Esses são todos os carros que serão lançados no Brasil em 2023
O ano de 2022 ainda não terminou mas já sabemos quais serão os principais carros de marcas generalistas a serem lançados no Brasil em 2023
O ano de 2022 ainda não terminou mas já sabemos quais serão os principais carros de marcas generalistas a serem lançados no Brasil em 2023
A indústria automotiva ainda está baqueada com pandemia do Covid-19 e com a crise dos semicondutores, mas vem colocando seu cronograma em dia. Alguns lançamentos importantes de carros serão feitos no Brasil em 2023. E para facilitar a vida de quem está pensando em comprar um carro novo, listamos os principais.
Separamos a lista em duas: primeiro estão os carros confirmados pelo fabricante; depois colocamos os que ainda rodam em testes e estão cotados para chegar ainda em 2023. Selecionamos apenas os carros de marcas generalistas, já que os fabricantes premium costumam ter a gama brasileira sempre alinhada a do exterior.
VEJA TAMBÉM:
Após passar o ano de 2022 soltando teasers e até mesmo levando os jornalistas para ver o carro camuflado, a Chevrolet irá lançar a Nova Montana no início de 2023. Agora em dezembro de 2022 serão abertas as inscrições para a pré-venda, mas o modelo chegará às lojas após a virada do ano.
A Chevrolet prometeu muito para a Nova Montana e se cumprir, terá um sucesso nas mãos: maior espaço interno da categoria, caçamba com vedação contra poeira e água, melhor desempenho e central multimídia com atualizações remotas. Já foi confirmado também o motor 1.2 turbo do Tracker. Logo veremos se ela cumpre tudo o que promete.
A Chevrolet diz que 2023 será o ano das caminhonetes da marca. Ela terá lançamentos importantes em dois espectros distintos, a compacta Nova Montana e a grandalhona Silverado. A S10 irá ganhar um modelo novo na gama, mas os holofotes do segundo semestre deverão estar virados para a picape grande.
A Landtrek foi um projeto em conjunto entre a Peugeot e a chinesa Changan, trazendo a forte identidade visual da marca francesa por dentro e por fora. Ela estava para ser lançada no Brasil com o leão na grade, porém a Stellantis anunciou que o modelo será um Fiat no mercado brasileiro.
Assim, a Fiat finalmente terá uma caminhonete média tradicional no mercado, com chassi, tração 4×4 com reduzida e apelo para o trabalho pesado. O lançamento desse modelo deixará o fabricante italiano com uma linha comercial completa, hoje ela já conta com Fiorino, Strada, Toro, Scudo e Ducato.
O retorno do sedã médio da Honda estava cotado para esse ano, mas parece que o lançamento do novo Civic foi adiado para 2023. O modelo virá importado e com powertrain híbrido, provavelmente apenas na versão topo de linha Touring.
O sistema híbrido e:HEV promete mais economia que o híbrido tradicional do rival Toyota Corolla. Ele prioriza o uso do motor elétrico para mover o carro, tratando o motor 2.0 a gasolina como gerador na maior parte do tempo. Mas caso o motorista pise fundo no acelerador, os dois motores irão trabalhar em conjunto.
O fabricante japonês também confirmou que o hatch de tração dianteira mais rápido do mundo virá para o Brasil. O Honda Civic Type R traz motor 2.0 turbo de 330 cv e câmbio manual de seis marchas. O modelo resolveu problemas da geração anterior como o arrefecimento em uso de pista e promete quebrar o recorde de muitas pistas.
O terceiro lançamento confirmado pela Honda foi o do ZR-V, SUV médio que vem para brigar com o Toyota Corolla Cross. Ainda é uma incógnita a motorização do modelo, que pode ser tanto o 2.0 aspirado de injeção direta quanto o 1.5 turbo que já conhecemos no HR-V.
O que pode ajudar nas vendas do ZR-V é o seu local de fabricação: ele virá do México, país que possui acordo comercial com o Brasil que isenta impostos de importação.
Essa é a última novidade oficial da Honda, o tradicional CR-V ganhou uma nova geração e virá para o Brasil como híbrido. O conjunto é similar ao que será usado pelo Civic, mas com potencia maior. Por causa do ZR-V, a nova geração do CR-V cresceu em tamanho e no espaço interno.
Assim como a rival Honda, a Toyota também irá trazer seu super hot-hatch ao Brasil. O GR Corolla nasceu para aproveitar a mecânica do GR Yaris em um carroceria maior e mais prática. Devido ao peso extra, ele traz mais potência no motor 1.6 turbo de 3 cilindros: 304 cv. O câmbio é manual de 6 marchas e tem tração integral.
A chinesa Great Wall Motors (GWM) quer chegar ao Brasil fazendo barulho. Seu primeiro carro será o Haval H6, um SUV com sistema híbrido plug-in que garante grande autonomia. A marca confirmou o lançamento para o primeiro trimestre de 2023.
