Carros na CES 2019 incluem modelo que identifica humor dos ocupantes
O setor automotivo vai marcar presença no evento com o sensor de estado emocional da Kia, o novo CLA da Mercedes, o cinema portátil da Audi, e mais
O setor automotivo vai marcar presença no evento com o sensor de estado emocional da Kia, o novo CLA da Mercedes, o cinema portátil da Audi, e mais
O Consumer Electronics Show (CES) ocorre em Las Vegas, Estados Unidos, e abre as portas para o público entre os dias 8 e 11 de janeiro. O evento acontece anualmente e reúne marcas de diversos setores, mas que têm a tecnologia em comum, incluindo as fabricantes automotivas. Assim, conheça os destaques em carros na CES 2019:
Enquanto a ideia de carros que andam sozinhos ainda é novidade e, em grande parte, ainda está longe do cotidiano, a Kia já está pensando no que vai vir depois que estivermos andando neles. Para tanto, a sul-coreano desenvolveu o sistema Real-time Emotion Adaptive Driving (READ), ou “direção adaptativa à emoção em tempo real”, em tradução direta.
O projeto foi resultado de uma colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A ideia é que a cabine de um veículo autônomo leia os sinais emitidos pelo corpo humano, interpretando as emoções dos indivíduos com base em inteligência artificial. Então, o READ altera as características do interior do veículo para criar uma experiência mais prazerosa.
A alemã decidiu apresentar um novo modelo para um de seus carros na CES 2019. Ela vai apresentar a nova geração do CLA no dia 8. O cupê de quatro portas é um dos modelos mais acessíveis na gama da marca de luxo. Esperava-se que a estreia fosse feita no Salão de Detroit, que também ocorre em janeiro, mas a Mercedes escolheu o evento de tecnologia para fazer a apresentação.
Por enquanto, a marca já revelou um teaser da novidade. Sabe-se, também, que ele é feito sobre a estrutura do Classe A sedã, e também deve aproveitar o motor do modelo. Se assim for, será equipado com um 1.3 turbo de 163 cavalos de potência e 25 kgfm de torque. Outras versões terão um 2.0 turbo, com 190 cv e 31 kgfm; ou 224 cv e 36 kgfm, quando preparado para as configurações mais potentes.
A Audi seguiu uma linha de raciocínio similar à da Kia, e se concentrou em desenvolver recursos que tornem o tempo livre dentro de carros autônomos mais proveitoso. A proposta da alemã, contudo, tem características específicas. A Audi quer transformar um veículo em um cinema, como se fossem os drive-ins americanos do futuro.
Para exibir a ideia no evento, a marca vai instalar um protótipo em um de seus sedãs de luxo. A tecnologia será baseada em smartphones, e poderá fazer o streaming de filmes e outros conteúdos, de acordo com a preferência do usuário.
A Bosch vai apresentar uma série de propostas para a mobilidade e para carros na CES 2019, com alguns destacados pela premiação de inovação do evento. Entre eles, está uma cápsula elétrica e autônoma para o transporte de passageiros, que também oferece serviços. O veículo conceito pode ser reservado por usuários, que também podem pagar pelas caronas ou compartilhá-las com outros.
A marca também vai apresentar um diversos recursos que podem otimizar tecnologias que já existem, a começar pela chave de carro Perfectly Keyless. Ela funciona como um aplicativo de smartphone, e pode oferecer mais segurança ao fazer uso de leitores de digitais. A Bosch também vai mostrar uma espécie de sistema de tradução para permitir a conectividade entre sistemas com plataformas diferentes.
A ideia busca ampliar a capacidade da comunicação entre um veículo e qualquer outra plataforma capaz de conectividade. Assim, problemas de incompatibilidade seriam sanados, e um carro com o recurso poderia se comunicar com outros carros e sistemas diversos independente de sua plataforma, fabricante ou país de origem.
A Nissan está prometendo o lançamento de novos carros na CES 2019, mas faz mistério com relação a quais serão. Rumores apontam para uma nova geração do Leaf, com bateria que pode durar mais tempo. Contudo, um porta-voz da marca declarou à agência Reuters que a fabricante adiou o lançamento devido aos escândalos relativos ao seu ex-presidente, Carlos Ghosn.
Assim, apenas no dia do evento saberemos quais veículos são esses. Enquanto isso, a marca revelou outras atrações que exibirá em seu estande: uma plataforma de tecnologia para “Ver o Invisível” (See The Invisible); a primeira aparição da versão esportiva Leaf Nismo RC nos Estados Unidos; e o conceito de crossover elétrico IMx Kuro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |