Chuva de granizo: como dirigir em segurança nessas condições
Meses de chuva forte podem acabar resultando na queda de granizo que danificam os carros; Saiba ao se deparar com essa condição na estrada
Meses de chuva forte podem acabar resultando na queda de granizo que danificam os carros; Saiba ao se deparar com essa condição na estrada
Nos conceitos de direção defensiva ensinados na autoescola um dos tópicos que chamam a atenção é a condição adversa do tempo, que pode ser formado por chuvas fortes ou de granizo, neblina, etc. Essas condições vão influenciar diretamente na forma como o motorista deve dirigir o seu carro para chegar ao destino em condições seguras.
Outubro tem como característica ser um mês com fortes chuvas e algumas regiões do Brasil acabam enfrentando pancadas de granizo. Essa semana, por exemplo, a BR-381 ficou lotada de pedras de granizo após uma chuva que durou cerca de 20 minutos e atrapalhou os condutores que passavam pela região de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. A capital mineira Belo Horizonte também teve registros da chuva de ‘gelo’ nos bairros Castelo e Estoril.
Mas o que o motorista deve fazer quando enfrenta uma situação como essa?
VEJA TAMBÉM:
Essa chuva é acompanhada por pedras de gelo e podem trazer alguns riscos adicionais para quem está na via. De acordo com Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, um dos maiores inconvenientes é o barulho em excesso que pode assustar motoristas desavisados ou inexperientes.
Nesse caso, o condutor precisa manter a calma para não tomar nenhuma atitude imprevisível que pode acabar resultando em um acidente.
Depois de manter a calma, o motorista precisa saber analisar as condições da via, visto que a visibilidade com o granizo é ainda menor do que na chuva padrão.
Caso julgue possível continuar, ele precisa saber que está correndo o risco de danificar a pintura do veículo, além dos faróis e do para-brisa, o que prejudica ainda mais a sua segurança em uma situação como essa.
Mas, caso não se importe e ainda assim queira seguir o caminho, as medidas de precaução são praticamente as mesmas de quando se enfrenta uma chuva normal. Por isso, o condutor deve seguir em uma velocidade compatível para não perder o controle do carro. Se por ventura desistir de seguir o trajeto, procure um local seguro e coberto para esperar a chuva de granizo passar.
Aos motociclistas, a recomendação de Mariano é um pouco mais conservadora e aconselha que eles sempre busquem um lugar coberto para se proteger, afinal, o corpo deles está o tempo todo vulnerável às pedras que caem constantemente do céu.
É comum o para-brisa se quebrar durante uma chuva de granizo e, caso isso aconteça, o motorista deverá agir de forma rápida.
Em casos de vidros laminados, o componente terá apenas algumas rachaduras e estilhaços não deverão voar na direção do condutor nem prejudicar a visibilidade.
No entanto, em casos de vidros temperados o para-brisa vai se trincar em inúmeras partes e reduzir a visão de quem está no volante. Caso isso aconteça, o certo é sinalizar que vai precisar reduzir a velocidade e parar o carro em um local seguro.
Celso Alves ainda explica que, caso os inúmeros estilhaços do para-brisa impossibilitem a visibilidade, é importante que o motorista mantenha as janelas do carro fechada para impedir a entrada excessiva de ar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |