Carros pequenos: 10 modelos novos e usados bons de ter

Você não faz questão de dirigir um SUV grandalhão ou um exagerado sedã? Quer um modelo prático na cidades? Confira essa lista que preparamos

smart fortwo 2012
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 15/08/2019 às 11h30
Atualizado em 15/08/2019 às 11h52

Brasileiro costuma comprar veículo a metro, mas tem gente que gosta de carros pequenos. Fáceis de manobrar e estacionar, modelos subcompactos podem não vender horrores, mas têm seu público cativo. São poucos os sobreviventes 0 km hoje no mercado, mas há bastante opções de carros pequenos seminovos… ou nem tanto. Se você não precisa de espaço ou não está nem aí para o aperto das crianças e da sogra no banco de trás, pode ser uma pedida para gastar pouco.

10. Chery QQ

carros pequenos: chery new qq
  • Anos: 2011 a 2019
  • Dimensões: 3,56 m (c), 1,62 m (l), 1,52 m (a) e 2,34 m (ee)
  • Dica de safra: ACT 1.0 2018
  • Atenção: comportamento dinâmico, problemas na suspensão e liquidez ruim

O Chery QQ teve problemas no início de sua importação. Muito frágil, tinha direção imprecisa e pedais que pareciam se desmanchar. Mas a reestilização de 2015 deu uma amenizada nos problemas. O Grupo Caoa também pegou as rédeas da marca recentemente, o que deu mais confiança ao carrinho.

O motor 1.0 anda bem, o QQ é bem equipado, com sensor de ré, Isofix, ajuste de altura dos faróis, ar e trio elétrico – esqueça as versões Smile, que farão você chorar e sequer tinham assistência na direção. O acabamento do modelo deixa a desejar e sua liquidez é complicada. A estabilidade não é das melhores, por isso é ideal apenas para rodar na cidade. Apesar de a Caoa negar, deixou de ser produzido em junho, em Jacareí (SP). Mesmo assim, mereço espaço na nossa lista de carros pequenos.

9. Fiat Mobi

carros pequenos: fiat mobi easy
  • Anos:2016 em diante
  • Dimensões: 3,56 m (c), 1,63 m (l), 1,49 m (a) e 2,30 m (ee)
  • Dica de safra: Easy Confort 2019
  • Atenção: visibilidade traseira, acabamento interno e versões com ar instalado fora de fábrica

O Mobi foi lançado tem pouco tempo e, além das ofertas como 0 km, já dá pinta também entre os seminovos. O motor 1.0 6V Firefly três cilindros e 77/72 cv é eficiente para mover o carrinho, principalmente nos trechos urbanos. Outro ponto a favor do Mobi é a suspensão bem acertada para lidar com os buracos na via.

O Mobi se vale também da ampla rede da Fiat e de manutenção dentro do esperado para sua faixa de preço. A posição de dirigir não é das melhores, o banco é estreito, há pouco apoio lateral e o motorista invariavelmente arrasta o braço na porta.

8. Suzuki Swift

carros pequenos: suzuki swift sport
  • Anos: 2014 a 2015 (quinta geração)
  • Dimensões: 3,89 m (c), 1,69 m (l), 1,51 m (a) e 2,43 m (ee)
  • Dica de safra: Sport 2015
  • Atenção: custo de manutenção, disponibilidade de peças e acabamento interno

O Suzuki Swift voltou quase de forma meteórica ao Brasil em sua quinta geração, mesmo assim se garantiu na nossa lista de carros pequenos. E deixou saudades para quem gosta de hatch com pegada esportiva. Não ache que os 142 cv do motor 1.6 são parcos para o Swift. O carro de 1.065 kg oferece arrancadas boas e torque sempre disponível em baixos giros, e tem no câmbio com curso curto e engates precisos um forte aliado.

O entre-eixos diminuto e a suspensão bem calibrada garantem um hatch grudado no chão nas curvas mais sinuosas. Era um modelo caro já 0 km, mas entrega boa lista de equipamentos. O espaço para cabeças no banco de trás é ruim e o acabamento interno é simples demais.

7. Smart ForTwo

carros pequenos: smart fortwo 2012
smart fortwo Cabriolet 2012
  • Anos: 2009 a 2015
  • Dimensões: 2,69 m (c), 1,56 m (l), 1,54 m (a) e 1,86 m (ee)
  • Dica de safra: Coupé Turbo 2012
  • Atenção: peças, manutenção e acerto a suspensão

Apesar do apelo da mobilidade e de caber em qualquer lugar, o pequenino da marca francesa (pertencente à Mercedes-Benz) não fez sucesso no Brasil. O fato de levar apenas duas pessoas e ser caro não ajudou muito.

O três cilindros turbo traseiro de 84 cv, porém, sobra no Smart ForTwo de 770 kg – e até lida bem com o câmbio automatizado de cinco marchas. Além disso, tem bom acabamento e é recheado de equipamentos. Seu uso, contudo, é recomendado para a cidade. A carroceria torce bastante nas curvas, sofre com os ventos laterais e a suspensão bate seca nos buracos.

6. Renault Kwid

carros pequenos: Kwid Intense
  • Anos: 2017 em diante
  • Dimensões: 3,68 m (c), 1,57 m (l), 1,47 m (a) e 2,42 m (ee)
  • Dica de safra: Intense 2020
  • Atenção: pedais esponjosos, comportamento dinâmico e alavanca do câmbio

O Renault Kwid tem só dois anos de vida, mas é melhor optar pelo 0 km. Só agora na linha 2020 é que o modelo deu um jeito nos freios. Após dois recalls em menos de um ano de produção para corrigir problemas no sistema, o Kwid ganhou discos ventilados na frente e servo-freio maior.

Se vale de quatro airbags, boa disposição do motor 1.0 tricilíndrico, principalmente nas arrancadas, e do preço bastante agressivo. O custo de manutenção também é baixo e o jogo da direção facilita as manobras. Mesmo assim os pedais continuam com calibragem estranha, o motorista roça os braços ou na porta ou no carona, e o modelo passa pouca firmeza nas curvas ou em velocidades maiores.

Veja o vídeo com a avaliação do Kwid Intense

5. JAC J2

carros pequenos: jac j2
  • Anos: 2012 a 2016
  • Dimensões: 3,53 m (c), 1,64 m (l), 1,47 m (a) e 2,39 m (ee)
  • Dica de safra: 2014
  • Atenção: desvalorização, custo de manutenção e acerto dos pedais

O J2 talvez seja o mais divertido de todos os JAC vendido no país, por isso está entre os carros pequenos bons de ter. Leve e estreito, o carro anda que é uma beleza movido pelo motor 1.4 de 108 cv. Na estrada parece um kart, e ainda vai grudado no chão, sem largar muito a traseira em curvas mais acentuadas.

O custo-benefício agressivo típico dos chineses se faz presente, já que o carro vinha mais recheadinho do que muito compacto, com sensor de ré, ar, direção elétrica, trio, faróis de neblina, rodas de liga leve e som com USB e Bluetooth. O drama maior aqui são as peças e o pós-venda sempre complicado na marca. Também sofre com liquidez ruim e alta desvalorização no mercado de seminovos.

4. Renault Twingo

carros pequenos: renault twingo
  • Anos: 1994 a 2002
  • Dimensões: 3,43 m (c), 1,63 m (l), 1,42 m (a) e 2,34 m (ee)
  • Dica de safra: Pack 1.0 2000
  • Atenção: motores 1.2 e 1.15, versões com embreagem automática e isolamento acústico

O Twingo sofreu bullying por seu desenho controverso na época, mas virou cult recentemente, ainda mais porque o jornalista Ricardo Boechat (morto neste ano) se orgulhava do seu. O fato é que o Twingo é um monovolume subcompacto com espaço impressionante se comparado aos rivais – esse que vos escreve conseguiu levar uma mesa de botão semi-profissional numa boa com os bancos traseiros rebatidos.

Motorista tem boa posição de dirigir e até folga para os ombros. O motor 1.0 é a pedida – tem desempenho apenas satisfatório e consumo interessante -, assim como os modelos vindos do Uruguai a partir de 2000. Fuja das versões com propulsor 1.2 e 1.15, e dos carros com embreagem automática linhas 95 e 96.

3. Volkswagen up!

carros pequenos: up high tsi
  • Anos: 2014 em diante
  • Dimensões: 3,64 m (c), 1,64 m (l), 1,50 m (a) e 2,42 m (ee)
  • Dica de safra: High TSI 2016
  • Atenção: trepidação nos freios, ausência de indicador de temperatura e pegadinhas nas revisões com preço fixo

O VW up! pode até ter sido mal-posicionado no mercado, mas é um carro e tanto e ficou bem colocado na nossa lista de carros pequenos bons de ter. Fruto da moderna plataforma MQB, tem ótima dirigibilidade, comportamento dinâmico exemplar e conjunto mecânico dos mais acertados.

O resultado é um dos automóveis mais econômicos do país, ainda mais nas versões turbo TSI de até 105 cv, que ainda proporcionam um desempenho bacana. O up! tem também seus poréns. A manutenção não é das mais baratas, o porta-malas é estreito e bons itens de série só nas versões mais caras.

2. Ford Ka (primeira geração)

carros pequenos: ka action 2002
  • Anos: 1997 a 2007
  • Dimensões: 3,62 m (c), 1,63 m (l), 1,36 m (a) e 2,44 m (ee)
  • Dica de safra: Action 1.6 2003
  • Atenção: isolamento acústico, ausência de marcador de temperatura e acabamento interno

O Ka nasceu como subcompacto e tinha um desenho bastante peculiar. Independentemente do estilo controverso, sua primeira geração garante boa dirigibilidade.

O motor 1.0 já dá conta do recado, enquanto o 1.3 é mais complicado de mexer e o 1.6 faz com que o carrinho da Ford vire uma espoleta – especialmente a inesquecível versão XR, com acerto diferenciado de suspensão e freios, mas que já está ficando bem valorizada no pedaço. A posição de dirigir era inquestionável, mas o acabamento deixa a desejar, assim como o isolamento acústico e o acesso ao banco traseiro.

1. Fiat 500 (mexicano)

carros pequenos: fiat 500
  • Anos: 2011 a 2015 e 2017
  • Dimensões: 3,54 m (c), 1,62 m (l), 1,50 m (l) e 2,30 m (ee)
  • Dica de safra: Sport Air 1.4 16V 2014
  • Atenção: peças de reposição, versões com câmbio Dualogic e seguro caro

O pequenino 500 do século 21 atrai justamente pelo estilo retrô e simpático. Além disso, vinha do México bastante equipado, o que realçava seu custo-benefício e compensava o espaço interno bastante restrito – algumas cadeirinhas de crianças sequer cabem no banco traseiro. Quatro airbags, controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas já faziam parte do pacote, e é fácil achar seminovos com airbags de cortina, bancos de couro, ar automático e retrovisor eletrocrômico, que eram opcionais.

O 500 também é um carro gostoso de dirigir, especialmente as versões com motor 1.4 16V Multiair de 107/105 cv. As opções 1.4 8V são mais mancas, enquanto a Abarth com turbo tem preço bastante fora da curva. Fuja, se possível, dos exemplares com caixa automatizada Dualogic. Entre prós e contras, ele é o campeão entre os carros pequenos que valem a pena.

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
26 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
sandra 31 de outubro de 2022

gosto não se descute , prejuízo tambem não, quem mqnda é o bolso e pont8 final. Quanta balela , vcs não vtem o que fazet não.

Avatar
GT 15 de agosto de 2022

Desses ai o q tem a melhor tocada e q faz curvas melhor é o KA 1.6 RoCam

Avatar
Luzinete 23 de junho de 2022

Fique radiante pelos elogios ao 500, sou perdidamente apaixonada pelo meu.
Um carro pequeno mas completissimo, estável, resistente muito BOM!
Não entendo porque a FIAT NÃO produz ele no Brasil! Não tenho dúvidas que teria uma enorme aceitação.

Avatar
Célia Maria de Aguiar Martins 26 de maio de 2022

Muito lindo, meu sonho , amo carros que tem só 2 lugares qual seria o valor

Avatar
LUIZA CARMO SHOEI HIGA 8 de novembro de 2021

Muito lindo, qual o valor?

Avatar
Vilani Batista de Andrade 3 de janeiro de 2022

Qual o valor desse carro?

Avatar
Debora Helena da silva Ales dos Santos 25 de setembro de 2021

Faltou o meu Mini Cooper

Avatar
adriana fontoura 15 de agosto de 2021

o #up pode ser feio demais, eu queria muito uma caixinha de leite dessas pra mim.?? #vwup #up AMO o #@smart ???AMO também mais o ipva é muito caro!

Avatar
Paulo Cesar 17 de maio de 2021

O Fiat 500 é o melhor da lista. O Up é o mais feio de todos.

Avatar
Carlos Alberto Rodrigues 12 de agosto de 2023

Fiat é tudo lixo

Avatar
Marco Graciano 9 de fevereiro de 2021

Tenho o Jac J2……foguetinho fácil de estacionar….sem reclamações…

Avatar
Mila 30 de setembro de 2021

Boa tarde
Esse carro é chinês né ?

Avatar
Marco Graciano 30 de setembro de 2021

Boa tarde!! É sim e até o momento sem reclamações…. abs..

Avatar
Maria Cleuza destos cleuzamj 26 de janeiro de 2021

Valor do carro 2015

Avatar
Arlagete Brasil 28 de janeiro de 2020

Estou precisando de um carro do ano 2008 será o meu primeiro carro mais ele pode ser ser se me novo

Avatar
Ellen 6 de novembro de 2019

Falam que o melhor é o UP porque nunca sentaram em um 500 ou talvez pela simples razão dele não possuir aqui no Brasil uma versão 4 portas, o carro não se compara a nenhum da lista a não ser que nela estivesse o New beetle, uma versão premium de veículo, completasso, ágil, econômico e bonito.

Avatar
Almir 23 de agosto de 2020

Sem chance, esse 500 é uma dor de cabeça pra quem teve ou ainda tem. Comparar o UP com esse 500 é comparar Fusca com novo Fusca. O UP está a anos luz a frente de qualquer carroça que a FIAT entrega em terra brasilis… Digo isso porque já tive dois UPs, um MPI fazendo 22km/l na estrada e o último 2019 TSI, um canhão econômico… UP TSI deixou saudades.

Avatar
fidelina 21 de junho de 2021

up 100%, excelente carro

Avatar
Ceci 11 de dezembro de 2020

Tenho um 500 ano 2011/2012 e amo de paixão. É lindo, charmoso e econômico. Quero trocar por outro mais novo!

Avatar
marcia 24 de fevereiro de 2021

Seu carro ainda esta a venda??

Avatar
Mitsuo 22 de agosto de 2019

Tive um move. Excelente. Recomendo. Estou agora com polo 200Tsi comfortline. Também excelente

Avatar
Joelson dantas 22 de agosto de 2019

O MELHOR EH O VW UP

Avatar
Carlos frechette 15 de agosto de 2019

O melhor entre os apresentados é o vw up.

Avatar
Carlos frechette 15 de agosto de 2019

Entre os dez apresentados,fico com o vw up.

Avatar
Joelson dantas 22 de agosto de 2019

Eu tambem prefiro o UP

Avatar
Paulo Cesar 17 de maio de 2021

O Up é feio demais. Caixinha de leite sobre rodas, todo quadradão. O Fiat 500 é muito mais bonito e tem um acabamento muito melhor.

Avatar
Deixe um comentário