Chevrolet Monza: história do modelo entre 1986 e 1996
Em seus 10 últimos anos, modelo passou por uma reestilização profunda e ganhou diversas melhorias mecânicas, como a adoção da injeção eletrônica
Em seus 10 últimos anos, modelo passou por uma reestilização profunda e ganhou diversas melhorias mecânicas, como a adoção da injeção eletrônica
Em 1986, a gama Chevrolet Monza atendia a todas as necessidades dos brasileiros que quisessem um carro de médio porte. A GM disponibilizava para o mercado desde um hatch esportivo de duas portas, até um sedã de quatro portas com câmbio automático, onde o consumidor poderia optar por gasolina ou álcool como combustível.
O resultado prático dessa diversidade na linha Monza, fez com que ele fechasse o ano de 1986 como o carro mais vendido do mercado brasileiro, atingindo as 82 mil unidades comercializadas. Um resultado surpreendente para a época, principalmente por se tratar de um carro médio em que o preço não permitia o acesso popular.
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E nem por isso a GM parou: já no final de 1986, chegava a linha Monza 1987, que tinha como grande novidade a apresentação do motor 2.0 Família 2, ainda carburado mas rendendo 110 cv com um torque de 17,3 kgfm, permitindo um desempenho ainda mais surpreendente para o vitorioso Chevrolet, bem acima do que o mercado oferecia na época.
Para aproveitar o maior torque e melhor desempenho desse novo 2.0, a caixa de câmbio manual de 5 marchas recebeu relações mais longas, tornando o modelo mais silencioso e dócil nas rodovias.
O sucesso desse novo propulsor foi tão grande, que já no início do segundo semestre de 1987, os Monza 2.0 já representavam nada menos que 63% das vendas do modelo. Nessa época, eles eram classificados como um dos melhores carros vendidos no mercado nacional.
Mas, claro que a Volkswagen perseguia de perto o sucesso do Monza, e trabalhava intensamente para atrair uma parte desse público para o Santana e sua station Quantum – essa sem concorrente, pois oficialmente o Monza não tinha uma perua.
A medida que o tempo foi passando e a VW foi melhorando seus modelos, a vida foi ficando mais difícil para a GM e seu grande trunfo Monza.
Para se manter no topo nas vendas de médios aqui no Brasil, a GM providenciou uma nova reestilização em 1988. Novamente, ele recebeu nova grade, faróis, lanternas, para-choques, além de várias melhorias no interior. As mudanças, assim como antes, eram pequenas (quase imperceptíveis para muitos), mas mostravam ao público consumidor que a Chevrolet buscava sempre melhorar o seu modelo.
A versão esportiva S/R e sua carroceria hatch deixavam as linhas de produção no fim de 1988, após vendas em baixa e pouco interesse do consumidor.
Mas enquanto alguns saem de linha, outros nascem. Naquele mesmo ano de 1988, na edição do Salão do Automóvel em novembro, a Chevrolet apresentava sua grande novidade tecnológica: o Monza 500 EF, uma homenagem ao piloto Émerson Fittipaldi, que havia acabado de vencer as 500 Milhas de Indianápolis.
A grande novidade dessa inédita edição limitada estava no motor 2.0 equipado com uma injeção eletrônica multiponto, a mesma Bosch LE Jetronic que equipou o lendário VW Gol GTI.
O curioso é que as vendas dessa versão 500 EF só se iniciaram em 1990, mais de um ano depois da sua apresentação, e, dos 5.000 carros prometidos na série especial, apenas 1.700 foram oficialmente fabricados.
Mas, a partir de 1990, as injeções eletrônicas tinham chegado para ficar, e começaram a aposentar os bons e confiáveis carburadores que, sem dúvida, tinham ficado obsoletos, seja na performance, consumo de combustível ou manutenção. Até então, o único Monza injetado era o 500 EF, e as demais versões e motorizações ainda eram alimentadas pelo carburador.
A maior mudança da vida do Monza veio mesmo em 1991: a grande modelação visual, tanto interna quanto externamente, que popularmente ficou conhecida como “frente Tubarão”. Como ele não era mais fabricado na Europa desde o final da década de 80, quando foi substituído pelo Vectra, o centro de design da GM do Brasil pôde trabalhar livremente no visual do Monza 1991.
Até o perfil aerodinâmico melhorou consideravelmente no Monza Tubarão: o cx, que anteriormente era de 0,39, foi reduzido para bons 0,34. Tudo foi revisto e refeito. Além dos tradicionais grade, faróis, para-choques e lanternas, também capô, para-lamas, tampa traseira e vidro traseiro eram inéditos.
A placa traseira, por exemplo, desceu do meio das lanternas para o para-choque, dando um outro aspecto visual para a traseira do carro, juntamente com as lanternas totalmente novas.
