Chevrolet Equinox: poder que inebria  

SUV chega ao mercado brasileiro com preço único de R$ 149,9 mil. Destaque para o motor, que é o mais potente da categoria. Acabamento do painel é o principal pecado.

Por Daniel Camargos20/10/17 às 19h03

Para entender o fascínio do brasileiro pelos veículos utilitários-esportivos (ou SUV, na sigla em inglês) uma comparação pode ajudar.  Hoje, as vendas desses modelos representam 17,4% do mercado nacional ante 6,8% há cinco anos. Nesse intervalo de tempo a indústria automobilística ruiu no país, mas os SUVs se transformaram em uma coqueluche. Encantam, essencialmente, por algo que a Chevrolet deixou explicito ao apresentar seu novo modelo, o Equinox: emanam poder.

“Poder é mais que autoridade. É o poder de influenciar os outros”, acredita o diretor de marketing da Chevrolet, Rodrigo Fioco. Na apresentação do Chevrolet Equinox, a estratégia da fabricante foi vender o modelo como um artefato capaz de ampliar o poderio de quem compra um carro.

Enquanto Fioco falava, slides com imagens de um executivo encarando um horizonte de prédios (skyline para os anglófonos que preferem dizer SUV) revezava com outras de famílias felizes ladeando o Equinox em um jardim, no telão ao fundo do palco, no Hotel Palácio Tangará, em São Paulo, que se gaba de ser o único seis estrelas do país.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox 2018 começou a ser vendido em outubro

O poder, luxo e requinte, entretanto, não se refletem no material do painel do utilitário-esportivo. É de plástico. Duro. Como os mais chinfrins dos SUVs menores, que são incapazes de influenciarem os vizinhos na garagem do condomínio.

Mas o que importa (para quem acredita no discurso de que carro é poder, é claro) é mostrar que o automóvel dele é maior do que o do vizinho. Os detalhes são apenas detalhes. Imperceptíveis para quem se inebria com o perfume do poder.

“Nosso público é formado por clientes jovens-maduros, homens e mulheres, com filhos e poder aquisitivo elevado”, projeta Fioco. A expectativa da Chevrolet é vender 1,4 mil unidades até o fim de 2017. O que levaria o Equinox a ser o mais vendido, entre os SUVs que custam de R$ R$ 130 mil a R$ 160 mil.

O preço do Equinox: R$ 149,9 mil, em versão única, a Premier.

A Chevrolet considera como concorrentes uma leva imensa de SUVs, que começam a ser vendidos por R$ 110 mil e vão até R$ 160 mil. Entre eles: Hyundai iX35, Jeep Compass, Peugeot 3008, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Honda CR-V, Mitsubishi Outlander e Audi Q3.

A disputa pelo gosto dos compradores de SUVs é acirrada. O principal atributo do Chevrolet Equinox é o motor. Um 2.0 turbo de duplo fluxo, que rende 262 cv e torque de 37 kgfm, o mesmo usado no Camaro comercializado nos EUA.

O Chevrolet Equinox é o SUV mais potente entre todos esses concorrentes listados. No trecho de 50 quilômetros, em rodovia de São Paulo, que o AutoPapo dirigiu o modelo, na tarde desta sexta-feira (20) o motor sobra.

A aceleração de o a 100 km/h se dá em até 7,6s, o que passa segurança, confiança (e poder!) nas ultrapassagens. O casamento entre o motor e o câmbio (automático de nove marchas) é harmonioso e move com destreza o carro de 1,7 tonelada.

É a primeira vez que a Chevrolet usa esse câmbio no Brasil. Vale destacar que o Equinox será importado do México, assim como seu irmão menor, o Tracker. O Chevrolet Equinox tem tração AWD, que atua sob demanda.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox 2018

Diferenciado?

Alguns detalhes, podem fazer o pretenso comprador do Chevrolet Equinox acreditar que é “diferenciado” (perdão pelo termo bobo).

Os bancos traseiros podem ser rebatidos com uma alavanca no porta-malas, sem precisar abrir as portas laterais. Há locais adequados para colocar guarda-chuvas molhados. A tampa do porta-malas é aberta ao passar o pé embaixo do para-choque, graças a um sensor, o que facilita a vida de quem carregas sacolas e filhos. A capacidade, porém, não é tão poderosa: 468 litros.

O banco traseiro cabe sim três passageiros. Acredite. O principal motivo é a ausência do túnel central nos pés do passageiro. Mérito da equipe de engenharia que encontrou uma solução para a plataforma D2XX, a mesma do Cruze, que tem o malfadado túnel central no assoalho.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox 2018

O design é mais do mesmo. A Chevrolet acredita que as linhas conferem um porte atlético ao SUV. Quem for mais crítico vai, invariavelmente, pensar que é apenas mais um Chevrolet com as linhas anódinas típicas dos utilitários-esportivos. Um carro que nenhuma criança desenharia. Sem alma, sem charme, mas com tecnologia de sobra, capaz de anular as barbeiragens dos motoristas.

Consumo do Chevrolet Equinox

Mesmo com o motor de Camaro e peso de SUV, o Equinox consegue um consumo médio bom. De acordo com dados medidos pela fabricante, seguindo os critérios estabelecidos pelo Inmetro, o consumo médio na estrada é de 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade.

Listão de equipamentos

Respire fundo, tome fôlego e veja algumas tecnologias embarcadas no modelo, que são capazes de prevenir acidentes.

– Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.

-Função de pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista retira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.

– Sistema de compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente.

– Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox 2018

– Alerta de colisão frontal: o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.

– Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.

– Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.

– Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito em volta. Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes,  o que evita o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.

– Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via.

– Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.

– Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox 2018

VEÍCULOS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário