GTI, RS, Si… Veja o significado das siglas dos carros esportivos nacionais

Explicamos o que querem dizer as nomenclaturas que designam automóveis icônicos produzidos em série no Brasil

Por Alexandre Carneiro24/03/19 às 11h11

Algumas siglas de carros esportivos tornaram-se tão famosas quanto as marcas de seus fabricantes. Afinal, elas denominaram modelos icônicos e povoaram os sonhos de gerações de consumidores. Mas você sabe o que elas significam? Confira nosso listão com a definição de 15 abreviaturas de veículos “quentes” fabricados em série no Brasil.

15. GTI

Carros esportivos nacionais: Golf GTI

No Brasil, essa sigla celebrizou-se nos carros esportivos da Volkswagen. Modelos como Gol, Pointer e Parati (essa última com motor 2.0 16 válvulas) tornaram-se sonhos de consumo no século passado. Atualmente, essa denominação é usada na versão de alto desempenho do Golf. Interessante notar que houve uma mudança na grafia: inicialmente, era GTi, com o “i” minúsculo. Depois, passou a ser GTI, com todas as letras em caixa alta.

Isso acontece porque o significado também mudou um pouco. Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador. Bem como convém aos carros esportivos!

Ocorre que a injeção eletrônica popularizou-se rapidamente e deixou de ser um diferencial dessas versões. A Volkswagen, então, fez uma mudança sutil na sigla, transformando-a em GTI. O significado, então, passou a ser Gran Turismo International.

Vale lembrar que a marca alemã não é a única a designar seus esportivos com a insígnia GTI. Na Europa, a Peugeot a utiliza, ao passo que a Suzuki também chegou a adotá-la no passado.

A próxima sigla também vai agradar os fãs da Volkswagen. Vire a página e descubra!

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (30 votos, média: 4,77 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Elver Catein Moraes 8 de abril de 2019

    Conforme disse o amigo acima, e eu também já escrevi em outros posts. li a primeira página e cansei. Essa coisa de por um item por página cansa os leitores, nós sabemos que é para dar mais propaganda e lucrar mais, mas vocês vão acabar perdendo seus leitores….

  • Avatar
    Erley Rodrigues 25 de março de 2019

    Comecei a ler e já no primeiro texto fui obrigado a parar. Vocês tem a coragem de escrever que o Gol GTI usava esta sigla e atualmente é usada pelo Golf GTI… Tenham dó! O Golf GTi foi lançado na Alemanha na década de 70!

    • Alexandre Carneiro
      Alexandre Carneiro 26 de março de 2019

      Caro Erley,
      A matéria diz respeito a esportivos nacionais: isso é explicado já no título. E, no Brasil, o primeiro esportivo da Volkswagen a usar a sigla GTi foi o Gol. Em momento algum dissemos que esse modelo estreou tal nomenclatura em âmbito mundial.

  • Avatar
    Antonio Donizeti Martins 25 de março de 2019

    LT é o contrário de TL (lembra aquele carro da VW?). TL = Touring luxo. LT = Luxury touring. LTZ = Luxury Touring + Z (última letra do alfabeto), querendo dizer que é a Última moda, o topo de linha.

  • Avatar
    Alessandro 24 de março de 2019

    Alguém pode informar o significado LT e LTZ nos carros da Chevrolet?

  • Avatar
    Antonio Donizeti Martins 24 de março de 2019

    Não seria mais simples e objetivo colocar as siglas e seus significados em apenas uma página ? Não tive paciência para virar todas as páginas. Mas é provável que tenham lembrado do DODGE CHARGER RT. (quando eu era criança, tinha um vizinho que tinha um, e todos diziam que RT queria dizer: RICO TROUXA), porque aquele 8 cilindros bebia.

Avatar
Deixe um comentário