O carro, como um todo, cresceu enormes 14 cm no comprimento (passando de 4,36 m para 4,50 m), e a frente ficou mais afilada e longa. Na parte traseira, o porta-malas ficou mais alto, o que garantiu 55 litros a mais de capacidade do bagageiro (cresceu de 510 para 565 litros).
Mantendo a mesma distância entre-eixos de antes, de 2,57 m, o Monza Tubarão ficou um tanto desproporcional: a frente era muito longa depois do eixo dianteiro, e comprida depois do eixo traseiro. Mas, como um todo, as modificações foram muitíssimo positivas, e o carro acabou melhorando em quase tudo.
Agora sim, esse novo Monza ganhou injeção eletrônica para toda a linha, exceto a versão básica de entrada com motor 1.8, que se manteve carburado por mais alguns meses. O 2.0 injetado manteve os mesmos 110 cv de potência, perdendo até um pouco de torque.
Basicamente, era um sistema eletrônico bastante rudimentar, apenas pra não oferecer mais o carburador, o que poderia pegar mal pra GM na época, tirando o ar de modernidade dado pelo novo visual.
No ano seguinte, chega a injeção multiponto, então restrita a versão topo de linha Classic SE equipada com motor 2.0, que passava a render bons 121 cv, maior potência que o Monza já teve.
O novo design agradou bastante ao público consumidor, e reavivou as vendas do agora velho Monza, remoçado com essa profunda remodelação plástica. O mercado gostou das novas formas, do porta-malas espaçoso, e também da mecânica injetada. As vendas, como sempre, se mantinham em alta.
Mas, não podemos esquecer que, por baixo desse novo desenho, ainda se mantinha o velho Monza de 1982, com as limitações que a idade estava lhe impondo. Para a harmonia das linhas, por exemplo, seria necessário ampliar a distância entre os eixos dianteiro e traseiro, mas isso só seria possível com uma nova plataforma. Em outras palavras, significaria um novo carro.
Essa história já havia acontecido na Alemanha com o lançamento do Vectra, e, invariavelmente, o mesmo ocorreria no Brasil no final de 1993. Mas o Monza não ia ceder assim tão fácil para seu sucessor e novo concorrente: em 1994, abandonou as velhas siglas SL e SL/E, que foram trocadas por GL (equipada com o motor 1.8 monoponto, ou 2.0) e GLS (2.0 multiponto), respectivamente.
As demais configurações mais caras, como Classic e Classic SE, também saíam de cena, dando espaço ao recém-chegado Vectra. Ele teve que se contentar em dividir o showroom das concessionárias com o então novo lançamento da GM no Brasil, sabendo que, mais cedo ou mais tarde, seu oponente iria derrubá-lo para tomar seu lugar, como aconteceu no restante do mundo.
Essas configurações GL e GLS eram vendidas por preços atraentes, então muitos de seus fiéis compradores continuaram a adquiri-lo até o segundo semestre de 1996, quando, mais precisamente no dia 21 de agosto daquele ano, o último exemplar do Chevrolet Monza deixava as linhas de produção. O carro em questão era da versão de entrada GL, pintado na cor prata.
Depois de 14 anos de fabricação ininterrupta, sonho de consumo da classe média brasileira, e sendo o carro mais vendido do país por três anos consecutivos, o valente Monza certamente marcou, principalmente por ser um dos melhores carros vendidos no Brasil entre as décadas de 80 e 90.
Fotos: Chevrolet | Divulgação
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Boa noite a todos, tive um Monza ano 92, fiquei por 10 anos, e depois comprei um tubarão 95/96 eu sou o 2 dono, todo original, vermelho, alarme, 4 portas, disco diante. e trás.ja está completando só 16 anos, uma maravilha….
Um Monza com os 4 pneus vazios ainda é mais confortável que a maioria dos carros 0 Km da atualidade….
Só se for no seu mundo jksjks
se seu mundo for status aí sim
Você falou tudo meu amigo. Pra quem tevi e tem a satisfação de poder ter curtindo esse ícone nostálgico do automobilismo brasileiro
Eterno Monzão
Possuo um 86 há mais de 23 anos, foi meu primeiro carro comprado com muita dificuldade. Hj ja com um UP na mecânica, com injeção multiponto, mas com aparência original e sem exageros. Guardo ele e o uso com muito carinho em viagens e passeios com minha família. É um excelente carro, silencioso e robusto, mas peca pelo consumo.
Tenho um ônix Plus mas tem um grande defeito carro muito baixo!
Supimpasso isso q é carro de homem.
Tive um Gls 93 puta carro bom pra caramba se tá doido,
Tenho um monza tubarao 95 tenho gue trocar os 4 tuchus ta batendo .tenho que da uma geral no motor o carro e ótimo
Eu tenho um 95 carro ótimo
Tive um tubarão branco 95, até hoje lembro dele ótimo carro, poderia retornalo!
Tenho um monza ano 85 completo sei tudo sobre ele monto e desmontou o motor dele como se foca lego
Opa.muito bom o carro ja tive 6 modelo dele, do hatch ao tubarão completo. Estou a procura de um completo que esteja em perfeita condiçoes
Esse carro foi o melhor carro já produzido no Brasil não tem pra ninguém.a receita dele jogarám fora porq nunca me aos terá outro
Ford Galaxie foi o melhor carro fabricado no Brasil
sim, juntamente com o Ford Landau, esses não existe outros, o monza é abaixo do opala mas tem mais estabilidade.
Aqui está sendo comentado sobre Monza amigo e não sobre os demais
#Monzeiro
Tenho um monza club/94 a gasolina, 2.0 efi, disco nas quatro rodas. Esse carro é bom demais, pelo o tempo que tenho ele a 20 anos, apredí a consertar tudo nele, o unico serviço que não faço no meu monza é abrir o motor, o resto eu faço tudo.
Meu tio teve um classic 93/94 o ultimo desse modelo ,com painel digital câmbio automático disco nas 4 rodas com abs,era verde oliva metálico lindo!!!! Um espetáculo de carro!!!
Esse sim marcou presença, poucos tem esse modelo ,parabéns
Eu tenho 2 carro desse meu ontro dois filho cada.um deles tem mais um no total temos 4 carros desse e muito bom mesmo dois 1993 e.dois 1994
Tenho um Monza SE cara de ninja 93, que meu pai me deu, todo completo não vendo por nada e olha q onde vou chama atenção viajo pra vários lugares.
Tenho um Monza que foi do meu pai (hoje ja falecido) que quando me casei, ele passou para mim para me ajudar a cuidar da minha família. Durante anos foi o carro que ajudou tanto eu quanto a família da minha esposa, nas compras de supermercado e passeios.
Hoje devido a pandemia e o aperto nas finanças, ele está abandonado aqui no quintal de casa, ja pensei em passar ele pra frente ou vender pro ferro velho diversas vezes, mas o valor sentimental sempre fala mais alto.
Espero que assim que as coisas voltarem ao normal e se estabilizarem eu consiga colocar ele pra andar novamente.
Telho um pra venda ano 1993 94 documentado no meu nome 4 portas
Eu tenho um e não vendo por valor nenhum
Somos dois amigo tenho um Monza 1991 ele completo painel digital ar condicionado tudo funcionando . Restaurei todo todo original na cor cinza champanhe. Ainda carburado mais sempre fazendo manutenção aonde passo com ele chama atenção . Eu mesmo mexo nele fiz o motor todo viajo muito com ele . E nunca me deu dor de cabeça não vendo não troco a história desse carro comigo é muito valiosa. Quando comprei ele estava detonado restaurei do motor até a carroceria todo original só não vou colocar placa preta . Mais é um carro pra vida toda.
Tenho um monza tubarão sou apaixonado por ele mais tenho que reforma ele mais gosto muito dele
Meu pai teve 3. 2 Hatches e 1 sedan. Curiosamente, o porta-malas do Hatch era maior que o do sedan. Até hoje, uma referência em confiabilidade e conforto. A única vez que vi um Monza dar problema de motor foi na 4 rodas. Dizem que retificaram o motor sem eles saberem. Tá mais para não quererem admitir que fizeram KHDA e estragaram o carro…
Tenho um monza 1989 que entrou pra familia 0km e tenho ate hoje com 80 mil km originais . É um ótimo carro e nunca me deu problemas . Apenas a manutenção preventiva. É muito confortável e chama muito a atenção quando sai da garagem .
Boa tarde galera sou Chevrolet com muito orgulho, pois veículo muito satisfatório atende minhas necessidades. Um exelente carro , tenho um monza raridade 94 completo com tudo funcionando raridade, uma pena a Chevrolet ter parado de fábrica vamos voltar monza na linha de produção novamente!
Saudações! A China produz um sedã pequeno para médio com o nome de Monza, assim como o Santana…
Tenho um Monza SL/e 90 já há bons 15 anos… confiável até hoje.
Tenho um Monza 94 2 portas cor prata completo todo original de fabrica com 125 mil Km com disqueteira p/10 cds na mala, estepe original pirelle e os quatro pneus aro 13, hoje ele esta com aro 15 rodas de aluminio, excelente carro. Tive 3 carros O km corsa 2006, Ford Ka 2008, sandeiro 2010 ao meu gosto ficaram bem distante do Monza em todos os aspectos.
Tenho um Monza 90 classic 2porta 4bicos injeção eletrônica já estou a 8anos e a sete anos no GNV show de bola… é meio difícil desfazer do Monza por ser uma mecânica fácil de manutenção… Monza é o carro… abraços
meu segundo , carro primeiro , um santana em 95 e em 98 comprei um monza gl 95 que carro! nesta epoca cada montadora fazia o seu desingner, e pronto tinha , santana , monza , tempra, cada um com seu modelo , hoje as montadoras ficao se copiando e a maioria dos carros sao muito parecidas, muda muito pouco, bons tempos.
Oi bom dia me chamo Sebastião
Eu tive o prazer de ter um Monza 1987 completo top muito bom
Tenho um 94 duas portas do sou o segundo dono vidros tds originais de fabrica nunca foram batido detalhes na pintura no porta malas e debaixo da tampa do tanque carro impecável *
Olá tenho um Monza 95-96 gls já tive um 89 sle carro muito bom comprei em São José dos Pinhais e estou muito satisfeito já fui umas dez vezes para o Rio de janeiro e por último estive em Itabira minas gerais ótimo carro
Eu tenho um Monza Clube 1994, está comigo desde 1997, tinha 30.000 km quando comprei, hoje está com 110.000 nunca deu problema, apenas trocas de óleo, amortecedores, pastilhas e pneus,ótimo carro eu não vendo, está todo original, apenas os forros de porta que estão descolando, vou ver alguma tapeçaria para recuperar, já fiz muitas viagem com a familia, muito macio, confortável,e muito espaço no porta malas, parabéns para o Monza.
Vcs erraram feio, o Monza foi lançado no final de 1982 modelo 83!!!!
Tenho um SL/E 4porta 89/90 completo segundo dono
Pena eu tenho 93 tubarao injeção mas os forros de portas estam muito ruins poderiam fabricar para os donos ficarem mais felizes.
Monza paixão a primeira vista desde meus 6 anos em 87.
Eu tenho um gls 93/94 completo posso até negocia por inguanto é 10,000
Eu sempre tive vontade de ter um Monza mas nunca comprei na época era muito caro mas tive outro GM como Corsa,clássico e agora Onix um dia ainda compro um Monza de preferência um tubarão para deixar do meu jeito bem arrumado.
Eu tenho um está a venda estou só acabando de arrumar o motor ele queimou a junta de cabeçote
Eu tenho um gls posso até negocia
Tenho um monza, comprei em 1996 zero, esta comigo até hj. tive outros carros, vectra, corolla, o monza nao vendo, esta todo como zero, com 145 mil quilometros. Hoje tenho um cruze, mas o monza é intocavel.
Só queria que a todos que se interessar pela matéria ……o Monza é bem antes no Brasil como se referindo em início ano 86
Carro é top eu tenho um igual exte mesmo modelo 1996
Eu tenho um Monza clássico 2.0 o mais completo da época 1990
As pessoas chamam os carros dos anos 80 de carroças, mas são os mais memoráveis e queridos, Monza, Opala, Santana, Passat, Del Rey, que colecionador não gostaria de ter um destes em Excelente estado?
O Monza foi sonho de consumo de muita gente, sonho este que seus substitutos atuais (Cruze, Corolla, Civic) não têm o mesmo carisma e requinte. Saudades dos anos 80, onde as coisas eram mais simples e divertidas.
Cidade Pindamonhangaba
Av soldado Paulo Alves n 257
São Paulo
Boa tarde, tenho um Monza tubarão, ano 1993,é o
meu primeiro carro, macio e confortável para viagem e rende bem a viagem, com boa estabilidade, dando uma sensação de boa segurança e gosto muito dele, ainda tenho sonho de deixa ele bem arrumado,mais primeiro tenho que, tirar a compreensão que está subindo na vareta do carte,fazendo a parte de baixo do motor, a parte de cimaestá novo, porque foi feito, e dando compreensão não tenho andado nele só ligo vezes enquanto,”o resto só felicidade ” acho que vale apena,arrumar, o corro comprei para carregar minha família, nesta pandemia, apesar de ser meu primeiro carro, não pretendo se desfazer dele nunca, até o momento. Desde já agradeço!!! Anteriormente: Valdenir.
Eu sou dono de um Monza 1988.to fazendo toda a suspensão até motor vou mexer .fiz uma viagem de 1.700km ele se manteve Valente 200 litros de gasolina foi bom vou viajar de novo agora com tudo novo .e melhor carro .
28 de maio de 2021 eu tenho um monza 94 gls fas 3 anos que tenho xo de bola completo estou fazendo o motor completo náo vendo carro muito bom
Eu tenho um único dono tudo original nunca uma série especial 650 já né deram 15 mil não vendo
Boa tarde tenho um Monza tubarão desse , sou apaixonado por esse carro o meu sonho é reforma ele, é o meu primeiro carro