[Impressões] Civic Si 2018 anda muito, mas o preço é salgado
Versão é importada com motor 1.5 turbo de 208 cv de potência e 26,5 kgfm de torque e está tabelada em R$ 159,9 mil
Versão é importada com motor 1.5 turbo de 208 cv de potência e 26,5 kgfm de torque e está tabelada em R$ 159,9 mil
O Velo Città, autódromo particular próximo a Campinas (SP), foi o palco da apresentação do novo Honda Civic Si 2018, o esportivo da comportada e elegante linha, totalmente reformulado. São 208 cv de potência e torque de 26,5 kgfm entre 2.100 e 5.000 rpm. O modelo ainda recebeu muitas alterações na suspensão e em diversos outros sistemas.
O motor 1.5 turbo, apesar de decepcionar na potência – com apenas 2 cv a mais em relação o utilizado na geração anterior de aspiração natural – tem torque muito maior! Não são só os 3 kgfm a mais: o mais importante é que a entrega do valor máximo começa muito antes.
Enquanto o anterior só mostrava do que era capaz aos 4.400 rpm, esse já disponibiliza toda a força a partir das 2.100 rotações. É muito mais fôlego e menos trocas de marchas.
Andando forte na pista do autódromo, nas curvas o novato Civic Si 2018 agrada muito. Não só pelas molas recalibradas, amortecedores ativos com válvulas elétricas, direção com relação e assistência variáveis e pneus aro 18, 235, perfil baixo.
O diferencial com escorregamento limitado faz muita diferença: acabou aquela tendência de sair de frente quando se acelera nas curvas.
O freio não mostrou bom comportamento em uso severo. Embora o Civic Si 2018 não seja um veículo desenvolvido para competições, mesmo em um inocente track day ele pode dar problemas. Andando no limite, após apenas quatro voltas na pista do Velo Città, os freios esquentaram muito e foi necessário dar um tempinho para o sistema respirar.
Os discos em ferro fundido deveriam ser maiores que os de 12,3 polegadas adotadas ou ter material ser mais resistente. Um dos maiores destaques é a inédita possibilidade de escolher o perfil de desempenho.
Bastante redondo e confortável no modo normal, ao acionar uma tecla no console ele se torna mais firme e nervoso, devido à alteração eletrônica no comportamento dos amortecedores, direção e perfil de respostas do acelerador.
O acabamento é simples, mas agrada. Os destaques no painel são o acelerômetro, que mostra a intensidade das frenagens e força “G” nas curvas, e o cronômetro de “volta” para facilitar as suas tomadas de tempo.
Mas nem tudo é esportividade bruta no Civic Si 2018: há sistema multimídia com som hi-fi e conexão para smartphone, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, teto solar, pedaleiras esportivas, câmera de ré e sensor de chuva.
No pacote de segurança, estão seis airbags, controles de tração e estabilidade e câmera para supervisão de pontos cegos do lado direito. Esqueça os sistemas de auxílio ao motorista, como direção e frenagem autônomos, controlador de velocidade adaptativo e outras mordomias; a condução é toda sua.
Comercialmente, a própria marca mostra pretensões modestas, trazendo, inicialmente, apenas 60 unidades. O preço de R$ 159,9 mil pedido pelo Civic Si 2018 é salgado, sobretudo por que o eterno concorrente VW Golf GTI oferece maior potência, conteúdo incomparavelmente superior e ainda custa 15 % a menos.
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Sou fã do Civic e do Civic SI. Se dinheiro não fosse problema, comprava feliz da vida.