Como transportar cachorros – e outros pets – no carro
Animais soltos dentro do veículo são motivo para multas e oferecem risco para eles mesmos e para os demais passageiros
Animais soltos dentro do veículo são motivo para multas e oferecem risco para eles mesmos e para os demais passageiros
O transporte de cachorros e outros animais de estimação ainda gera dúvidas em tutores. E não é pra menos: de acordo com o censo do Instituto Pet Brasil (IPB), de 2021, o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos – são 149,6 milhões de pets.
Para contribuir com a segurança dos “pequenos”, explicamos como carregá-los dentro do carro, quais são os riscos de mantê-los soltos, como fixar os dispositivos de segurança no veículo e o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o assunto.
VEJA TAMBÉM:
Importante ressaltar que deixar o cachorro preso enquanto o transporta é necessário para manter a sua segurança e também a dos demais passageiros. Isso porque, da mesma forma que uma bagagem, um bicho de estimação solto dentro da cabine pode se transformar em um projétil durante uma colisão.
Em outros casos, o pet pode se deslocar para locais perigosos. É comum, por exemplo, que queiram ir para perto dos pés do dono que está ao volante. Assim, vão parar debaixo dos pedais, afetando a condução.
Por isso, o CTB faz algumas proibições com relação ao transporte de pets. Uma delas, no artigo 252, prevê infração média para quem “dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas”.
O comportamento custa R$130,16 ao motorista e também quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já o artigo 235 prevê multa grave, de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, para quem “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”. Este seria o caso, inclusive, dos cachorros que gostam de colocar a cabeça para fora da janela quando estão andando de carro.
Saber quais são as formas mais seguras para transportar animais de estimação é essencial para os tutores. Uma das possibilidades é o cinto de segurança para cachorro. O dispositivo foi desenhado especificamente para o animal.
Como explicam especialistas do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), o cinto de segurança normal não deve ser usado em animais, pois foi desenhado para pessoas. Assim, em caso de acidente ou movimentos bruscos do veículo, ele pode até mesmo machucar o bicho.
O transporte correto e seguro do pet deve ser preferencialmente realizado com bolsas, caixas plásticas de transportes (de preferência forradas com nylon ou tecido) ou com os cintos de segurança próprios e de acordo com o porte do bichinho de estimação”, detalha Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi/Mapfre.
Além disso, de acordo com o Centro, o animal deve ser transportado no banco traseiro. No banco da frente, em caso de freadas bruscas, o pet pode ser atingido e lesionado pelo airbag.
Atenção! O cinto de segurança para animais deve ser feito de material semelhante ao do convencional, e deve ter garras para se conectar aos encaixes do Isofix ou do próprio cinto.
No caso do transporte de cachorros e outros pets no porta-malas, que é questionado por alguns veterinários, a caixa de transporte deve ser bem fixada. Isso para que, em caso de colisão, a caixa não se desloque.
É possível encontrar cinto de segurança para cachorro e outros acessórios para transporte em pet shops, lojas on-line e redes especializadas. Além disso, algumas fabricantes de carro oferecem sua própria linha.
A Chevrolet, por exemplo, lançou um pacote de acessórios para a Spin que inclui opcionais para animais de estimação. Segundo a marca, o pacote atendia cachorros e gatos, e incluía cadeirinha, capa de proteção para bancos, guia retrátil, guia para ser conectada ao fecho do cinto de segurança, bolsa de passeio e caixa transportadora.
Outra empresa do setor que já ofereceu acessórios para o transporte de animais foi a Land Rover. Os Pet Packs foram lançados com:
Em 2018, a Nissan lançou no Brasil uma versão do Kicks com preparação especial para pets.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |