Carros com apelidos ‘animais’: veja 7 modelos xarás de bichos

Por diferentes motivos, alguns veículos são comparados a bichos; confira os exemplares dessas espécies que habitam o mercado brasileiro

af golf
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 17/03/2018 às 08h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h29

O que automóveis e bichos têm em comum? A resposta pode não ser tão óbvia, mas há quem enxergue diversas semelhanças, a ponto de alguns carros ganharem apelidos ligados à integrantes da fauna. Diretamente das selvas para as garagens, preparamos uma lista com sete modelos animais!

Confira o listão de carros com apelidos de bichos:

1. Capivara: Chevrolet Spin

Carros com apelidos animais: Chevrolet Spin é chamada de capivara
Chevrolet | Divulgação

Os faróis espichados para as laterais e a enorme grade frontal, associados à configuração monovolume da carroceria, deram ao Spin um aspecto de… capivara.

Vai dizer que esses elementos não lembram o focinho pronunciado, os olhos puxados e o porte parrudo do maior roedor do planeta? As semelhanças, porém, devem terminar neste ano, pois a Chevrolet já prepara uma reestilização para o modelo.

2. Tubarão: Chevrolet Monza e Chevette

Predador mais temido dos mares, o tubarão tem dois xarás que habitam o asfalto: o Monza, que ganhou esse apelido após ser reestilizado em 1991, e o Chevette, em sua primeira linhagem, que foi de 1973 a 1978.

O primeiro veículo até podia intimidar nas ruas do início dos anos 90, devido a seus motores 2.0 que podiam gerar de 110 a 121 cv de potência (valores respeitáveis para a época), dependendo do combustível e do tipo de injeção. Mas o segundo nunca foi lá muito temido, ao menos se a mecânica for original de fábrica. Afinal, seu propulsor 1.4 desenvolve, no máximo, 72 cv de potência bruta na versão esportiva GP II.

3. Cabrita: Volkswagen Kombi Pick-up

Carros com apelidos animais: Volkswagen Kombi Pick-up é a "cabrita" do asfalto
Volkswagen | Divulgação

Pode olhar à vontade: você não vai encontrar semelhanças estéticas entre a Kombi Pick-up e o mamífero do gênero capra. O que faz, então a caminhonete pertencente à primeira linha de carros utilitários da marca figurar entre os que têm apelidos de animais?

No caso do utilitário da Volkswagen, o apelido não se deve à aparência, e sim à dureza da suspensão, que o faz “pular como uma cabrita” em pisos irregulares.

4. Besouro: Volkswagen Fusca

Carros com apelidos animais: Volkswagen Fusca é chamado de besouro
Volkswagen | Divulgação

No mundo inteiro, as formas aredondadas da carroceria fizeram as pessoas associarem o primeiro e mais famoso automóvel da Volkswagen a animais, mais precisamente a insetos. Na Alemanha, seu país de origem, o modelo ficou conhecido como Käfer (escaravelho), enquanto os italianos o chamam de Maggiolino (joaninha).

No Reino Unido e nos Estados Unidos, popularizou-se como besouro (beetle), apelido também utilizado no Brasil. Por aqui, porém, o nome mais comum, que também nasceu informalmente e acabou sendo adotado pela fábrica, é Fusca, corruptela da palavra Volks.

5. Sapão: Volkswagen Golf

Carros com apelidos animais: Volkswagen Golf de quarta geração é chamado de sapão
Volkswagen | Divulgação

É preciso exercitar a imaginação para apontar semelhanças entre um sapo e o Golf de quarta geração, antes da reestilização de 2007. Pelo visto, existem muitas pessoas com a mente fértil, pois o apelido pegou: atualmente, o cognome é utilizado de modo generalizado pelo Brasil afora.

6. Cavalinho: Ford Corcel

Carros com apelidos animais: Corcel, da Ford, é sinônimo de cavalinho
Ford | Divulgação

Corcel é sinônimo de cavalo de raça: trata-se de uma palavra mais pomposa para designar o mais famoso tipo de equino do planeta. Por isso, não chega a surpreender que algumas pessoas tenham simplificado o vocabulário e começado a chamar o modelo da Ford simplesmente de cavalinho.

7. Jacaré: Scania L, LS e LT 111

Scania 111 "jacaré" é um dos animais das estradas
Scania | Divulgação

Esse veículo pode até não pertencer ao gênero dos carros, mas certamente faz parte do reino dos animais, ao menos no que diz respeito a um de seus apelidos. O para choque robusto, os para-lamas saltados e as enormes tomadas de ar, associadas ao capô comprido, fazem muita gente enxergar nele as formas de um jacaré.

Além do mais, assim como o réptil, o Scania 111 esbanja força e, apesar de existir em praticamente todo o território brasileiro, podia ser visto com maior incidência no passado.

Lembrou de mais algum? Cite-o nos comentários!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rael 31 de janeiro de 2021

O Fiat Punto também era chamado de capivara.
E há ainda os clássicos carros com traseira “rabo de peixe”

Avatar
George 29 de janeiro de 2021

Como podem esquecer o Chevette Jacaré,
1Geracao Tubarão
2Geracao Jacaré

Avatar
Cássio Guido 22 de novembro de 2020

Não é nome de animal, mas era uma apelido bem pitoresco, o Willys Gordini, tinha apelido de “LEITE GLÓRIA”, por que se batia , desmanchava todo .

Avatar
Nelson Carrico Filho 24 de agosto de 2023

Na verdade o slogan do LEITE GLÓRIA era DESMANCHA SEM BATER e como diziam as más línguas da época, o carro também “desmanchava sem bater”, devido à má qualidade do material e da pintura usadas.

Avatar
Pai da Gi 2 de maio de 2019

Fiat Punto bull terrier

Avatar
Wagner 31 de agosto de 2018

Segunda geração da S-10 , era chamada de Pitbull, outros dois modelos que não se referem à animais mais que viraram lenda, gol chaleira e logo em seguida o gol chinezinho por causa dos faróis menores. O Veloster é até hoje Lentoster em razão do falho motor. Caminhão Scania com motor abaixo do acento era o Cara Chata. A Mobilete era chamada de Vespinha. Espero ter contribuído. Forte abraço

Avatar
Anderson 27 de fevereiro de 2021

E a Tombilux? Acho q não preciso dizer o nome original….

Avatar
Cicero Roberto 6 de agosto de 2018

Tenho um sapão, é o Escort.

Avatar
Carlos Humberto Araujo 5 de agosto de 2018

Faltou o Zé do Caixão.
O Volks 4 portas.
Alguém lembra?
Meu primeiro carro, 1978.
Rsrsrs ?

Avatar
Julius 5 de agosto de 2018

O fusca era a baratinha. Fox é raposa.

Avatar
Diogo 5 de agosto de 2018

Faltou S10 Pitbull.

Avatar
claudemiro lima 5 de agosto de 2018

observem o Elantra,vejam a semelhança que tem com as rãzinhas da Amazônia, aquelas usadas em rituais alucinógenos indígenas.

Avatar
Fabrício 5 de agosto de 2018

Para falar a verdade o Renault Duster que parece uma capivara e não o spin.

Avatar
Cássio Guido 22 de novembro de 2020

Não é nome de animal, mas era uma apelido bem pitoresco, o Willys Gordini, tinha apelido de “LEITE GLÓRIA”, por que se batia , desmanchava todo .

Avatar
Luiz 4 de agosto de 2018

Fiat.:brava parece um bagre

Avatar
Caco 23 de outubro de 2020

Kkkkk…é mesmo

Avatar
Marcus 2 de julho de 2018

Realmente se for comparar o Corcel com o Mustang, o Corcel é um cavalinho perto do grande esportivo o Cavalo ”Selvagem” Mustang !

Avatar
Julio Cesar de castro 23 de junho de 2018

Ford ka famosa jia

Avatar
thiago delforni vieira 18 de março de 2018

vcs esqueceram do onibus da cometa o famoso dinossauro

Avatar
Deixe um comentário