Brasil ainda tem 5 carros sem direção hidráulica ou elétrica de série
Hatches, picapes e furgão ainda não incluem esse equipamento como padrão em suas versões de entrada: confira o listão
Hatches, picapes e furgão ainda não incluem esse equipamento como padrão em suas versões de entrada: confira o listão
Direção com algum tipo de assistência – pode ser hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica – já foi coisa de carro de luxo. Felizmente, nas últimas duas décadas, esse tipo de equipamento se popularizou e, hoje, está presente na grande maioria dos automóveis, inclusive nos ditos populares. Porém, não em todos: ainda existem modelos vendidos sem tal item.
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A reportagem fez um levantamento e constatou que 5 carros nacionais não vêm de série com direção hidráulica ou elétrica. Ainda que todos sejam veículos comerciais ou versões destinadas a frotistas, o número ainda é relevante. Até porque eles são baratos: nada menos que 3 desses modelos custam mais de R$ 50 mil. Confira o listão!
A versão de entrada do subcompacto da Renault traz pouquíssimos equipamentos de série. Além da direção assistida, que é elétrica na linha Kwid, a versão de entrada é desprovida de ar-condicionado: esses dois itens são opcionais, mas o fabricante não informa em seu site qual é o preço do conteúdo adicional.
Outra alternativa é optar pela segunda versão do catálogo, a Zen, cujo preço sugerido é de R$ 41.190. Nela, assim como em todas as demais opções da gama, a direção elétrica vem de série.
Outro hatch subcompacto que, na versão de entrada, vem sem direção assistida é o Fiat Mobi. Na configuração Easy, o recurso não é disponibilizado sequer como opcional.
Para ter um sistema de direção hidráulica, é preciso optar pela versão seguinte. Pelo preço de R$ 41.190, o Mobi Like traz tal equipamento de fábrica.
O Fiorino é o veículo mais caro da lista: custa R$ 66.290, segundo a tabela da Fiat. Nem por isso é bem-equipado, ao menos na opção de entrada, que não tem denominação específica e designa-se apenas como 1.4 Evo Flex. Nela, não há direção hidráulica de série.
Todavia, essa comodidade pode ser adquirida à parte, como opcional. Por R$ 2.200, leva-se direção assistida e volante com regulagem de altura. Vale lembrar que na configuração seguinte, batizada de Hard Working, esses dois itens estão incluídos, mas o preço chega a R$ 75.190.
A Fiat tampouco oferece direção hidráulica na versão mais acessível da Strada, a Working. Nela, o equipamento igualmente não consta sequer na lista de opcionais.
Pelo menos a opção seguinte, batizada de Hard Working, disponibiliza a assistência de direção de série. O valor da Strada, nesse caso, sobe para R$ 61.590.
Independentemente do tipo de carroceria, a Volkswagen Saveiro Robust não inclui a direção hidráulica no preço básico. Trata-se de um equipamento opcional, vendido em um um pacote que inclui ar-condicionado, chave tipo “canivete”, travas e vidros elétricos: custa R$ 7.690 na configuração cabine simples e R$ 7.360 na cabine dupla.
Por sua vez, a Saveiro Trendline, segunda opção do catálogo, comercializada apenas com cabine simples, inclui todo esse conteúdo no preço de R$ 67.290. A top de linha Cross, que vem sempre com cabine dupla, também disponibiliza tais recursos, mas o valor sugerido vai para R$ 88.690.
Fotos de divulgação
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Quem adquire estes tipos de veiculos sem qualquer destes itens (ar e direção assistida) nunca irão dirigir o veiculo, ou seja, serão ferramentas de trabalho e assim demonstra o termometro de quanto a empresa preza pelo seu corpo de colaboradores.
O trecho onde se lê “Até porque eles são baratos: …” não teria faltado um “NÃO” antes de “… são baratos …”?
Ou seja, para você ter ar condicionado e direção hidráulica, o MÍNIMO que você gasta é 41 mil reais.