Cinto de segurança no banco traseiro: exija o seu uso

Antes de sair com o carro, exija que todos estejam usando o cinto de segurança; inclusive os passageiros que vão atrás

capa cinto portal
Por Boris Feldman
Publicado em 20/06/2019 às 13h36
Atualizado em 04/10/2019 às 14h09

Eu definitivamente não consigo entender porque os passageiros de um automóvel, sentados atrás, acham ser desnecessário afivelar o cinto de segurança. Até já perguntei para alguns, e eles disseram:”eu estou protegido pelo encosto do banco dianteiro. Eu estou protegido porque não tem volante, não tem painel na minha frente.”

Está protegido coisa nenhuma! Quando o carro bate a 50, 60 km/h, o passageiro que está atrás é arremessado contra o banco da frente com toneladas de peso. Muitas vezes ele acaba ferindo, ou até matando, o motorista ou o passageiro que está na frente.

E mais: e quando o carro capota lateralmente, abre a porta, e o passageiro lá atrás é cuspido para fora do carro e, em geral, bate o crânio no asfalto e, provavelmente virá a óbito?

Todas essas questões são colocadas para os passageiros que vão no banco traseiro. Mas, ainda têm alguns que falam: “a lei não exige, ela só diz que o motorista e o passageiro na frente são obrigados a usar o cinto.”

Bobagem! A lei diz que todos os passageiros do carro são obrigados a afivelar o cinto de segurança.

cinto seguranca
Cinto de segurança no banco traseiro – Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adriana Gerloff 2 de janeiro de 2022

Os protetores para cinto de segurança, usados pra reduzir o atrito do cinto com o ombro, comprometem o funcionamento do dispositivo? Eles são proibidos?

Avatar
Mário de Medeiros Pacheco Júnior 14 de julho de 2021

O que mais me incomoda são as cenas de telenovelas onde os ocupantes do banco traseiro nunca, mas nunca usam o cinto de segurança na cen. Inclusive um dia desses ví uma cena onde duas crianças estavam soltas no banco de trás enquanto segundo a cena o motorista seguia pela Via Dutra já que dizia estar indo da cidade de São Paulo para o Rio de Janeiro. Um absurdo.

Avatar
Deixe um comentário