[Impressões] Civic Si 2018 anda muito, mas o preço é salgado

Versão é importada com motor 1.5 turbo de 208 cv de potência e 26,5 kgfm de torque e está tabelada em R$ 159,9 mil

honda civic si 2018 65
Por Sérgio Melo
Publicado em 12/04/2018 às 19h54
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

O Velo Città, autódromo particular próximo a Campinas (SP), foi o palco da apresentação do novo Honda Civic Si 2018, o esportivo da comportada e elegante linha, totalmente reformulado. São 208 cv de potência e torque de 26,5 kgfm entre 2.100 e 5.000 rpm. O modelo ainda recebeu muitas alterações na suspensão e em diversos outros sistemas.

O motor 1.5 turbo, apesar de decepcionar na potência – com apenas 2 cv a mais em relação o utilizado na geração anterior de aspiração natural – tem torque muito maior! Não são só os 3 kgfm a mais: o mais importante é que a entrega do valor máximo começa muito antes.

Enquanto o anterior só mostrava do que era capaz aos 4.400 rpm, esse já disponibiliza toda a força a partir das 2.100 rotações. É muito mais fôlego e menos trocas de marchas.

Andando forte na pista do autódromo, nas curvas o novato Civic Si 2018 agrada muito. Não só pelas molas recalibradas, amortecedores ativos com válvulas elétricas, direção com relação e assistência variáveis e pneus aro 18, 235, perfil baixo.

O diferencial com escorregamento limitado faz muita diferença: acabou aquela tendência de sair de frente quando se acelera nas curvas.

civic si 2018 foi lançado pela Honda
Honda | Divulgação

O freio não mostrou bom comportamento em uso severo. Embora o Civic Si 2018 não seja um veículo desenvolvido para competições, mesmo em um inocente track day ele pode dar problemas. Andando no limite, após apenas quatro voltas na pista do Velo Città, os freios esquentaram muito e foi necessário dar um tempinho para o sistema respirar.

Os discos em ferro fundido deveriam ser maiores que os de 12,3 polegadas adotadas ou ter material ser mais resistente. Um dos maiores destaques é a inédita possibilidade de escolher o perfil de desempenho.

Bastante redondo e confortável no modo normal, ao acionar uma tecla no console ele se torna mais firme e nervoso, devido à alteração eletrônica no comportamento dos amortecedores, direção e perfil de respostas do acelerador.

civic si 2018 foi lançado pela Honda
Honda | Divulgação

Interior do Honda Civic Si 2018

O acabamento é simples, mas agrada. Os destaques no painel são o acelerômetro, que mostra a intensidade das frenagens e força “G” nas curvas, e o cronômetro de “volta” para facilitar as suas tomadas de tempo.

Mas nem tudo é esportividade bruta no Civic Si 2018: há sistema multimídia com som hi-fi e conexão para smartphone, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, teto solar, pedaleiras esportivas, câmera de ré e sensor de chuva.

A Honda lançou Civic Si 2018, esportivo da comportada e elegante linha, totalmente reformulado e com 208 cv de potência.

No pacote de segurança, estão seis airbags, controles de tração e estabilidade e câmera para supervisão de pontos cegos do lado direito. Esqueça os sistemas de auxílio ao motorista, como direção e frenagem autônomos, controlador de velocidade adaptativo e outras mordomias; a condução é toda sua.

Comercialmente, a própria marca mostra pretensões modestas, trazendo, inicialmente, apenas 60 unidades. O preço de R$ 159,9 mil pedido pelo Civic Si 2018 é salgado, sobretudo por que o eterno concorrente VW Golf GTI oferece maior potência, conteúdo incomparavelmente superior e ainda custa 15 % a menos.

Galeria de fotos

Fotos Honda | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cássio Murakami 13 de abril de 2018

Sou fã do Civic e do Civic SI. Se dinheiro não fosse problema, comprava feliz da vida.

Avatar
Deixe um comentário