Central multimídia: conheça as tendências para um futuro próximo
Especialista garante que as tecnologias de pareamento, como Apple CarPlay e Android Auto, já são coisa do passado
Especialista garante que as tecnologias de pareamento, como Apple CarPlay e Android Auto, já são coisa do passado
A central multimídia tem se tornado uma parte cada vez mais importante do carro. Se, há alguns anos, a tela no painel central servia para controlar o sistema de som, hoje, em alguns casos, ela até conversa com o motorista. Mesmo em carros mais acessíveis, a tecnologia tem avançado rápido, e oferece uma série de comodidades para o condutor.
Por isso, nós procuramos saber quais serão as próximas tendências do setor, e quais tecnologias estarão disponíveis para os motoristas em breve. De acordo com o CEO da Logigo, Antônio Azevedo, a internet no carro e a oferta de serviços diretamente na tela serão as principais novidades.
“O Brasil vai seguir a mesma tendência que o resto do mundo, que é a de o carro ser mais um device, aparelho conectado”, pontuou o especialista. De acordo com ele, uma central multimídia conectada diretamente à internet, o tempo inteiro, será algo comum até 2023.
“As tecnologias Apple CarPlay e Android Auto já estão ultrapassadas”, finalizou Azevedo, se referindo aos aplicativos de pareamento entre central e celular. O acesso direto à rede mudaria a natureza do sistema de infotenimento, segundo o especialista.
Uma das possibilidades é a instalação de aplicativos diretamente na central multimídia, dispensando o pareamento que, atualmente, alguns sistemas oferecem. Também será possível criar uma rede wi-fi na cabine. Além disso, a conexão direta com a internet também traria novas ofertas de serviços para dentro dos veículos.
Exemplos são o pagamento em postos de combustível diretamente da central, o que já é ofertado em alguns modelos de carro. Azevedo também cita a possibilidade de marcar a revisão do carro junto à concessionária diretamente da tela, ou até mesmo fazer compras.
Com esse tipo de conectividade, o empresário também enxerga a comunicação entre as fabricantes e concessionárias diretamente com o proprietário do veículo. Elas terão bases de dados, automatizadas, de todos os clientes, e poderão enviar mensagens para cada um deles através da central multimídia.
Como as montadoras vão utilizar essa tecnologia, contudo, também pode trazer dores de cabeça para o motorista. Azevedo também menciona a possibilidade de anúncios aparecendo na tela do sistema multimídia.
A propaganda poderá ser da própria marca, mas também de parcerias pagas, como de fornecedores de lubrificantes e similares. “Hoje em dia a montadora gera receita somente com a venda do carro, e com essa tecnologia ela conseguirá gerar lucro para o resto da vida do carro”, explicita o CEO da Logigo.
A empresa brasileira é especializada em central multimídia e tecnologias de conectividade, e atua diretamente com as montadoras. Como conta Azevedo, os componentes de sua empresa são instalados diretamente na linha de montagem de diversos modelos brasileiros. Ele cita o Toyota Etios Platinum, as versões top de linha de todos os modelos da Nissan, e vários modelos da Mitsubishi.
Além disso, por enquanto, a internet ofertada diretamente no veículo continuará dependendo das fornecedoras de telefonia celular. Assim como com um smartphone, será necessário contratar um plano de cobertura, e instalar um chip no veículo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Só falta agora as operadoras de celular ter mais um meio para assaltar o consumidor, com cobranças indevidas além do celular, agora do carro também!
Só falta agora as operadoras de celular ter mais um meio para assaltar o consumidor, com cobranças indevidas além do celular, agora do carro também¹