Consórcio de carro: conheça os cuidados para não ser enganado

Fazer ou não um consórcio para adquirir um automóvel, eis a questão? Se você tomar algumas precauções, não há problema nenhum nesta escolha

Por Boris Feldman 18/04/19 às 11h00

Optar pelo consórcio na hora de adquirir um carro exige alguns cuidados com as pi-ca-re-ta-gens de vendedores desonestos. Saiba quais são:

[TRANSCRIÇÃO]

Uma alternativa para se fugir dos juros dos financiamentos é entrar para o consórcio, que é um sistema tipicamente brasileiro. Os grupos funcionam com 50, ou 60, ou 100  participantes. Todo mês os consorciados pagam uma mensalidade suficiente, se somar todas elas, para comprar dois automóveis. Um deles sai por sorteio, o outro sai pra quem deu o maior lance na assembléia mensal. Até aí tudo bem: você vai pagando e um dia, ou você é sorteado, ou você dá o maior lance. E não tem juros, mas tem uma taxa de administração que você paga para a administradora. Por enquanto não há problema, até começar a picaretagem!

Contra ela, você tem que tomar os seguintes cuidados: primeiro, veja na Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios, ABAC, se aquela administradora que está te oferecendo a cota é digna de fé, se ela não tem a ficha negra – você pode verificar também no Banco Central.

Segundo: os vendedores em geral trabalham de maneira honesta e correta, mas têm uns que oferecem uma vantagens mirabolantes. Eles te falam: “Você compra essa cota e entra para esse grupo que está sendo formado e eu garanto que em dois, três meses você leva o carro.”Leva coisa nenhuma! Ou você tem muita sorte, ou então você vai dar um lance tão grande que nem vale a pena, melhor você fazer o financiamento.

Então, duvide dessa história de que você entra pro consórcio e em dois, três meses você leva o carro. Isso é conversa de vendedor desonesto. Outra conversa é a venda de cota premiada: “Ah, o fulano foi premiado e não dá conta de ficar com o carro, quer vender o que ele já pagou.”

Muito cuidado! Vá na administradora e veja todo o passivo daquela cota. Porque vai que o cotista consorciado anterior ficou devendo dez prestações, 15 prestações e foi sorteado, porém ele tem tinha um débito de alguma ordem com a administradora. Consórcio é um ótimo negócio, mais cuidado com as picaretagens!

consórcio de carro
Foto Shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rogério Hollosi 19 de abril de 2019

    sou um PROFISSIONAL de vendas de consorcio e comprador. desculpe referente à está reportagem. mas a picaretagem são de algumas adms que formam grupos e nao contemplam, ou a contemplacao so por quitação…incrivel… os numeros nao batem… e cadê a ABAC que não vê isso??? além também do seg obrigatório….e no consórcio imóvel…e bem pior…infelizmente..é uma pena..pois sou vendedor há mais de 30 anos.. e sei que falo.

  • Avatar
    Nelson 19 de abril de 2019

    É só fazer uma do volume de carros ofertados em leilões a sua grande maioria de financiamento , pouquíssimo de consórcio.
    Algumas taxas de financiamento uma verdadeira armadilha leva o consumidor a pagar no final do contrato o valor de dois carros levando em conta a depreciação. Não se engane quanto menor a entrada mais juros você paga fora a tac que é ilegal.

  • Avatar
    Thiago 18 de abril de 2019

    EU COMPRARIA,CARRO DE LEILÃO, CARRO APREENDIDO DE FINANCEIRAS, O PESSOAL, DAQUI, DA REGIÃO DO SUL DE MINAS, ESTÃO COMPRANDO MUITO CARRO DE LEILÃO, UMA DICA, QUER COMPRAR DE LEILÃO, COMPRAR CARRO APREENDIDO DE FINANCEIRAS,TEM UM CANAL NO YOU TUBE, SE CHAMA NANDO BALA, ELE TEM 298 MIL INSCRITOS NO CANAL DE DELE, O NANDO BALA, MOSTRAR OS CARROS NO LEILÃO, APREENDIDO DE FINANCEIRAS, QUANDO, EU VI, O CANAL DELE, FIQUEI, BOBO, OS PREÇOS COMPRADO NO LEILÃO, DOIS ESTADOS PARA COMPRAREM CARROS, SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, EM SÃO PAULO, TEM O FREITAS LEILOEIRO NA CAPITAL PAULISTA E SANTA BARBARA DO OESTE, O PÁTIO FREITAS LEILOEIRO É ENORME NAS DUAS CIDADES, NO RIO DE JANEIRO TEM O ROGÉRIO MENEZES, O LUGAR É BEM ORGANIZADO, NO CANAL DO NANDO BALA, EXPLICA PASSA A PASSO, TEM 5% DO LEILOEIRO E TAXAS ADMINISTRATIVA, CARRO 1.0 CUSTAR 50 MIL, É UMA PIADA, JAMAIS, EU COMPRARIA CARRO FINANCIADO E JUROS PARA AS FINANCEIRAS,VOCÊ ENCONTRAR CARROS ÓTIMOS LEILÃO, SÓ UMA DICA, COMPRAR CARRO APREENDIDO DE FINANCEIRAS,NÃO COMPRAR CARRO ON LINE, COMPRAR ON LINE É FRIA, TEM QUE SER PESSOALMENTE.

Avatar
Deixe um comentário