Apesar do fim das fábricas, carros da Ford valorizaram: veja o top 10
Marca largou a produção por aqui, mas modelos seguiram a alta de preço do mercado, com Ranger e Ka puxando a lista
Marca largou a produção por aqui, mas modelos seguiram a alta de preço do mercado, com Ranger e Ka puxando a lista
Quando a Ford deixou de produzir todos e quaisquer veículos no Brasil, o mercado ficou em polvorosa. O receio geral, de consumidores e até de especialistas, era de que o valor dos automóveis seminovos e usados da marca estadunidense despencassem – o que chegou a ocorrer em um primeiro momento. Só que os modelos de segunda mão da hoje importadora acompanharam a alta de preços do mercado. Sim, os carros da Ford, seminovos e usados, valorizaram bastante no período de um ano.
VEJA TAMBÉM:
Entre março de 2021 (dois meses após a debandada da marca) e o mesmo mês de 2022, os automóveis e comerciais leves da marca valorizaram quase tanto quanto seus concorrentes. Destaque para a picape média Ranger e para o hatch compacto Ka. É o que revela o mais novo estudo da Mobiauto.
Pois é, assim como aconteceu com a esmagadora maioria dos seminovos, quem comprou um carro 0 km da fabricante em 2021 e o vendeu agora, “ganhou” dinheiro. Confira agora os 10 carros da Ford que mais valorizaram no período, versão por versão, de acordo com o levantamento da Mobiauto.
A XLS AT é a versão mais completa da linha Ranger com o motor 2.2 turbodiesel de 160 cv de potência, e foi a que mais “encareceu” entre todos os carros da Ford que valorizaram. Além da tração nas quatro rodas com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, o modelo tem assistente de frenagem de emergência, ESC, controle de descida, pneus todo terreno, rodas de liga-leve aro 17” e central multimídia Sync 2.5.
Ao contrário da Ranger que lidera este ranking, o Ka que mais valorizou foi o de entrada. A opção básica do hatch, chamada S, anotou variação de 22,15% um ano após a Ford anunciar o fim de suas atividades industriais no país. Esta variante do compacto saía mesmo com o mínimo para sobreviver: ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, ajustes de altura do volante e do banco do motorista, encosto traseiro rebatível e bipartido e só.
A Ranger que fecha o pódio dos carros da Ford que mais valorizaram agora é a com motor mais potente, o 3.2 Duratorq turbodiesel de 200 cv de potência. Esta versão da picape produzida na Argentina também é uma das mais equipadas, com quadro de instrumentos com duas telas LCD, grade e maçanetas cromadas, estribos laterais e bancos de couro.
Esta XLS que figura na quarta posição entre os carros da Ford que mais valorizaram é similar à primeira colocada deste estudo da Mobiauto. Contudo, usa tração 4×2 em conjunto com o câmbio automático de seis marchas e o motor 2.2. E também não tem controle de descida e pneus todo-terreno.
Lançada há apenas dois anos, a Storm foi a sacada da Ford para atrair um público mais “aventureiro” para a picape. Esta opção tem desenho com apelo mais fora de estrada, com grade dianteira com o nome da versão em relevo, faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio, tudo em tons escurecidos. Os pneus são Scorpion AT Plus All Terrain.
Esta variante SE do hatch compacto da Ford era a segunda mais em conta da linha e valorizou quase 17% no período de um ano. O motor é o mesmo – e bom – 1.0 três-cilindros de 85/80 cv da versão S. A grande diferença em termos de equipamentos é o som com entrada USB e Bluetooth.
O modelo que inaugurou a era dos SUVs genuinamente urbanos quebra a alternância de Ranger e Ka entre os carros da Ford que mais valorizaram. De acordo com o levantamento da Mobiauto, a opção mais básica do Eco em seus últimos tempos de existência foi a que mais teve acréscimo de valor e hoje custa mais de R$ 92 mil, mesmo depois de ter saído de linha há mais de um ano.
O hatch compacto volta à lista na variante que estavam entre as mais vendidas da linha. Sensor de ré, chamada automática de emergência, retrovisores elétricos e central multimídia estão entre os equipamentos que conferem o “Plus” à configuração SE.
A configuração top de linha da picape é a que oferece itens de auxílio à condução. A Limited vem equipada com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Também foi uma das que mais valorizou. Detalhe que, hoje, esse modelo 0 km passa dos R$ 315 mil.
A configuração aventureira do Ka fecha o top 10 dos carros da Ford que mais valorizaram pelo estudo da Mobiauto. O Freestyle segue a receita de bolo dos conconrrentes, com suspensão elevada, pneus maiores, rodas de liga-leve aro 15” e apliques na carroceria, como molduras nas caixas de roda, grade dianteira cinza do tipo colmeia, faróis com lentes escurecidas e aplique inferior em prata nos para-choques.
Donos de carros da Ford devem se preocupar com peças de reposição? A resposta é não: assista ao vídeo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |