Chave higienizada com álcool pode colocar fogo em carro?
Boato sobre caso de incêndio após o motorista acionar a ignição com uma chave desinfetada circula em aplicativos de mensagens: entenda o caso
Boato sobre caso de incêndio após o motorista acionar a ignição com uma chave desinfetada circula em aplicativos de mensagens: entenda o caso
Uma notícia falsa que circula pelo WhatsApp adverte os motoristas para não higienizarem a chave do carro com álcool, sob o risco de provocar fogo: o material ainda cita a suposta ocorrência de um incêndio. O alerta, que vale repetir, é mentiroso, foi atribuído à concessionária Volkswagen Guavepe, que tem unidades nas cidades Guanambi e Bom Jesus da Lapa, ambas na Bahia, e já o desmentiu em um comunicado publicado em redes sociais.
VEJA TAMBÉM:
Apesar dos esclarecimentos prestados pela autorizada, a fake news causou dúvidas em algumas pessoas: afinal, independentemente da veracidade do caso relatado, seria possível colocar fogo em um carro ao acionar a ignição com uma chave higienizada com álcool? O AutoPapo consultou especialistas e a resposta, tranquilizadora, é que não há riscos.
Primeiramente, a reportagem entrou em contato com a Volkswagen. De pronto, a assessoria de comunicação da empresa enviou um release com recomendações para higienizar o veículo durante a pandemia. O fabricante sugere o uso de um pano umedecido com uma solução de água e sabão ou detergente neutro, em concentração de 1:30.
O objetivo da utilização de água e sabão é preservar plásticos, borrachas e outras superfícies do veículo. “Produtos como agentes de limpeza domésticos e álcool (etanol, isopropanol, isopropílico ou higienizador de mãos) não são apropriados para a higienização do veículo. Se utilizados, eles podem causar danos severos, como ressecamentos, manchas, desplacamentos de pintura e degradação de material”, informa o release.
O texto da Volkswagen não faz menção alguma a risco de incêndio. A assessoria da empresa foi procurada novamente para confirmar se o álcool em contato com a ignição realmente poderia colocar fogo em um carro, mas a resposta não chegou até a publicação desta reportagem. Quem acabou esclarecendo a questão foi o engenheiro mecânico Marco Barreto, diretor da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).
Barreto, que é mestre em engenharia mecânica automobilística e atua como professor de graduação e pós graduação no Centro Universitário FEI, explica que as chances de colocar fogo no carro devido à higienização da chave são remotas. “Não existe ali, no contato, nenhuma reação que faça o álcool inflamar”, afirma.
Além do mais, o engenheiro pondera que o álcool 70º, utilizado no combate ao coronavírus, evapora rapidamente. Assim, ao ser inserida na ignição, uma chave já teria pouca quantidade desse produto.
Outra hipótese afastada por Barreto é a de risco de incêndio devido à higienização de comandos elétricos no interior do veículo, como os botões do painel. Porém, assim como a Volkswagen, o engenheiro também adverte que o álcool pode provocar reações químicas nos revestimentos plásticos.
Ele ainda acrescenta que mergulhar uma chave em um recipiente com esse produto pode danificar os circuitos eletrônicos existentes no interior do componente. Em um momento não qual não haja outra alternativa, o motorista deve desinfetá-la com um pano umedecido em álcool.
O único risco mais real apontado pelo especialista de se colocar fogo em um carro é se acontecer algum incidente com o álcool. Isso, devido à evaporação do produto, que, se ocorrer em grande quantidade, pode inflamar em contato com uma faísca ou outro agente do tipo. “É preciso sempre tomar cuidado para não colocar o frasco em locais onde ele não é devido”, aconselha.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |