É possível trocar a correia dentada banhada em óleo por corrente?
Essa ideia é ventilada na internet como solução para um medo de alguns motoristas, fomos atrás de descobrir se dá para tirar do papel
Essa ideia é ventilada na internet como solução para um medo de alguns motoristas, fomos atrás de descobrir se dá para tirar do papel
Toda vez que o assunto da correia dentada banhada a óleo vêm a tona, muitos questionam se não podem simplesmente trocar o item por uma corrente. Essa solução é encontrada hoje nos motores de 3 cilindros da Chevrolet e no 2.0 turbodiesel da Ford.
A escolha pela correia dentada banhada a óleo vem no início do projeto de um motor. Ela gera menos atrito e também é mais silenciosa, o que ajuda a aumentar a eficiência de um motor.
VEJA TAMBÉM:
Só isso já inviabiliza a troca dela por uma corrente pelo proprietário em uma oficina. Seria necessário produzir polias sob medida e uma corrente com o tamanho correto.
Quem poderia realizar tal troca é a própria engenharia da montadora. O motor 1.2 Puretech da antiga PSA vinha com correia dentada banhada a óleo, durante 2023 esse propulsor foi atualizado para trabalhar com corrente metálica.
Isso foi feito com o lançamento da terceira geração desse motor, que também contou com outras mudanças. Hoje existem kits de conversão para trocar a correia dentada banhada em óleo pela corrente, usando essas peças da versão mais atual do 1.2 Puretech.
A Ford também converteu seu motor 1.0 turbo de três cilindros para trabalhar com corrente em 2020. Ele só veio para o Brasil no Fiesta. Na Europa existe o kit de conversão para corrente, também usando peças originais.
Esse motor 1.0 turbo da Ford manteve uma correia dentada banhada a óleo para tocar a bomba do lubrificante, para isso não existe conversão. Não existe essa modificação para o motor 2.0 diesel usado por aqui na Ranger e na Transit.
Já o motor de três cilindros da General Motors, usado aqui pelo Onix, Tracker e Montana, não possui versões com corrente. E também não há kits de conversão para ele.
Já desmentimos sobre ter uma versão com corrente desse motor no México e nos EUA. Nesses mercados existe um motor 1.3 com essa solução, que é diferente dos 1.0 e 1.2 que conhecemos. Por isso, sua corrente de sincronização não serve em nossos motores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Nenhum kit foi homologado. A terceira geração do Puretech usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com a segunda geração. O EcoBoost atual usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com as versões que usam correia no óleo! Não há onde instalar os guias de PA pra corrente e nem suporte pra tensor hidráulico, logo, não dá pra tirar correia e pôr corrente sem modificações trabalhosas no motor, inviabilizando a troca. Esta matéria esta pela metade!
Pesquise sobre o 1.8 tdci da Ford e verá que neste há um kit paralelo de corrente da FAI, entretanto, originalmente a correia BIO usava guias e tensor hidráulico, logo, foi ‘menos difícil’ criar o kit de substituição, mas que também não foi homologado.pela Ford. É por conta e risco do cliente.
Solução barata e confiável: Ler o manual e fazer o que está escrito nele. Sem mais achismos…simples assim!
Enquanto isso a gente vai desistindo de ter um carro com correia banhada, eu que só fã da GM vou continuar num 4 cilindros com meu prisma e quando for trocar vou para um com corrente ou correia externa.
Existe sim uma opção barata e eficiente para resolver esse problema da correria dentada banhada a óleo nos carros da Chevrolet… vai no ferro velho e compra um motor AP usado e coloca no lugar do três cilindros descartável… você vai ficar mais de 10 anos sem ter problema com o seu motor… até os donos de AMAROK estão substituído pelos motores AP antigo…
Acho que as montadoras devem trocar essas correias de borracha por outras de metal e a justiça obrigar elas mudarem logo porque o prejuízo fica com o consumidor final .
Eu tenho informações que as montadoras vão modificar a composição da borracha da correia para ter resistência a qualquer tipo de óleo Ok?
Borracha e óleo NUNCA dará certo, qualquer estudante de primeiro semestre de engenharia sabe disso.
Correia dentada é aquele fora do motor ou corrente de comando metálica.
Puts. Precisamos avisar os fabricantes de que os retentores de válvulas feitos de borracha não funcionam! Eu mesmo, troco retentores de válvulas do meu carro toda a semana no meu motor, pois borracha e óleo não combinam. Vamos pedir pra que você dê aulas de engenharia pelo Brasil, assim os engenheiros saberão da verdade, e depois de mais de 100 anos o motor de combustão finalmente dará certo, vamos parar de ter motores que deixam um rastro de óleo pelas estradas e que não vão mais queimar óleo através das válvulas! Muito obrigado por nos alertar disso! Obrigado mesmo!
Se as próprias montadoras voltaram atrás dessa tecnologia, inclusive homologando kits-de-conversão, é porquê a coisa realmente não presta!
Realmente amigo, o pior são fanboys defendendo e justificando que a culpa é de quem compra o carro.
A solução : não compre carros com essa tecnologia. Ponto final.
Nenhum kit foi homologado. A terceira geração do Puretech usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com a segunda geração. O EcoBoost atual usa corrente, mas não há retrocompatibilidade com as versões que usam correia no óleo! Não há onde instalar os guias de PA pra corrente e nem suporte pra tensor hidráulico, logo, não dá pra tirar correia e pôr corrente sem modificações trabalhosas no motor, inviabilizando a troca. Esta matéria esta pela metade!
Pesquise sobre o 1.8 tdci da Ford e verá que neste há um kit paralelo de corrente da FAI, entretanto, originalmente a correia BIO usava guias e tensor hidráulico, logo, foi ‘menos difícil’ criar o kit de substituição, mas que também não foi homologado.pela Ford. É por conta e risco do cliente.