Carros nacionais dos anos 2000: veja 10 possíveis modelos colecionáveis
Esses veículos foram sonhos de consumo e permanecem desejados por boa parte dos consumidores, mas têm preços de compra acessíveis (ao menos por enquanto)
Esses veículos foram sonhos de consumo e permanecem desejados por boa parte dos consumidores, mas têm preços de compra acessíveis (ao menos por enquanto)
Na última semana, o AutoPapo enumerou 10 automóveis da década de 90 que já atingiram o status de “neocolecionáveis”: são modelos que marcaram época e que em breve se tornarão propriamente antigos. Agora, chegou o momento de avançar um pouco no tempo e entrar no século XXI: o listão de hoje é sobre carros dos anos 2000 que logo devem entrar no radar dos antigomobilistas.
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É verdade que, com cerca de 15 ou 20 anos de fabricação, os carros dos anos 2000 ainda vão demorar ao menos uma década para atingirem a marca de 30 anos de fabricação e, assim, se tornarem oficialmente antigos. De qualquer modo, se for possível, quem sonha com algum deles já deve começar uma procura: afinal, à medida que o tempo passa, torna-se mais difícil encontrar exemplares em bom estado.
Ademais, os preços podem subir bastante no futuro. O AutoPapo tomou como base os valores de mercado atuais, divulgados pela Kelley Blue Book (KBB). Então, sem mais delongas, confira o listão com 10 carros dos anos 2000!
O Vectra de segunda geração, fabricado entre meados das décadas de 1990 e 2000, é um dos carros mais marcantes que a Chevrolet já fez no Brasil. E, dentro da gama, a série especial Challenge merece destaque: feita em homenagem à Stock Car (então, uma categoria monomarca), tinha motor 2.2 16V de 138 cv e 20,7 kgfm, enquanto o câmbio podia ser automático de quatro marchas ou manual de cinco.
O visual do Vectra Challenge tinha muitos toques de esportividade, incluindo rodas de liga-leve de 16 polegadas, lanternas e faróis escurecidos e saída dupla de escapamento. A série foi lançada em 2001, limitada a 1.600 unidades, mas teve uma segunda edição em 2002. O preço médio de um exemplar da primeira safra é de R$ 18.590.
Se é para ter um carro dos anos 2000, que tal uma picape compacta? Nesse segmento, a Montana de primeira geração é uma opção interessantíssima: tem bom acabamento, caçamba espaçosa e um design primoroso – muito mais agradável, inclusive, que o do modelo atual. E já que o assunto é estilo, melhor partir logo para a versão Sport.
O motor 1.8 Família I é o mesmo das demais versões e proporciona desempenho correto: a maior vantagem é a facilidade de manutenção. O ideal é optar por um exemplar da linha 2006 em diante, quando o propulsor ficou menos áspero e mais potente, chegando a 112 cv com gasolina e 114 cv com etanol. O torque é de 17,7 kgfm com ambos os combustíveis. Uma Montana Sport 2007 custa em média R$ 28.400.
Em 2002, quando chegou ao Brasil, o Stilo impressionou pela oferta de equipamentos então incomuns, como direção elétrica, ar condicionado digital e teto solar panorâmico (sky window). A aparência, curiosamente, nunca foi unanimidade: para alguns, o design segue a “escola” alemã, e não a italiana. Ainda assim, o hatch acabou se tornando um dos carros mais marcantes dos anos 2000, principalmente na série especial Schumacher.
Lançada em 2004 como linha 2005, último ano do piloto alemão na Scuderia Ferrari, essa configuração trazia todos os equipamentos já citados, além de bancos de couro e rodas de 17 polegadas. O motor era o intermediário da linha, um 1.8 16V de 122 cv e 17,4 kgfm. Uma segunda edição do Stilo Schumacher surgiu em 2006. Um exemplar da primeira série tem preço aproximado de R$ 22.467.
Sim, o Marea Turbo está na lista. Parte dos leitores vai desaprovar a presença dele e recorrer às piadinhas que relacionam o modelo às bombas, mas é fato que ele foi um dos produtos mais interessantes da Fiat. Até hoje é o carro mais rápido já feito pela marca italiana no Brasil, com velocidade máxima de 227 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 8 segundos, de acordo com dados oficiais.
Isso é mérito do motor 2.0 de cinco cilindros e 20 válvulas sobrealimentado, capaz de desenvolver 182 cv e 27 kgfm de torque. A manutenção de um Fiat Marea Turbo é complexa e cara: por isso, vale a pena pagar mais por veículos em excelente estado. Tanto o Sedan quanto a perua Weekend tiveram a versão Turbo, que surgiu na linha 1999 e foi até 2007. O preço médio de um exemplar ano 2003 com carroceria três volumes é de R$ 20.604.
O Ford Ka XR é a prova de que um carro divertido de guiar não precisa, necessariamente, de um motor com potência exorbitante. O subcompacto traz um 1.6 Zetec Rocam, capaz de desenvolver 95 cv e 14,2 kgfm. O “detalhe” é que o modelo é um peso-pena, com apenas 930 kg. Soma-se a isso o ótimo acerto de suspensão e o câmbio de engates justinhos e pronto: eis a fórmula da excelente dirigibilidade.
A versão esportiva XR chegou em 2001 e durou até 2007. A Ford ainda chegou a aproveitar a mesma mecânica na série Action, que era mais despojada, mas também divertida de dirigir. Um exemplar de 2002 tem valor aproximado de R$ 12.229.
A geração mais marcante do Honda Civic foi, possivelmente, a oitava em nível global e a terceira fabricada no Brasil. Com design arrojado e interior sofisticado, era um dos carros mais desejados do país na segunda metade dos anos 2000. E, se é para ter o sedan, melhor ficar logo com a versão esportiva Si, cujo motor 2.0 de aspiração natural entrega 192 cv e 19,2 kgfm.
Esse propulsor é extremamente girador: a potência máxima aparece a 7.800 rpm, enquanto o limite de corte é em 8.400 rpm. Para completar, o esportivo traz um câmbio manual de seis marchas, com ótimos engates, e suspensão recalibrada. O preço de um Honda Civic Si 2008 gira em torno de R$ 50.613.
As peruas estão extintas no mercado brasileiro desde janeiro de 2020, quando a Fiat Weekend saiu de linha. Nos anos 2000, esse segmento já havia começado a minguar, mas ainda contava com carros de diferentes fabricantes. E foi nessa época que a Renault lançou a Mégane Grand Tour, última station wagon nacional de porte médio. Entre as qualidades, estão o design, o espaço interno e o acabamento.
Lançada em 2006, a perua permaneceu no mercado até 2012. Do ponto de vista da dirigibilidade, a versão mais interessante é a Dynamique, equipada com câmbio manual de seis marchas e motor 2.0 de 138 cv e 19,3 kgfm. Essa mecânica não tem segredos quanto à manutenção, mas a parte elétrica da Grand Tour requer atenção. Um exemplar dessa configuração, modelo 2007, vale aproximadamente R$ 22.043.
Já que é para salvar as peruas, o listão traz logo duas opções. Além da Renault, a Toyota também chegou a investir no segmento com a Fielder, derivada do Corolla. Lançada em 2004, a station wagon durou até 2008: no último ano de fabricação, o motor 1.8, com 136 cv e 17,5 kgfm, ganhou tecnologia flex.
A maioria das unidades da Fielder é equipada com câmbio automático de quatro marchas, mas existem veículos com caixa manual de cinco velocidades. O Brasil recebeu apenas uma geração da perua. Uma unidade do último ano de produção, na versão XEi manual, tem preço médio de R$ 39.893.
Peruas foram substituídas pelos SUVs, mas são superiores a eles em dirigibilidade e espaço: Boris Feldman comenta no vídeo!
Sinônimo de hot hatch no mundo inteiro, o Golf GTI teve duas gerações feitas no Brasil, a primeira das quais a partir de 1999: trata-se da quarta safra em âmbito global, conhecida popularmente como “sapão”. Inicialmente, era equipada com motor 1.8 turbo de 150, mas, para a linha 2003, a potência subiu para 180 cv, com torque de 24 kgfm. O câmbio pode ser manual ou Tiptronic, sempre com cinco marchas.
O modelo 2008 sofreu uma reestilização: a Volkswagen passou a anunciar 193 cv com gasolina do tipo Podium, mas o retoque tirou a harmonia do design. Por isso, a linhagem mais interessante vai justamente de 2003 a 2007, unindo o visual tradicional ao motor de 180 cv. Um Golf GTI 2004 com câmbio manual é negociado hoje, em média, por R$ 31.236.
Tudo bem, o Polo GT pode até não ser um esportivo propriamente dito, mas foi a versão mais interessante da geração passada feita no país. Afinal, unia a carroceria hatch ao motor 2.0 EA-113: com cabeçote de 8 válvulas, rede 120 cv com etanol, 116 cv com gasolina e 17,3 kgfm com ambos os combustíveis. Esses números já dão desempenho bem interessante ao hatch compacto.
A dirigibilidade é complementada pelo bom acerto de suspensão e pelo câmbio manual de cinco marchas, com excelente manuseio. No mais, o modelo tem visual agressivo e bom acabamento. O Polo GT chegou ao mercado em 2008, já na linha 2009, e saiu de cena em 2011. Os preços de um exemplar do primeiro ano-modelo estão no patamar de R$ 30.321.
