Curte picape? Veja os modelos que virão em 2020 e 2021

Os próximos anos prometem lançamentos de picapes dos mais diversos tamanhos e propostas: separamos 10 modelos que valem a pena esperar

Por AutoPapo 25/11/19 às 13h10

Os picapeiros de plantão já podem tomar remédio para a ansiedade. Os próximos anos prometem lançamentos de picapes dos mais diversos tamanhos e propostas. Tem desde nova geração da picape líder no mercado brasileiro, até variante de jipão off-road, passando por novas integrantes do segmento de médio-compactas e motores inéditos para modelos consagrados. O AutoPapo separou 10 modelos que vêm por aí para ver qual caçamba faz mais a tua cabeça.

Fiat Strada

A picape Strada é a mais vendida no país é também a de projeto dos mais antigos – do primeiro Palio, de 1996. Finalmente ganhará uma nova geração, entre março e abril de 2020, em cima da plataforma do Argo. O hatch, a propósito, vai inspirar o desenho dianteiro do modelo.

A nova Strada será mais larga e maior, com entre-eixos próximo dos 2,80 m. Dimensões para manter versões cabine estendida e a inédita quatro portas e cinco lugares para a cabine dupla.

Uma pena que a nova Strada vai demorar para estrear os novos motores turbo da FCA, o que deve ocorrer só em 2021. A atual e velha Strada vai perdurar em suas variantes cabine simples e com os manjados motores 1.0 e 1.4 Fire.

Chevrolet Montana

A General Motors está mais atenta ao segmento da Toro, mas não está disposta a deixar a categoria de picapes compactas de bandeja para Fiat Strada e Volkswagen Saveiro. O fabricante planeja uma sucessora da Montana, que hoje sobrevive em apenas duas versões. O projeto é desenvolvido em cima da nova plataforma GEM e teria como base a nova linha Onix. Inclusive os novos motores 1.0 aspirado e turbo. Contudo, é coisa só para 2021 ou 2022.

Fiat Toro

O modelo que inaugurou o segmento de médio-compactas e é a segunda picape mais vendida do país despertou a atenção dos rivais. Enquanto GM, VW, Ford e Hyundai preparam as concorrentes, a Toro se mexe com um face-lift e novos motores no segundo semestre de 2020, já como linha 2021. Além da maquiagem, tem chances de trazer o novo motor 1.3 turbo de esperados 160/170 cv. Este vai ficar abaixo do 2.4 Tigershark e acima do 1.8 E.torQ, que, com o tempo, sairá de linha. As versões com motor turbodiesel continuam.

Volkswagen Tarok

tarok, nova picape da VW
Foto Felipe Boutros | AutoPapo

Depois de causar certo furor no Salão de São Paulo 2018 em forma de conceito, a resposta da Volks para a Toro começa a ser produzida no Paraná ano que vem e chega entre o fim de 2020 e início de 2021. Assim como a rival, a nova picape da Volkswagen usará estrutura monobloco e adotará uma variação da plataforma MQB, de Polo e Virtus.

As dimensões da picape final deverão ficar próxima das do conceito, que tinha 4,91 m de comprimento e quase 3 m de entre-eixos. O motor será o 1.4 turbo de 150 cv.

Picape da GM

Quem também se mexe no segmento de médio-compactas é a GM. O fabricante prepara sua concorrente da Toro para ser produzida já em 2020. No lançamento do Onix Plus, o presidente da GM Mercosul, Carlos Zalenga, admitiu que a nova plataforma GEM será usada também para uma picape maior que a Montana e menor que a S10.

A nova picape da GM estava cotado para ser fabricado em Rosário, na Argentina, mas deve ser produzido em São Caetano do Sul (SP) no ano que vem. O lançamento ficará para 2021. O motor será o 1.4 turbo de 153 cv já usado no Tracker e no Cruze.

Hyundai Santa Cruz

Nova picape hyundai santa cruz concept

A Toro não terá mesmo vida fácil nos próximos anos. A Hyundai já tem a sua representante para disputar o novo segmento de picapes intermediárias. Trata-se da Santa Cruz, que apareceu em 2015 como conceito e teve sua produção recentemente confirmada nos Estados Unidos para 2020.

Segundo a marca sul-coreana, será um veículo mais para o lazer e menos para o transporte de carga. É esperada para o Brasil em 2023. Como usa plataforma do novo Tucson, a produção em Anápolis pelo Grupo Caoa já estaria até sendo estudada.

Toyota Hilux V6

lateral toyota hilux v6

A inédita versão da Hilux em janeiro de 2020 com proposta mais esportiva não só no motor, mas no acerto. Além do V6 aspirado de 243 cv, o modelo recebeu calibragens diferenciadas na suspensão e nos freios. Tudo feito pela Gazoo Racing Sport , a divisão esportiva da Toyota, cuja sigla GR-S batiza a configuração.

Por fora, a Hilux V6  ganha alguns adesivos e grade pontuam o exemplar. Serão apenas 100 unidades com preço que deve ficar entre R$ 200 mil e R$ 215 mil.

Picape Peugeot

changan kaicheng f70 picape peugeot

A marca já deixou claro: a picape da Peugeot vai mirar no sucesso e reputação da Hilux. O modelo será produzido na Argentina. Será apresentada globalmente no fim de 2020 para ganhar as ruas no primeiro semestre de 2021. Sua base, porém, é chinesa. O modelo vai se valer do chassi da Kaicene F70, veículo da Changan, com quem a PSA Peugeot Citroën tem parceria no país asiático.

Mitsubishi L200

mitsubishi l200 triton 2020
Mitsubishi L200 Triton | Divulgação

A L200 Triton já mudou lá fora e sua maquiagem deve chegar à linha de montagem de Catalão (GO) no segundo semestre de 2020, já como linha 2021. O desenho foi claramente inspirado no utilitário esportivo Pajero Sport, lançado no início deste ano, com quem compartilha plataforma.

As versões topo de linha da L200, inclusive, podem receber os itens de condução semiautônoma presentes no SUV médio importado. O motor será o mesmo 2.4 turbodiesel de 190 cv e 44 kgfm, mas o câmbio automático de cinco marchas deve dar lugar a uma transmissão mais moderna, de seis velocidades.

Jeep Gladiator

jeep gladiator 2020 1

Derivada da Wrangler e lançada mundialmente no Salão de Los Angeles de 2018, a Gladiator já foi até registrada pela Jeep no Brasil. Chegará no último trimestre de 2020 com o descolado teto removível, que pode transformá-la em uma picape conversível. Mas tudo pode mudar, a depender da cotação do dólar.

A proposta jipeira ao ar livre e meio “safari” é reforçada, ainda, pelas portas destacáveis e pelo para-brisa basculante. O motor V6 de 289 cv e 35,9 kgfm é o mesmo do jipão que a originou, com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (6 votos, média: 4,33 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário