaf está disponível em sete concessionárias da marca no Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

Entre os equipamentos do carro elétrico, estão alerta de tráfego cruzado; alerta de ponto cego; assistente de mudança de faixa; e assistente de partida em rampa. O japonês também conta com o sistema e-Pedal, que coloca a tecnologia de frenagem regenerativa no pé do motorista.

Com ele, o condutor utiliza apenas um pedal: quando para de acelerar, o Nissan Leaf freia automaticamente. Saiba mais sobre este veículo. Nós também já dirigimos o modelo, saiba o que achamos dele.

7. BMW i3 é o segundo mais caro entre carros elétricos no Brasil

bmw i3
(BMW | Divulgação)
Modelo BMW i3
Preço R$ 205.950 a R$ 257.950
Potência / torque 170 cv / 25 kgfm
Autonomia máxima 335 km elétrico e 440 com extensor (NEDC)
Velocidade máxima 150 km/h
Bateria 42,2 kWh
Forma de carregamento Tomada de 230 volts ou carregador doméstico
Recarga rápida 80% em 39 minutos (carregador) ou 6 horas (tomada)
Recarga completa

O BMW i3 foi o primeiro elétrico a ser vendido para o público no país e, por muito tempo, representou a categoria dos carros elétricos no Brasil sozinho. Para carregar o i3, o motorista pode utilizar uma tomada doméstica de 230 volts. Outra opção é comprar o carregador da marca, que acelera o tempo de carregamento.

Procurada pelo AutoPapo, a fabricante não soube informar qual é o tempo necessário para recarregar a bateria completamente. Incluiremos a informação na matéria quando ela for obtida.

Ele é oferecido em três versões por aqui: BEV (R$ 205.950); BEV Connected (R$ 229.950); BEV Full (R$  237.950); e Rex Full (R$ 257.950). Atualmente, o BMW i3 só é vendido por encomenda.

Um diferencial do modelo entre os carros elétricos no Brasil é que, apesar de totalmente elétrico, ele é equipado com um extensor de autonomia na versão Rex Full, que é um motor a gasolina. A função dele é gerar energia para alimentar o motor elétrico. Assim, a autonomia do Rex Full usando apenas o motor elétrico é de 290 quilômetros. Com a energia do extensor, ele pode rodar até 440 km.

Pelo fato de esse motor a combustão ser usado apenas para alimentar a bateria e não gera tração para as rodas, o modelo não é considerado um carro híbrido, como poderia-se pensar.

Os principais equipamentos do i3 são um sistema de funções remotas BMW Connected; frenagem automática em ciclo urbano; e assistente de estacionamento. Confira nossas impressões ao volante do i3:

8. Jaguar I-Pace é o mais caro entre carros elétricos no Brasil

Jaguar I-Pace
(Jaguar | Divulgação)
Modelo Jaguar I-Pace
Preço R$ 437.000
Potência / torque 400 cv / 696 kgfm
Autonomia máxima 470 km (WLTP)
Velocidade máxima 200 km/h
Bateria 90 kWh
Forma de carregamento Carregador 100 kW ou 7,4 kW
Recarga rápida 80% em 40 minutos (100 kW)
Recarga completa

O Jaguar I-Pace foi o último dos carros elétricos a chegar no Brasil, lançado em maio de 2019. Ele é o mais caro – de longe – da categoria, mas também se caracteriza por ser um utilitário esportivo de luxo com performance destacada.

O SUV elétrico tem tração nas quatro rodas e pode chegar a 100 km/h em 4,8 segundos. Ele pode ser “abastecido” em um carregador mais potente, de 100 kW, no qual demora 40 minutos para obter 80% da energia.

Ele também pode ser recarregado com 7,4 kW, mas, neste caso, vai demorar 10 horas para alcançar 80% do carregamento. A Jaguar também não informa o tempo necessário para a carga completa em nenhuma das situações.

Os principais equipamentos do I-Pace são central multimídia avançada Touch Pro Duo com duas telas, modos de condução, painel de instrumentos de 12 polegadas digital, e um sistema de reconhecimento e adaptação ao estilo de direção de cada motorista, entre outros.

Veja as impressões de Boris Feldman ao volante de mais essa opção entre os carros elétricos no Brasil, o Jaguar I-Pace, e leia a matéria dele aqui.

Matéria atualizada em 19/11/2019, publicada originalmente em 01/04/2019

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71 Comentários
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    Aloisio 1 de dezembro de 2019

    Muito caro
    Com 100mil reais apricado dar para abastecer um carro popular médio.
    Assim pra que pagar 175mil em um caŕro elétrico.so pra quem tem dinheiro para jogar fora.carro elétrico só quando estiver compatível com a gasolina.sem contar a manutenção. Quem comprar vai pagar pra ver.

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    José Carlos Lobo Barbosa 28 de outubro de 2019

    Alô Mercedes-Benz! Volte a vender o Smart Fortwo na versão elétrica no Brasil! Sou apaixonado com este citycar de apenas 2,69 metros de comprimento! Tenho um modelo 2015 a gasolina, mas sonho com o modelo 100% elétrico todo na cor preta! Na Europa, o Smart Fortwo é um carro super popular e você o vê em todos as ruas do velho continente! Por que não vender aqui, Mercedes-Benz? Se voltar a vender, compro um imediatamente e à vista!

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    Murilo 9 de outubro de 2019

    O Brasil é ridículo!!
    Os preços são abusivos, na Europa o Zoe custa em torno de 17 mil euros.

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    Mauro Roberto 6 de outubro de 2019

    Faltou o Artigo 5 nesta lista, e é o mais barato

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    Fabio 2 de outubro de 2019

    É engraçado ter um motor a combustão para recarga de um motor elétrico. Vai gerar queima de combustível da mesma forma. Mesmo sendo menos vezes. É que a ideia séria de deixar de ter veículos movido a combustível de queima para evitar poluição. Lembrando que mesmo os 100% eletrico, tem cidades que nem lugar pra recarga tem. Na minha cidade não conheço. Projeto muito bom mas acho que não serve pra alguns lugares

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      Maria do Carmo Fialho 4 de outubro de 2019

      Boa noite Fábio! Isto está acontecendo hoje, mas em breve essa realidade será mudada. Como sabemos, outros países que saíram na frente já não tem esse problema. Em breve vamos chegar lá!

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      jose marcos 5 de outubro de 2019

      boa tardegostaria que esse comentário fosse visto por senhores da classe politica do pais temos um combustível limpo mas graças a eles já me arrependo de usar que e o gnv eles insistem em vender combustível adulterado por etanol e nos acham com cara de idiotas e parentes de usineiros além de vender gaz natural pelo dobro do preo não tem vergonha na cara acham que ssomos pasteis idiotas.MALDITOS

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      Robert 14 de dezembro de 2019

      A questão é que você pode e deve ter um carregador na sua casa, e, inclusive carregador com energia fotovoltaica, que já está disponível para venda ! Bem vindo a 2020 !

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    Fabio 2 de outubro de 2019

    Hoje dia 2 de outubro de 2019. Assistindo ao noticiário vi que estão falando em isentar o IPVA dos carros elétricos no Brasil. Achei muito bacana, mas ao pesquisar o preço de um dos carros o mais barato fica em torno de 150,000 e como muitos falaram autonomia e potência deixam a desejar. Espero muito um dia poder ter melhor acesso a esses veículos no momento dizem ser projetos, e pelo preço fico com um pé atrás.

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    Hugo 19 de setembro de 2019

    Se pueden importar motor eléctrico para adaptación en Brasil ?? Qué impuestos tiene ?? Se puede omologar??

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    kleucio dos santos carvalho 18 de setembro de 2019

    estão errando muito, tem q lançar os madelos de entregas internas como carros com baú ou carrocerias pra pequenas entregas vão vender mais

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    Nicholas Magno 16 de setembro de 2019

    Vocês podiam ter colocado o tamanho do espaço interno e do porta malas

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    Humbertp Rigotti Sodré 5 de setembro de 2019

    Tudo é uma questão de custo-beneficio. O custo inicial de um carro elétrico já sabemos, mas uma informação que já procurei e nem a atendente da Renault no caso do ZOE soube me dizer: quanto custa substituir o banco de baterias depois de 5 anos?

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    Ana Paula Silveira 31 de agosto de 2019

    Aquele carrinho cinquecento é elétrico?

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      George 18 de novembro de 2019

      Não.

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    Paulo cezar 31 de agosto de 2019

    Quando os carros eletricos chineses virao porque esses carros sao fora da nossa realidade ai sim teremos carros eletricos aqui com preços mais populares.

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      Breno Schmidt 12 de setembro de 2019

      Compartilho dessa mesma ideia. Só os chineses para fazer baixar na marra. Aí todos vão correr atrás.

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    Gisele Lasserre 27 de agosto de 2019

    Olá, qual é o email da redação do autopapo para enviar press release sobre carros elétricos brasileiros?

    • AutoPapo
      AutoPapo 27 de agosto de 2019

      Olá, Gisele.

      [email protected]

      Obrigado e abraço

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        Khetlin Taborda Parreira 10 de dezembro de 2019

        Sou representante comercial de uma revista sustentável, estamos em busca de marcas de carros para merchandising com um viés comercial de carros elétricos. Mas a coisa mais difícil está sendo encontrar uma marcar que tenha uma frota de mais que três modelos.

        Fico a disposição e no aguardo caso alguém saia a ou possa me indicar.

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    José Aldo Carvalho Vieira 14 de agosto de 2019

    Os carros elétricos no nosso Brasil está mais próximo que muitos imaginam, com o acordo Mercosul união europeia o país tem que se adequar a normas internacionais, entendeu porque os governos anteriores não assinaram esse acordo? Queriam nós manter eternamente subimissos a escravidão financeira para continuar perpetuando no poder.

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    MARCELO 8 de agosto de 2019

    Os carros elétricos tem mesmo que ser todo cheio de frescura para encarecer? Por que não pode ser igual um popular com 2 Air bags, ar condicionado e travas elétricas? Só a economia que tem no motor em não ter várias peças, já seria suficiente pra ser mais barato que um Up ou qualquer outro carro popular. Mas os fabricantes querem vir com GPS, piloto automático, etc pra se “diferenciar” dos carros a gasolina. Pow. Utiliza energia elétrica, já eh um grande diferencial.

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      Haselmann 4 de setembro de 2019

      Nenhum desses carros foi desenvolvido para o mercado Brasileiro. Os equipamentos de série da maioria desses carros são comuns nos Estados Unidos e na Europa.

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    Anderson Lemos 6 de agosto de 2019

    O problema do carro elétrico no Brasil é o … Brasileiro!!! Que contínua votando em políticos que não tem nenhum interesse em impulsionar o país mas apenas encher os bolsos seus e de seus familiares…

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    Marcelo Rodrigues Rannov 29 de julho de 2019

    Gostei da maneira, e conteúdo apresentado.
    Parabéns
    Sucesso a equipe.

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    Paulo A Franke 28 de julho de 2019

    A descrição do sistema do BMW i3 Rex Full está errada, e contraditória.

    O motor a combustão do i3 não alimenta o motor elétrico. O extensor de alcance do i3 alimenta apenas a bateria de bordo.

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      Achilles 11 de setembro de 2019

      A descrição esta certa, o motor a combustão tem um gerador acoplado que produz eletricidade para recarregar a bateria , e esta alimenta o motor elétrico aumentando a autonomia quando necessário.

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    RICARDO RODRIGUES DA SILVA 28 de julho de 2019

    País ridiculo, preço fora da realidade de 95% da população,o carro deveria ter impostos quase zero, mas o estado “precisa” de sua fatia. Ridiculo.

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    Antenor Campos 15 de julho de 2019

    Podem aguardar que os carros elétricos vão dominar o mercado e estas carroças poluentes que temos hoje vão ser peças de museu . Não compre carro a combustão agora aguarde a chegada dos modelos elétricos que teremos vários correntes e isenção de impostos. Não adiantará tentarem remar contra a maré . O futuro dos carros é elétrico. Sem choro !

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    Robson 11 de julho de 2019

    Aguardando o dia em que a ganância das montadoras diminua e esses carros passem a custa o preço que valem pra eu comparar um

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    Sérgio godinho 21 de junho de 2019

    Porque carros elétricos já não vem com células fotovoltaicas? Assim carregaria a bateria com o carro andando ou parado, elevando sua autonomia

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    Keppler Christiani Maroja Di Pace 16 de junho de 2019

    Preciso muito começar a usar um carro elétrico pois além de precisar não queria morrer sem ter esse previlégios de usufruir da chegada da nova era aqui no Brasil !!

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    Isma sima 14 de junho de 2019

    Toda a nossa conversa se resume em papo de buteco … Por maís criatividade que temos …. Vcs não não falaram do mior e mais grave problema dos carros elétricos,…………. Infelizmente não há interesse político acabá aqui toda a sua criatividade. Se nossa educação não mudar os futuros político s do mundo

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    ANÔNIMO 8 de junho de 2019

    No Brasil, esse tipo de carro não deve ficar popular tão cedo, graças aos LOBBY das atuais montadoras que dominam o mercado nacional… assim como, não temos ferrovias ligando todo o país… nisso, os “representantes do povo” seguem de boa!!

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      Sergio 21 de junho de 2019

      Lobby maior será da Petrobrás e demais petroleiras pelo mundo

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    ronaldo 4 de junho de 2019

    as pessoas estão preocupadas com o combustível fóssil, muito bem.
    estas baterias são compostas de materiais radiativos, onde iremos descartar este lixo.

    Ascânio.

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      LAERTE ROZA SOARES 21 de julho de 2019

      No espaço sideral. Afinal já conquistaram o espaço.

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    Pedro correa 2 de junho de 2019

    Qual quer carro no brasil vc paga 3 pelo preço de 1 , utopia esses carros em nosso pais q explora de todas as formas possiveis o povo brasileiro .

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    Marco A S L 30 de maio de 2019

    Pessoal, olha como mentem para o Brasil… um deste Zoe (lixo Renault) custa $21.220 euros, enquanto que um Honda, Kia, ou BMW custa $22.000 a 24.000 dollares aqui nos Estado Unidos (carros muito superiores e duraveis). envio as fotos e os links dos sites das lojas pra voces verem… aqui tem carregador nas farmacias e nos supermercados, em cada quarterao. entao so ‘e coisa do futuro para o Brasil, que os antigos politicos escravisaram. agora estao fazendo propaganda de lixos de carros pra tentar empurrar para o pessoal no Brasil a preco de ouro.

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      Eliane 17 de julho de 2019

      Escravizada não, continuam escravizando não acho solução para o Brasil, infelizmente

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        JOSE MARCOS 5 de outubro de 2019

        BOA TARDE ANDERSON NO BRASIL NAO VAI FUNCIONAR NUNCA POIS ESSA RACA MALDITA DE POLITICO JA ADULTERA O COMBUSIVEL PARA ENCHER OS BOLSOS IMAGINEM QUANTO VAO COBRAR NA ENERGIA ELETRICA.

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        Gene 17 de novembro de 2019

        Eles já estão falando em cobrar imposto da energia solar kkk imagine quanto vão ser nossa energia

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        SIRLENE FERREIRA 5 de outubro de 2019

        TEM SIM MEU CARO SO FECHAR O CONGRESSO INTEIRO O STF JUNTO ESSE BANDO DE CARNICEIRO BESUNTA-LOS COM COMBUSTIVEL ADULTERADO E TOCAR FOGO NELES TODOS A SOLUCAO TA AI.