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Que saudosismo maravilhoso! Bons TEMPOS e bons CARROS!( Com a devida exceção do KAzinho, claro)
Pouco carro alemão e nenhum carro francês. Somente carros americanos e um japonês. Foi mencionado um utilitário nada colecionável. Colecionáveis são as edições especiais tipo Golf GTI e carros populares nada a ver com a lista. Aplausos para o Vectra em 1 lugar.
Faltou o celtinha guerreiro!
O único q salva nessa lista é o honda SI
Ola. Tem mais alguns modelos que poderiam entrar nesta lista… um deles certamente é o new beetle.
Rodrigo, então tu acha que pela valorização dele, ele vai “estourar” em breve? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas falando sério, dizem que tem um local onde ele é muito valorizado: na Faixa de Gaza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se você tivesse oportunidade de voltar no tempo, para 1988, viria o que foi feito com os Dodge Charger. Desde plantar uma árvore dentro até serrar o teto e transformar em carro alegórico tudo foi feito com esses carros. Quem presenciou essa época já tem seu marea turbo guardado em cavaletes na garagem.
Nossa, que piadinha velha… kkkkk
Você trabalha na “Praça é Nossa”???
Até ouvi a musiquinha ao ler seu comentário…
O dono sou eu e sei que o Marea não é para qualquer um…
Já está começando a valorizar pela raridade que está se tornando… voltamos a nos falar em breve… kkkkk
Pq o Corolla anos 98 a 2001 não está nessa lista?
É o primeiro Corolla fabricado no Brasil!!
Compre um Marea se você quer viver perigosamente kkkkkkkk
Sabe o que o dono de um Marea falou para o outro? Esse carro é quente! Kkkkkkkkkj
Tan ran ran ran tan ran ran… tan ran ran tan ran ran ran ran…
A praça é nossa…
Podia colocar o Clio Dynamique 1.6 de 2 portas. Difícil de encontrar um deste.
Faltou o VW Santana 2.0
A Fielder tem a versão S que foi fabricada somente 450 unidades essa já tem vocação para raridade.
Quem ri por último, ri melhor!
Seja feliz e deixe para os entusiastas o prazer de desfilar com algo raro e que todo mundo para para olhar…
Quem viveu o auge da década de 70z sabe as piadinhas que sofreram com os seus Maverick e Dodge Dart/Charter, carros que hoje são cultuados…
As décadas de 80, 90 e 00 também tiveram os seus cultos.. tem gente que gosta de ser igual a todo mundo andando em mais um dos milhares de SUVS que importaram as ruas mas tem outros que tem o vírus da ferrugem nas veias e, para esses, não há nada melhor do que curtir o seu clássico…
Cada um na sua, o importante é viver e curtir o que gosta! Simples assim!
Deus me livre
Sou o feliz proprietário de um Brava HGT 1.8 16v 2000, uma Marea Weekend HLX 2.4 20V Aut 2003 e um Marea HLX 2.4 20V Aut 2005, completamente originais.
Todo mundo baba quando saio com eles pela originalidade e estado de conservação afinal, Marea zoado, mal cuidado e descaracterizado é fácil de encontrar, mas original e bem cuidado, não.
Marea é vida, Marea é paixão, Marea é nave!
Só quem teve é soube cuidar, sabe a máquina que é é o prazer que o ronco dos cinco cilindros causam…
Só fala mal quem nunca andou, quem nunca cuidou e que foi relapso com a manutenção…
Qualquer carro mais avançado e tecnológico exige manutenção adequada e preventiva e, por ter sido muito à frente do seu tempo, O Marea sofreu nas mãos dos relapsos…
Seja relapso com a manutenção de qualquer Turbo atual, de um Audi, BMW, Mercedes e Volvo e veja a bomba que terá em mãos.
Sou risada com as piadinhas, afinal, pelo carro que é e pela raridade que está se tornando, inteligente é quem preservar essa jóia rara!
Deus me livre
Motorista de Kwid detected! rsrsrsrs
Nossa eu tenho um gol 97 minha paixão cuido bem dele todo mundo fala 1.0 nunca me deu dor de cabeça e um carro velho tenho orgulho desse carro velho
Tu ia fazer sucesso no Oriente Médio como HOMEM BOMBA kkkkkk
Nossa, que piadinha velha… kkkkk
Você trabalha na “Praça é Nossa”???
Até ouvi a musiquinha ao ler seu comentário…
No final, quem ri por último, ri MELHOR! O dono sou eu e sei que o Marea não é para qualquer um…
Já está começando a valorizar pela raridade que está se tornando… voltamos a nos falar em breve… kkkkk
Perfeito Rodrigo! E parabéns pelos carros. Só sabe o que carro confortável e potente quem anda neles.. mas a maioria dirige Kwid e Mobi e não provaram algo dos bons tempos automotivos e falam mal. Abraço!