O Haval H6 utiliza dois motores elétricos, um para cada eixo. O motor a combustão é um 1.5 turbo com injeção direta. A marca divulgou apenas a potência total combinada desse conjunto, que é de 393 cv. As médias de consumo são de 28,7 km/l na cidade e 25,3 km/l na estrada, segundo a metodologia do Inmetro. A autonomia no modo 100% elétrico é de 170 km.
A Volkswagen matou o Gol no final de 2022 e já tem um sucessor engatilhado: o Polo Track. Esse modelo será fabricado em Taubaté (SP) e traz algumas simplificações quando comparado com o irmão feito em São Bernardo do Campo.
A única motorização será o 1.0 aspirado de três cilindros, que estreou no Up e produz 84 cv. Um trunfo do Polo Track será o espaço interno, item que era criticado no Gol. O novo hatch de entrada da Volkswagen estreia no início de 2023.
A Renault foi uma das pioneiras em elétricos no Brasil e pretende extender sua gama de carros a bateria em 2023. Para fazer companhia aos atuais compactos e utilitários chegará o Megane e-Tech, que agora é um SUV.
O mercado de sedãs médios parece ser um monopólio do Toyota Corolla, mas a Nissan quer trazer o Sentra de volta para a briga em 2023. O sedã ficou com estilo bem esportivo, mas o motor continua sendo o mesmo 2.0 aspirado de sempre, agora com injeção direta e produzindo 147 cv.
A Kia está eletrificando sua linha, trazendo versões híbridas de carros que já conhecemos e modelos novos. O Sorento irá abandonar o V6 e trocar por um quatro cilindros auxiliado por um motor elétrico, garantindo mais economia ao SUV grande.
Durante 2022 a Ford confirmou muitos carros para 2023. Começando pela picape Maverick, que ganhará uma nova opção de powertrain com a versão híbrida. Ela usa um esquema híbrido similar ao do Ford Fusion, mas com um motor 2.5 a gasolina no lugar do 2.0. A tração é apenas dianteira.
O Ford Musntag demorou a chegar oficialmente ao Brasil e quando veio fez sucesso. Em 2023 será a vez de vir o Mach-E, um SUV elétrico com estilo inspirado no muscle car. Esse carro vem fazendo sucesso nos EUA e conseguiu roubar clientes da Tesla, será que conseguirá bons resultados por aqui também?
A Ram trouxe a 1500 Rebel e agora a Classic, ambas com motor V8, e provou que ainda existe espaço para picapes norte-americanas no Brasil. A Ford, assim como a Chevrolet, quer uma parte desse bolo e confirmou a vinda da F-150 para 2023.
A Ford mostrou as novidades da linha Transit para 2023. No primeiro trimestre virá a opção de câmbio automático de 10 marchas para as versões atuais. No segundo trimestre virão a elétrica e-Transit e a versão cabine-chassis.
Os fabricantes tentam esconder alguns lançamentos para criar expectativa ou apenas não afetar as vendas da linha atual. Mas nós da imprensa estamos sempre apurando informações que recebemos de fontes e caçando carros de teste para descobrir quais são as novidades.
Os carros a seguir são os que temos mais certeza de que chegarão em 2023. É sempre importante lembrar que devido a pandemia do Covid-19 e a crise dos semicondutores, pode acontecer algum atraso.
Esse nem precisa procurar muito para saber que chega em breve. O Volkswagen Polo já foi renovado e seu sedã Virtus já recebeu um face-lift na Índia. O Brasil deverá receber essa atualização ainda no primeiro semestre. Fica o mistério se ele também irá aposentar o motor 200 TSI, pois no Polo isso pode ser justificado pela existência do Nivus.
Outro carro da Volkswagen que está para ser atualizado em 2023 é o T-Cross. Visualmente o SUV deverá ficar parecido com sua versão indiana, que se chama Taigun. Na mudança deverá vir um banho de loja em equipamentos, para acabar com a situação atual onde o Nivus e o Polo trazem itens que só existem no T-Cross topo de linha.
A reestilização do Volkswagen Polo matou o motor 1.0 turbo mais forte, o 200 TSI, mas isso não quer dizer que a versão esportiva GTS será abandonada. Em 2023 essa versão será relançada com o estilo renovado e mantendo o 1.4 turbo.
Já era especulado há um tempo que o Nivus ganharia o tratamento da atual linha GTS, com o estilo esportivo e o motor 1.4 TSI. Em 2023 isso será uma realidade, o menor SUV da marca já atraía pelo jeito esportivo e passará a ter um desempenho que faz jus ao visual.
A vida da Strada estava fácil tendo apenas a Saveiro como concorrente direto e a Renault Oroch de forma indireta. A rival de marca francesa ter ganho opção de motor turbo e a chegada iminente da Chevrolet Nova Montana, ambas com desempenho melhor que o da Strada 1.3, parecem ter provocado a vinda de um motor mais forte para a líder do mercado.
A Peugeot confirmou que trará mais dois elétricos ao Brasil, para acompanhar os compactos e-208 e 2-2008, além do furgão e-Expert. Um deles será o médio e-308, que foi lançado em 2022 na Europa em versões hatch e perua. Esse modelo traz bateria maior que proporciona 400 km de autonomia no ciclo WLTP.
O mercado de furgões elétricos parece estar crescendo mais que o de carros de passeios. O e-Partner vem como opção para rotas urbanas de entregas, a autonomia é de 275 km. Esse Partner não possui relações com o Partner Rapid a combustão, que nada mais é que um Fiat Fiorino com outros emblemas.
O Peugeot 208 é um carro gostoso de dirigir e traz suspensão bem acertada, mas falta um motor mais forte para acompanhar. Segundo apuração do Autos Segredos, em 2023 isso será resolvido com a chegada do motor 1.0 turbo T200 da Fiat às versões de topo. O câmbio será CVT, o mesmo conjunto que já equipa Pulse e Fastback.
O novo Citroën C3 dará origem a dois modelos novos, um sedã e um SUV de 7 lugares. O utilitário deverá chegar antes e terá nenhum concorrente direto. O mais próximo que existe no mercado é a minivan Spin.
O Projeto 291 que a Fiat de Betim (MG) está trabalhando é uma picape média da Ram derivada da Fiat Toro. Ela deve estrear ainda no final de 2023 segundo o Autos Segredos. Essa caminhonete será mais alta, larga e longa que a Toro. Segundo fontes do AutoPapo, ela estreará com o 2.0 turbodiesel que já conhecemos e um 2.0 turbo flex, no futuro virá um 2.2 turbodiesel mais forte.
Já faz um tempo que a Argentina tem um novo Renault Kangoo, que é o furgão Dacia Dokker com outros emblemas. Em 2023 ele irá finalmente chegar ao Brasil, para tentar incomodar o reinado do Fiat Fiorino. Ele terá como atributos ao seu favor a porta lateral corrediça e o motor 1.6 16v SCe.
O Nissan Versa acabou de ser reestilizado lá fora, mas também acabou de ganhar a linha 2023 com o estilo antigo no Brasil. O sedã compacto vai continuar a venda por aqui com o desenho que já conhecemos até ganhar o tapa no visual em meados do ano que vem.
A CAOA fabricava o iX35 e o New Tucson no Brasil, a segunda e terceira geração do Tucson respectivamente. O mais antigo saiu de linha, mas a terceira geração irá durar mais um tempo. Ele irá ganhar um face-lift e algumas atualizações nos equipamentos para ganhar relevância no mercado de SUVs médios.
A nova geração da Ford Ranger já roda em testes na Argentina e deve ser lançada já em 2023. Ela trará o novo motor 2.0 biturbo diesel da família EcoBlue, que é parente do usado pela Transit. O câmbio será automático de 10 marchas, o mesmo do Mustang e que foi confirmado para a van grande.
A fábrica da Ford na Argentina também fará em 2023 o SUV derivado da Ranger, o Everest. Esse carro vem como opção para quem gosta de um utilitário mais robusto, com chassi e tração 4×4 com reduzida, mas será bem recheado de tecnologia.
A Ford irá insistir em trazer um carro chinês para o concorrido segmento dos SUVs médios. O novo Territory, também conhecido como Equator Sport, continua trazendo mecânica e tecnologia chinesa. O motor 1.5 turbo é chamado de EcoBoost, mas é de projeto da JMC. Ele traz câmbio de dupla embreagem, mas não é o Powershift.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O hrv é de 2022
Eu queria um Geely Tugella !!! plataforma de Volvo XC40 e motor equivalente ao do Jetta GLI, tudo isso com tração 4 integral
Infelizmente a proteção ao consumidor no que se refere as montadoras de carro no Brasil é inexistente ou muito de difícil acesso. Comprei um Creta Platinun Modelo 2023 e em menos de um mês apresentou defeito. Um belo dia amanheceu totalmente morto, nem as portas sequer abriam. O veículo teve que ser guinchado para a oficina autorizada e desde o dia 23/11/2022 permanece lá sem previsão de liberação. Até o momento apenas suposições do defeito, mas nada conclusivo. O assustador é navegar pelas mídias sociais e constatar a quantidade de reclamações do mesmo problema. Você tem que desembolsar uma quantia generosa para contratar um advogado ou fica a mercê do descaso e a frustração de não ser protegida por nada. Que tal uma matéria nesse sentido para ajudar os consumidores? Ia ajudar muito.
2023 será finalmente o ano das chinesas no Brasil, com início da produção de Great Wall e BYD, e a vinda de mais marcas. Mas só na Great Wall virão bem mais modelos que somente Haval H6, estes é apenas o 1º que estão lançando. E virão outras marcas como MG Motors/Maxus (SAIC), GAC, Changan, Geely, Dongfeng, FAW, NIO, Xpeng e Li Auto!
Lançamentos interessantes. Mas vou manter em dia a manutenção do meu usado e “deixar” vocês comprarem estes zero km. Kkkkkkkkkk