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        Roberto 2 de novembro de 2019

        Esqueceu do palácio do planalto.

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    Marco A S L 30 de maio de 2019

    Pessoal, eu gostaria de ajudar no que se refere a este assunto! Carros hibridos e eletricos, ja sao comuns e obsoletos aqui onde eu trabalho , fazendo manutencao e revisao, nos Estados Unidos. para voces terem uma ideia do quanto os antigos politicos fecharam as portas para os brasileiros, ainda nem chegaram bo Brasil e eu ja tenho uma empresa de manutencao (Oficina esclusiva) para este tipo de carro desde 2016 aqui. Garanto pra voces que a realidade ‘e bem mais comun e normal do que falam nestes anuncios, ai no Brasil.

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      José Aldo 14 de agosto de 2019

      Passa mais informações pra nós daí meu nobre, você que já está no ramo tem muito conhecimento a nos oferecer.

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    Urbano Cantalogo 28 de maio de 2019

    Acredito que os carros elétricos vieram para ficar. ” Uma sociedade que baseia sua energia em combustíveis fósseis está fadada a extinção” Nicolas Tesla.

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    anonimo 28 de maio de 2019

    sabe de nada inocente, TESLA em tua TESTA!

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      Urbano Cantalogo 28 de maio de 2019

      Sei muito pouco sobre Tesla.
      Gostaria de saber mais.
      Mas dê uma coisa eu sei que ele foi revolucionária, e muito dê seus documentos não foram divulgados.

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    ecio 21 de maio de 2019

    faltam as células fotovoltaicas no teto… o meu carro fica no sol o dia todo…

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      Jose Carlos Lobo Barbosa 28 de outubro de 2019

      Também concordo contigo. Carro com motores 100% elétricos e com conversão de energia solar em energia elétrica será D + !

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    Ricardo 14 de maio de 2019

    Acho que o meu sonho já deve ser o de muita gente: placas fotovoltaicas em casa e um carro elétrico na garagem. Quando começou a indústria de celulares, os “tijolões” eram para poucos, mas agora é uma tecnologia que praticamente a maioria tem acesso, uns mais baratos e outros mais caros, claro. Essa é a tendência de praticamente todas as tecnologias. Então acredito que os automóveis elétricos com o passar do tempo também serão acessíveis para grande parte das pessoas, até porque os combustíveis fósseis não vão durar para sempre.

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      Urbano Cantalogo 28 de maio de 2019

      É verdade eu acredito nisso. Trabalho com energia solar fotovoltaica e existe um salto quântico na evolução da tecnologia de aproveitamento da energia solar.

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      Luiz 6 de outubro de 2019

      Já tenho as placas fotovoltaicas em casa. Falta o carro elétrico. Mas ainda está difícil. Logo o preço melhora

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    Carlos Rufino 2 de abril de 2019

    Primeiro o BMW i3 não é carro “elétrico” e sim um híbrido ou eletrificado, essa conversa de autonomia eu vejo com estranheza, já que meu carro só percorre 380km com um tanque de gasolina, custa mais de 90.000 e é feio, enquanto os elétricos passam disso, tirando o i3, claro.

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      Darlan 12 de abril de 2019

      Aí você vai num posto em 15 minutos você enche o tanque e faz mais 380km, o elétrico leva em média 8 horas pra recarregar, no caso não seria tão prático.

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        Carlos Rufino 3 de maio de 2019

        Isso numa tomada doméstica de 10A, a culpa é das operadoras, já existem carregadores de rua que carregam em 15 minutos para 400km, estão testando carregadores que o fazem em 7 minutos, em pouco tempo estarão nas ruas também.

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        Jarbas 12 de maio de 2019

        nao tem energia nem.pro básico imagina pra renovar frota com carro eletrixo.rsrsfs

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        LAERTE ROZA SOARES 21 de julho de 2019

        Todos os dias carrego meu celular na tomada, agora só falta o carro!

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        Urbano Cantalogo 28 de maio de 2019

        O carregamento de uma bateria é a quantidade de carga que ela pôde acumular.
        Imagine uma caixa de água.
        Você pode encher ela em alguns minutos ou levar horas.
        O fluxo de água é semelhante a corrente que carrega a bateria. Quanto maior a corrente menor o tempo de carga.
        Então em um cálculo aproximado uma tomada de 10 Amperes em 220 volts daria uma potência de 2,2 Kwh. Por este motivo discordo que haja um equipamento que carregue em 15 minutos em uma tomada doméstica dê 10 Amperes.

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        Carlos Rufino 3 de maio de 2019

        Se eu pudesse, teria um Tesla Model X ou uma Rivian R1S, carregaria em casa mesmo a noite, estaria gastando cerca de 7 centavos por km rodado, não pagaria IPVA, não estaria sendo culpado por causar mais de 200 doenças cárdio respiratórias em meus vizinhos, nem AVC, microcefalia ou Câncer, e de sobra, não estaria poluindo o meio ambiente tanto quanto hoje. Não me incomodaria em levar oito horas para carregar, meu carro passa mais tempo que isso na garagem por noite, tenho que dormir, mas deixar de pagar 400 reais por viagem para 27 reais me enche de raiva por não ser mudança pra hoje.

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        Brasileiro 28 de julho de 2019

        Na questão da poluição eu descordo porque estes carros qdo forem descartados tem muito mais itens poluentes que os carros a combustão, sem falar que eles vão alterar suas células, provocar câncer por aí vai.

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        Vinicius 12 de maio de 2019

        Preste atenção na informação de recarga. Você faz a recarga rápida de 80% com 1 hora.

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      Ricardo 29 de junho de 2019

      Engano ! Ele é elétrico puro , seu motor a combustão e para gerar eletricidade e não influencia na tração do veículo diretamente

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        Haselmann 4 de setembro de 2019

        O BMW i3 tem versões apenas com motor elétrico, e uma versão com um motor a gasolina que serve apenas para gerar eletricidade quando as baterias ficam sem carga.

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      4 de novembro de 2019

      Leia a reportagem atentamente … não é isso aí

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    Sergio 1 de abril de 2019

    O segundo maior problema de um carro elétrico, sendo o primeiro o preço, é a autonomia.

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      Bruno 28 de julho de 2019

      Eu não acho que isso seja um problema, um carro 1.0 hj em dia faz em média 400km por tanque no etanol, e eu só abasteço 1 a cada duas semanas, isso indo e voltando do trabalho e rodando final de semana a passeios, ou seja em média tenho 200km por semana e isso rodando bastante. Agora se o elétrico recarrega 80% em 1hr… Cara! Isso é muito rápido! Tenho certeza se eu abastecer 25% em um horário que seja do almoço por exemplo, eu rodaria a semana inteira tranquilo. Concerteza é de se pensar!

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        Natan 28 de julho de 2019

        O problema é para quem viaja, um carro a combustão demora cerca de 10 minutos entre encher o tanque, pagar e sair, eles demoram pelo menos 1 hora e não dá a carga total, para Urbano é uma boa, para viagem ainda deixa a desejar.

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      Martins Regis 28 de julho de 2019

      O único detalhe que não é divulgado em nenhuma reportagem sobre os carros elétricos é o gasto com a energia. Como a Tesla faz também a instalação de placas de energia solar para alimentar o carregador nas casas, seja nos EUA, seja na Europa, acredito que o gasto com energia seja bem mais do que os aparelhos de ar-condicionado, sejam eles convencionais ou splits. Ou seja, só valeria a pena se usar a s placas de energia solar, porque a autonomia já é um grande atrativo.

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      Diego 1 de agosto de 2019

      Então morra nos 2000,00 R$ mensais de gasolina! É mais fácil assumir que está longe do seu sonho!

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