CNH brasileira é válida em 84 países. Confira quais são eles
Portugal, Itália, Alemanha e Uruguai são exemplos de locais que aceitam a CNH no lugar da Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Portugal, Itália, Alemanha e Uruguai são exemplos de locais que aceitam a CNH no lugar da Permissão Internacional para Dirigir (PID)
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhou uma nova versão em junho de 2022. Com as mudanças, o documento passou a ser aceito em todos os países que assinaram a Convenção de Viena, permitindo o trânsito viário entre eles, além de ser aceito em outros países que mantêm o Princípio de Reciprocidade com o Brasil.
Nas cores verde e amarelo e com identificação das categorias com equivalência internacional, a nova versão apresenta, ainda, tradução em português, inglês e espanhol, facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro.
VEJA TAMBÉM:
A CNH-e, disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), também recebeu as alterações, contemplando todos os novos campos e atendendo à Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Agora, a CNH pode substituir a Permissão Internacional para Dirigir (PID) nos países listados abaixo. Vale lembrar que apenas condutores habilitados e com o documento dentro do prazo de validade podem dirigir em outros países.
Caso você vá para países que não façam parte da Convenção, como é o caso dos Estados Unidos da América, é necessário emitir a PID. Para tirar a “carteira internacional”, o motorista deve possuir CNH dentro do prazo de validade, e que não esteja passando por processos de mudança de categoria, suspensão ou cassação.
É necessário realizar a requisição da PID junto ao Detran, presencialmente ou pela internet, pagar uma taxa e aguardar a sua emissão. O processo também pode ser feito por parentes próximos e procuradores.
Além de diminuir as barreiras internacionais, a nova CNH traz a opção de utilizar o nome social do condutor e os nomes dos pais afetivos, campos disponibilizados pelo Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
Essa versão mais inclusiva foi determinada pela Resolução nº 886 e será emitida, de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez.
O documento também terá campos para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH contará com mais dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Faltou a Espanha
Um verdadeiro desserviço essa publicação. Totalmente equivocada. Quem rege as legislação de trânsito internacional não é o governo brasileiro. Qualquer mudança deve ser aprovada internacionalmente, o que não ocorreu. Vocês estão fornecendo uma informação errada. Uma vergonha…
É válida apenas até 6 mieses, se ficar por mais tempo impossível Peloponnes menos na Alemanha não tem choro nem Vera
O site do Itamaraty diz outra coisa a respeito da informação da CNH Italia. É preciso da tradução juramentada ou PID.
Ainda não foi assinado o acordo bilateral entre Brasil e Itália que findou em Janeiro de 2023!
Será revalidado?
Eu acho que estou sonhando…. Brasil não é possível
que bom que o Brasil está na lista kkkk
Por enquanto!
Argentina e Espanha estão fora?
Não tem algo errado?