Chevrolet S10 2017 High Country: veja prós e contras da picape

Avaliamos a Chevrolet S10 High Country e contamos tudo sobre a nova picape para você, entre os prós e os contras!

s10hc3
Por Sérgio Melo
Publicado em 03/04/2016 às 16h39
Atualizado em 18/03/2020 às 18h07

Depois de perder espaço para Toyota Hilux, Ford Ranger, Fiat Toro — e até para Renault Duster Oroch — a Chevrolet decidiu mexer na Chevrolet S10 2017 para tentar recuperar o terreno perdido. Muita coisa mudou.

LEIA MAIS:

A grade do radiador cresceu e é integrada aos faróis, que foram redesenhados e ganharam luzes diurnas em LEDs. O capô exibe detalhe em baixo relevo na região posterior. Na traseira, a única novidade é a câmera de ré embutida sob a maçaneta de abertura da tampa.

Além das alterações estéticas à Chevrolet S10 2017, foram modificados pequenos elementos, como defletores e vedações, para reduzir o arrasto aerodinâmico e o ruído gerado pelo vento.

Por dentro, novo painel de instrumentos, forração das portas remodeladas e revestimentos mais agradáveis ao toque.

Permanecem os motores 2.4 Flex de 206 cv de potência e 27,3 kgfm de torque e o 2.8 diesel com 200 cv e 51 kgfm.

As novidades mecânicas da Chevrolet S10 2017 começam pela direção elétrica, que permite maior conforto nas manobras e firmeza na estrada, incluindo reações inteligentes — como compensar a inclinação da pista para o motorista não ter de ficar fazendo força à toa nas retas.

Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 2017

Para maior conforto e redução do nível de ruído, foram adotados novos coxins na suspensão e nos suportes da carroceria, assim como amortecedores com válvulas especiais que reduziram perceptivelmente o desconforto em terrenos irregulares.

A tração da Chevrolet S10 2017 é 4X2 de 6 marchas na versão flex e 4X2 ou 4X4 com motorização diesel.

Principais mudanças na Chevrolet S10 2017

As maiores novidades da S10, contudo, estão presentes na eletrônica. A picape ganhou sistema de alerta de colisão em caso de aproximação perigosa do automóvel a frente, que pisca luzes sobre o para-brisa e faz soar um alerta pelos alto-falantes.

O problema é que o recurso apenas alerta acerca do perigo e não faz mais nada. Se houvesse frenagem autônoma que detivesse automaticamente o veiculo seria muito melhor.

Outro sistema interessante da Chevrolet S10 2017 é o alerta sobre a saída da faixa de rodagem, mas que também deixa a desejar.

Da mesma forma que o anterior, emite sinal sonoro ao cruzar uma das demarcações da pista, mas não treme o volante e tampouco corrige a direção para o condutor.

Serviço de concierge OnStar

Apesar de a maioria dos recursos só funcionarem em locais cobertos por telefonia celular, destaque especial deve ser dado para o sistema OnStar, presente em todas as versões. Além das funções de segurança, age como se fosse uma secretária ao seu dispor.

Ao toque de um botão, uma pessoa (de verdade, e não uma central eletrônica) entra em conversação por meio de um sistema de telefonia embutido no carro e pode fazer para o condutor reservas em hotéis, informar sobre notícias ou enviar para o GPS do veículo quaisquer rotas.

Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 2017

Outras funções da Chevrolet S10 2017 podem ser acionadas por aplicativo no celular, como limite de velocidade, raio máximo de funcionamento ao entregar o veículo para o manobrista e alerta de região de rodízio ou restrição de tráfego.

Outro conforto é o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e espelhamento para o celular. O sistema MyLink2 traz Apple Carplay e Google Android Auto.

Guiando a Chevrolet S10 2017

No teste dinâmico em estradas asfaltadas, de terra e em circuito off-road, a evolução do modelo é perceptível. Além de pular menos, a picape está mais silenciosa e equilibrada.

No barro, venceu com facilidade todos os obstáculos, incluindo elevados ângulos de entrada e saída, atoleiros, regiões alagadas com água até o capô (embora isso não seja permitido nas instruções constantes do manual do proprietário), inclinações laterais e muito mais.

Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 2017

Andando apenas com a versão diesel, automática e descarregada, a Chevrolet S10 2017 mostrou muita força em baixas rotações, respostas firmes nas ultrapassagens e facilidade para manter altas velocidades.

A transmissão é suave e bastante rápida nas mudanças. Nas curvas a estabilidade inspirou confiança, sem maiores inclinações. Mas a tração nas 4 rodas não é full-time, depende de acionamento voluntário por meio de botão no painel.

Itens de segurança da Chevrolet S10 2017

Quanto à segurança, apenas as versões mais completas da S10 possuem controles eletrônicos de tração, estabilidade, partidas em rampas, da pressão dos pneus e da velocidade em descidas íngremes.

Todas as versões da Chevrolet S10 2017 contam com apenas dois airbags — mais do que isso não é disponível nem como opcional.

O controlador de velocidade é convencional e não mantém automaticamente distância do veículo à frente quando o trânsito se torna mais lento que a velocidade programada, como nos sistemas adaptativos adotados em diversos veículos na mesma faixa de preço.

Ficha técnica

Chevrolet S10 High Country 4X4 2.8 turbodiesel automática

  • Motor: 2.8 16V, injeção direta, turbodiesel
  • Potência: 200 cv @ 3.600 rpm
  • Torque: 51 kgfm @ 2.000 rpm
  • Câmbio: Automático sequencial, seis marchas
  • Direção: Assistência elétrica; tração 4X4
  • Suspensão: Dianteira com braços articulados, traseira por feixe de molas
  • Dimensões: 5,40 m (comp), 1,87 m (lar), 1,84 m (alt), 3,01 m (entre-eixos)
  • Freios: Discos ventilados na frente, tambores atrás
  • Rodas e pneus: 265/60 R18
  • Tanque de combustível: 76 litros
  • Capacidade da caçamba: 1.061 litros
  • Carga útil: 1.049 kg (1 tonelada)
  • Peso (ordem de marcha): 2.101 kg
  • Garantia de fábrica: 3 anos
  • Opcionais: Pintura metálica (R$ 1.650)

Preço de lançamento da Chevrolet S10 2017

Em seu lançamento, a picape na versão High Country tinha preço sugerido de R$ 175.990

Fotos Chevrolet | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário