Estes são os carros com motor 1.0 turbo da Stellantis
Sinergia do grupo automotivo faz com que diferentes modelos - e mesmo rivais entre si - usem o mesmo conjunto mecânico
Sinergia do grupo automotivo faz com que diferentes modelos - e mesmo rivais entre si - usem o mesmo conjunto mecânico
A junção da FCA – Fiat Chrysler com a PSA Peugeot Citroën resultou em um conglomerado automotivo gigante, a Stellantis, que, só no Brasil, reúne cinco marcas e uma divisão esportiva. Como toda a fusão, o objetivo é ganhar escala de produção e redução de custos com a tal sinergia, o que possibilita que diferentes carros do grupo usem o mesmo motor 1.0 turbo.
Recentemente, com a consolidação da Stellantis, o número de modelos com o conjunto mecânico aumentou. Em categorias diferentes, mas também rivais entre si. Veja agora os carros da Stellantis que usam o mesmo motor 1.0 turbo de três cilindros, que gera 130 cv de potência com etanol e 125 cv, com gasolina.
VEJA TAMBÉM:
O primeiro SUV compacto da Fiat também foi o primeiro carro a usar o motor 1.0 da família GSE, turbinado. Antes, a Stellantis já havia lançado um outro conjunto turbinado, só que 1.3, quatro-cilindros e com 185/180 cv – que começou servindo aos utilitários esportivos da Jeep. Hoje, o Pulse usa o propulsor em duas versões: Audace e Impetus.
O mais novo carro da Stellantis a usar o mesmo motor 1.0 turbo é o C3. A opção You! acaba de ser lançada no mercado e, assim como em outros modelos, trabalha junto com o câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Para diferenciar a versão, o hatch turbinado tem detalhes na cor azul por dentro e por fora.
*preço de lançamento
A segunda geração do SUV da marca francesa chegou com atraso de cinco anos, mas pelo menos já veio só com o motor 1.0 turbo da Stellantis. Ou seja, nada do obsoleto powertrain 1.6 16V dos tempos jurássicos de PSA. O crossover foi lançado recentemente em três versões de acabamento e sempre com câmbio CVT.
O veículo mais emplacado do país nos últimos anos foi o segundo entre os carros da Stellantis a usar o mesmo motor 1.0 turbo. A picapinha fenômeno de vendas estreou suas versões turbinadas em 2023. São duas configurações topo de linha com o mesmo preço: Ultra, com design mais urbano, e Ranch, com pegada “aventureira”.
O segundo carro do plano C-Cubed da marca francesa para o Brasil só usa o mesmo motor 1.0 turbo da Stellantis. O SUV derivado do C3 foi lançado em 2023 e ganhou configurações 7 lugares este ano. O conjunto mecânico, com a transmissão continuamente variável, é o mesmo para as seis opções de acabamento da linha.
O novo 208 chegou com design ousado em 2020, mas com o manjado propulsor 1.6 16V como única opção. Com a criação da Stellantis, o carro pôde receber o mesmo motor 1.0 turbo de seus colegas de empresa. Aos poucos, esse conjunto substituiu as opções 1.6 para equipar as versões mais caras e completas do hatch.
Lançado em 2023, o SUV acupezado da marca italiana surgiu de cara com o mesmo motor 1.0 turbo do Pulse e de outros carros da Stellantis. No caso do Fastback, o conjunto com a caixa CVT equipa as versões de entrada – as mais caras, inclusive a esportiva (de fato) Abarth, vão de 1.3 de até 185 cv.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O problema é que os bons motores saíram de linha por questões ambientais,e se as fábricas não se enquadrarem nas leis elas ficam proibidas de venderem os carros,hoje em dia cada vez mais econômicos e muito menos poluentes.
É bom saber porque eu não compro carros com esse motor queimando óleo e com trocador de calor nem a pau
Bons tempos em que cada marca tinha DNA próprio, e cada modelo tinha personalidade própria.