Chevrolet S10 High Country 4×4 2.8 turbodiesel AT

Avaliamos a Chevrolet S10 High Country e contamos tudo sobre a picape para você, entre os prós e os contras!

Por Sérgio Melo03/04/16 às 16h39

Depois de perder espaço para Toyota Hilux, Ford Ranger, Fiat Toro — e até para Renault Duster Oroch — a Chevrolet decidiu mexer na S10 em 2016, para tentar recuperar o terreno perdido. Muita coisa mudou. A grade do radiador cresceu e é integrada aos faróis, que foram redesenhados e ganharam luzes diurnas em LEDs. O capô exibe detalhe em baixo relevo na região posterior. Na traseira, a única novidade é a câmera de ré embutida sob a maçaneta de abertura da tampa. Além das alterações estéticas, foram modificados pequenos elementos, como defletores e vedações, para reduzir o arrasto aerodinâmico e o ruído gerado pelo vento. Por dentro, novo painel de instrumentos, forração das portas remodeladas e revestimentos mais agradáveis ao toque.

Confira também nossa avaliação em vídeo:

Permanecem os motores 2.4 Flex de 206 cv de potência e 27,3 kgfm de torque e o 2.8 diesel com 200 cv e 51 kgfm. As novidades mecânicas começam pela direção elétrica, que permite maior conforto nas manobras e firmeza na estrada, incluindo reações inteligentes — como compensar a inclinação da pista para o motorista não ter de ficar fazendo força à toa nas retas. Para maior conforto e redução do nível de ruído, foram adotados novos coxins na suspensão e nos suportes da carroceria, assim como amortecedores com válvulas especiais que reduziram perceptivelmente o desconforto em terrenos irregulares. A tração é 4X2 de 6 marchas na versão flex e 4X2 ou 4X4 com motorização diesel.

Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 2017

Principais mudanças

As maiores novidades da S10, contudo, estão presentes na eletrônica. A picape ganhou sistema de alerta de colisão em caso de aproximação perigosa do automóvel a frente, que pisca luzes sobre o para-brisa e faz soar um alerta pelos alto-falantes. O problema é que o recurso apenas alerta acerca do perigo e não faz mais nada. Se houvesse frenagem autônoma que detivesse automaticamente o veiculo seria muito melhor.

Outro sistema interessante é o alerta sobre a saída da faixa de rodagem, mas que também deixa a desejar. Da mesma forma que o anterior, emite sinal sonoro ao cruzar uma das demarcações da pista, mas não treme o volante e tampouco corrige a direção para o condutor.

Uma secretária “a seu dispor”

Apesar de a maioria dos recursos só funcionarem em locais cobertos por telefonia celular, destaque especial deve ser dado para o sistema OnStar, presente em todas as versões. Além das funções de segurança, age como se fosse uma secretária ao seu dispor. Ao toque de um botão, uma pessoa (de verdade, e não uma central eletrônica) entra em conversação por meio de um sistema de telefonia embutido no carro e pode fazer para o condutor reservas em hotéis, informar sobre notícias ou enviar para o GPS do veículo quaisquer rotas. Outras funções podem ser acionadas por aplicativo no celular, como limite de velocidade, raio máximo de funcionamento ao entregar o veículo para o manobrista e alerta de região de rodízio ou restrição de tráfego. Outro conforto é o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque e espelhamento para o celular. O sistema MyLink2 traz Apple Carplay e Google Android Auto.

Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 2017

Guiando a picape

No teste dinâmico em estradas asfaltadas, de terra e em circuito off-road, a evolução do modelo é perceptível. Além de pular menos, a picape está mais silenciosa e equilibrada. No barro, venceu com facilidade todos os obstáculos, incluindo elevados ângulos de entrada e saída, atoleiros, regiões alagadas com água até o capô (embora isso não seja permitido nas instruções constantes do manual do proprietário), inclinações laterais e muito mais.

Andando apenas com a versão diesel, automática e descarregada, o modelo mostrou muita força em baixas rotações, respostas firmes nas ultrapassagens e facilidade para manter altas velocidades. A transmissão é suave e bastante rápida nas mudanças. Nas curvas a estabilidade inspirou confiança, sem maiores inclinações. Mas a tração nas 4 rodas não é full-time, depende de acionamento voluntário por meio de botão no painel.

Itens de segurança

Quanto à segurança, apenas as versões mais completas da S10 possuem controles eletrônicos de tração, estabilidade, partidas em rampas, da pressão dos pneus e da velocidade em descidas íngremes. Todas as versões contam com apenas dois airbags — mais do que isso não é disponível nem como opcional. O controlador de velocidade é convencional e não mantém automaticamente distância do veículo à frente quando o trânsito se torna mais lento que a velocidade programada, como nos sistemas adaptativos adotados em diversos veículos na mesma faixa de preço.

Chevrolet S10
Nova Chevrolet S10 2017

FICHA TÉCNICA
Chevrolet S10 High Country 4X4 2.8 turbodiesel AT

Motor: 2.8 16V, injeção direta, turbodiesel
Potência: 200 cv @ 3.600 rpm
Torque: 51 kgfm @ 2.000 rpm
Câmbio: Automático sequencial, seis marchas
Direção: Assistência elétrica; tração 4X4
Suspensão: Dianteira com braços articulados, traseira por feixe de molas
Dimensões: 5,40 m (comp), 1,87 m (lar), 1,84 m (alt), 3,01 m (entre-eixos)
Freios: Discos ventilados na frente, tambores atrás
Rodas e pneus: 265/60 R18
Tanque de combustível: 76 litros
Capacidade da caçamba: 1.061 litros
Carga útil: 1.049 kg (1 tonelada)
Peso (ordem de marcha): 2.101 kg
Garantia de fábrica: 3 anos
Opcionais: Pintura metálica (R$ 1.650)
Preço sugerido: R$ 175.990

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