Carros “animais”: veja sete modelos xarás de bichos

Por diferentes motivos, alguns veículos ganharam apelidos que remetem a animais; confira quais são os exemplares dessas espécies que habitam o mercado brasileiro

Por Alexandre Carneiro17/03/18 às 08h30

O que automóveis e bichos têm em comum? A resposta pode não ser tão óbvia, mas há quem enxergue diversas semelhanças, a ponto de alguns modelos ganharem apelidos ligados à integrantes da fauna. Diretamente das selvas para as garagens, preparamos uma lista com sete modelos animais! Veja só:

Capivara: Chevrolet Spin

Nomes animais: Chevrolet Spin tem o apelido de capivara
Chevrolet | Divulgação

Os faróis espichados para as laterais e a enorme grade frontal, associados à configuração monovolume da carroceria, deram ao Spin um aspecto de… capivara. Vai dizer que esses elementos não lembram o focinho pronunciado, os olhos puxados e o porte parrudo do maior roedor do planeta? As semelhanças, porém, devem terminar neste ano, pois a Chevrolet já prepara uma reestilização para o modelo.

Tubarão: Chevrolet Monza e Chevette

Predador mais temido dos mares, o tubarão tem dois xarás que habitam o asfalto: o Monza, que ganhou esse apelido após ser reestilizado em 1991, e o Chevette, em sua primeira linhagem, que foi de 1973 a 1978. O primeiro veículo até podia intimidar nas ruas do início dos anos 90, devido a seus motores 2.0 que podiam gerar de 110 a 121 cv de potência (valores respeitáveis para a época), dependendo do combustível e do tipo de injeção. Mas o segundo nunca foi lá muito temido, ao menos se a mecânica for original de fábrica: seu propulsor 1.4 desenvolve, no máximo, 72 cv de potência bruta na versão esportiva GP II.

Cabrita: Volkswagen Kombi Pick-up

Nomes animais: Volkswagen Kombi Pick-up é a "cabrita" do asfalto
Volkswagen | Divulgação

Pode olhar à vontade: você não vai encontrar semelhanças estéticas entre a Kombi Pick-up e o mamífero do gênero capra. No caso do utilitário da Volkswagen, o apelido não se deve à aparência, e sim à dureza da suspensão, que o faz “pular como uma cabrita” em pisos irregulares.

Besouro: Volkswagen Fusca

Nomes animais: Volkswagen Fusca é chamado de besouro

No mundo inteiro, as formas aredondadas da carroceria fizeram as pessoas associarem o primeiro e mais famoso automóvel da Volkswagen a animais, mais precisamente a insetos. Na Alemanha, seu país de origem, o modelo ficou conhecido como Käfer (escaravelho), enquanto os italianos o chamam de Maggiolino (joaninha). No Reino Unido e nos Estados Unidos, popularizou-se como besouro (beetle), apelido também utilizado no Brasil. Por aqui, porém, o nome mais comum, que também nasceu informalmente e acabou sendo adotado pela fábrica, é Fusca, corruptela da palavra Volks.

Sapão: Volkswagen Golf

Nomes animais: Volkswagen Golf de quarta geração é chamado de sapão
Volkswagen | Divulgação

É preciso exercitar a imaginação para apontar semelhanças entre um sapo e o Golf de quarta geração, antes da reestilização de 2007. Pelo visto, existem muitas pessoas com a mente fértil, pois o apelido pegou: atualmente, o cognome é utilizado de modo generalizado pelo Brasil afora.

Cavalinho: Ford Corcel

Nomes animais: Corcel, da Ford, é sinônimo de cavalinho

Corcel é sinônimo de cavalo de raça: trata-se de uma palavra mais pomposa para designar o mais famoso tipo de equino do planeta. Por isso, não chega a surpreender que algumas pessoas tenham simplificado o vocabulário e começado a chamar o modelo da Ford simplesmente de cavalinho.

Jacaré: Scania L, LS e LT 111

Scania 111 "jacaré" é um dos animais das estradas
Scania | Divulgação

Esse veículo pode até não pertencer ao gênero dos carros, mas certamente faz parte do reino dos animais. O para choque robusto, os para-lamas saltados e as enormes tomadas de ar, associadas ao capô comprido, fazem muita gente enxergar nele as formas de um jacaré. Além do mais, assim como o réptil, o Scania 111 esbanja força e, apesar de existir em praticamente todo o território brasileiro, podia ser visto com maior incidência no passado.

Lembrou de mais algum? Cite-o nos comentários!

Veja mais sobre:


1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • thiago delforni vieira 18 de Março de 2018

    vcs esqueceram do onibus da cometa o famoso dinossauro

Deixe um comentário