Cinto no banco traseiro: o que o acidente do ex-BBB Rodrigo Mussi nos ensina
O ex-BBB Rodrigo Mussi estava no banco traseiro de um carro de aplicativo sem o cinto de segurança, ele ficou em estado grave após uma batida
O ex-BBB Rodrigo Mussi estava no banco traseiro de um carro de aplicativo sem o cinto de segurança, ele ficou em estado grave após uma batida
Na noite dessa quinta (31) um motorista de aplicativo bateu na traseira de um caminhão na Marginal Pinheiros em São Paulo (SP). O motorista estava com o cinto de segurança e saiu ileso. Porém o passageiro, o ex-BBB Rodrigo Mussi, 36 anos, estava sem o cinto e sofreu múltiplas fraturas pelo corpo e traumatismo craniano.
Segundo o G1, ele foi levado para o Hospital das Clínicas onde passou por uma cirurgia na perna e na cabeça. Ele ficará em estado de observação por 48 horas.
VEJA TAMBÉM:
No Código de Trânsito Brasileiro diz que é obrigatório o uso do cinto de segurança por todos os passageiros de um veículo. O motorista do veículo recebe uma multa grave com penalização no valor de R$ 195,23. Mas a importância do cinto vai além da multa.
O Renault Logan do motorista de aplicativo acertou a traseira de um caminhão e ficou bastante danificado. Porém graças ao cinto de segurança o motorista saiu ileso. Já o passageiro, foi arremessado para a frente e sofreu as lesões que falamos anteriormente.
Conversamos com José Aurélio Ramalho, diretor-presidente Observatório Nacional de Segurança Viária, para explicar a importância do passageiro usar o cinto. Ele explica que o ocorrido é fruto da lei da inércia: um objeto que esteja em movimento tende a continuar em movimento a menos que uma força atue sobre ele.
O passageiro, assim como o carro, está em movimento. Com a batida o carro parou, mas o corpo solto do passageiro continuou em movimento. Ramalho usou como exemplo que em uma colisão a 50 km/h o passageiro é lançado a 15 vezes de seu próprio peso. Ou seja, uma pessoa de 100 kg passa a “pesar” 1,5 tonelada.
No caso desse acidente, o passageiro estava no assento direito sem ninguém a frente. Mas se estivesse atrás do motorista, essa projeção poderia ser fatal para o condutor.
Procuramos a 99, aplicativo pelo qual a viagem de Mussi estava sendo feita, para saber qual é a sua instrução aos motoristas e passageiros sobre o uso do cinto.
A 99 informa que o uso de cinto é obrigatório para todos os usuários, conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro. Para reforçar essa regra, a plataforma conta com políticas no app por meio de seu Guia da Comunidade, que oferece orientações para os usuários sobre a importância do uso de cinto de segurança, mesmo no banco traseiro.”
Atualização: A 99 emitiu outro comunicado após a publicação da matéria. Nele reforça que a empresa já informava da importância de todos os ocupantes usarem o cinto. O comunicado também traz novas políticas do aplicativo para garantir mais segurança.
Dentre as medidas, iniciamos ações massivas de educação e iremos aprimorar as nossas políticas para manter o ambiente mais seguro para todos os usuários. Já está ativa a possibilidade de o motorista cancelar a viagem caso o passageiro se recuse a usar a proteção, sem sanção ao condutor. Também já implementamos banners de avisos adicionais pedindo o uso do cinto de segurança antes e no início das corridas. Em breve, mensagens de voz também serão adicionadas para esse reforço.
Nas próximas semanas, haverá um espaço dedicado para motoristas e passageiros reportarem viagens sem o uso do cinto de segurança – ou seja, com mais facilidade no app. Usuários que desrespeitarem as regras receberão alertas educativos e até bloqueios, em casos de reincidência.
Trabalhamos todos os dias pela nossa comunidade, reforçando direitos e deveres, respeito e cuidado, para um ambiente seguro para todas e todos.”
O Boris já alertou sobre a importância de usar o cinto no banco traseiro:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Meu filho sempre me alertou para isso; de hoje em diante sempre usarei o cinto de segurança, já que sou usuária de táxi. Glória a Deus. Obrigada.