Correia dentada banhada a óleo da Chevrolet ganha garantia maior que o veículo

Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a montadora estendeu a garantia do componente para quem segue o plano de manutenção

chevrolet onix plus 2022 vermelho tres quartos
A promessa é do item durar 240 mil km, mas o proprietário precisa usar o óleo correto (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/11/2024 às 14h07
Atualizado em 23/11/2024 às 00h13

Não falha. Basta sair uma notícia sobre os carros nacionais da Chevrolet que vêm a enxurrada de comentários sobre a correia dentada banhada a óleo e alegações dela tornar o motor descartável. A General Motors confia na tecnologia e alega que ela só gera problemas se for usado o óleo incorreto. Para reforçar isso, ela estendeu a garantia da correia para 240 mil km sem limite de tempo.

A informação foi apurada pela revista Quatro Rodas e confirmada pela própria Chevrolet. A nova garantia da correia dentada banhada a óleo é idêntica a sua durabilidade prevista pelo manual e vale para todos os carros feitos a partir de 2020. Antes a cobertura era de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.

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Para ter essa cobertura o proprietário precisa fazer o básico: seguir o plano de manutenções da marca, realizar as revisões na concessionária e utilizar o óleo lubrificante ACDelco Dexos 1GEN3, que possui a aditivação específica para proteger essa correia.

Essa garantia adicional para a correia dentada banhada a óleo vale para os carros com motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. O resto da gama utiliza correia tradicional ou corrente metálica, que não exige esse cuidado com o lubrificante.

Correia dentada banhada a óleo exige apenas um cuidado adicional

correia dentada banhada a oleo em funcionamento continental
A vantagem desse tipo de correia é roubar menos potência do motor e ser silenciosa (Foto: Continental | Divulgação)

A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 e 60 mil km a depender do motor e do uso.

A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.

Para ter essa durabilidade é preciso usar um óleo lubrificante que possui aditivação específica para a correia dentada. Sem esse aditivo pode ocorrer um desgaste acentuado do componente, podendo romper e destruir o motor.

Nos carros da Chevrolet o óleo específico é o ACDelco Dexos 1GEN3. Nos carros da Ford é preciso usar um lubrificante que atenda a norma WSS-M2C948-B. Nos Peugeot e Citroën com o 1.2 Puretech é preciso usar um óleo com a certificação PSA B71 2302.

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19 Comentários
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Valmir 26 de novembro de 2024

Infelizmente a Chevrolet não da suporte aos compradores do Onix .o meu veículo Onix turbo 2020 está com falha no estabilitrak e ninguém ajuda no suporte só querem cobrar se é falha do veículo eles que tem que arcar com a falha.

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Reynaldo 26 de novembro de 2024

Sei como é… Conversa para enganar os desavisados do Brasil. Vai fazer todas as revisões na CSS e deixar mais 2 onix lá com eles até os 240 mil km.

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Reynaldo 26 de novembro de 2024

Por mim podem dar garantia para o resto da vida que não compro carro com 3 cilindros e muito menos com correia banhada a óleo. Não basta a troca de óleo indicada, pois ninguém garante a qualidade de nosso combustível. Vão ver os problemas nas versões com injeção direta que contaminam aonda mais o óleo do motor. Vai ser um festival de motores abrindo o bico e com garantia de fábrica. Quem sabe dando bastante prejuízo eles colocam corrente de comando, não está nada difícil dd fazer isso nesse motor.

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Eles não cumprem com o combinado falam que o problema é do dono que não colocou óleo correto ou que o problema é dos postos com gasolina Ruim com quem no Brasil a gasolina é boa então não adianta dar garantia e não cumprir. 26 de novembro de 2024

Carro top porém a Chevrolet não da suporte o meu tem falha no stabilitrak desde de 2023 até hoje não consegui contato pra eles arrumarem o problema é do veículo eles que tem que arcar com a manutenção

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Dagmar 25 de novembro de 2024

Pra resumir motor 3 cilindros lixo sou mecânico 40 anos GM acabou com os carros carros e descartáveis não só a GM todos as montadoras fizeram esse lixo de motor paga 100 mil ou mais para um carro descartável

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Marcio 25 de novembro de 2024

Boa tarde
Isso e muito não e por causa do óleo meu amigo tem uma Tracker 2022 todas revisões feita na GM a correia quebrou com 80 mil

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Antônio Carlos 25 de novembro de 2024

Qual distribuidora de óleo que produz o óleo com a especificação da Chevrolet ou só existe a ACDELCO?

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Silvio Muller 25 de novembro de 2024

varias revendas da minha regiao nao pegao esses carros ma troca, devido ao motivo de nao saber como o dono anterior fez as trocas de Oleo.
eu tambem nao compro essses carros com esse tipo de motor.

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William Santos 23 de novembro de 2024

Tenho um tracker premier 1.2 2022 62000km revisões em concessionária e nunca me deu dor de cabeça pelo contrário , estou satisfeito com o carro e se trocar será pela equinox , sempre tive carros GM e nunca tive problemas .

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Dinn 23 de novembro de 2024

Os que falam mal é inveja, GM anos luz à frente, o Cruze que o diga, mesmo aposentado dá pau em carros zeros, somente agora tem o Jetta GLI que é superior. O resto é perfumaria

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Antonio Pereira 23 de novembro de 2024

“Inveja” ,”anos luz” e “dá pau”
Aprendeu esses “, argumentos irrefutáveis” na quinta série e usa até hoje.
O primeira ação de quem não tem argumentos esse mesmo, tudo como esperado.

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Reynaldo 26 de novembro de 2024

Tá sabendo muito amigo. O Cruze tem motor turbo de 4 cilindros com correia dentada a seco. Foi o ultimo carro que a GM fez que presta junto com a pin que ainda mantem o motor 4 cilindros com correia de borracha a seco..

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Polvo 27 de novembro de 2024

Cruze 1.4 turbo usa corrente de comando.

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Polvo 23 de novembro de 2024

Que papagaida da Chevrolet. Ainda prefiro corrente de comando, zero preocupação com risco de furar pistão, entortar valvulas, etc.

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Reynaldo 27 de novembro de 2024

Obrigado pela correção estava com o Cruze 1.8 na cabeça e escrevi sobre o 1.4 turbo. Por isso que é ruim fazer as coisas pensando em outras….

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Elston 22 de novembro de 2024

Corrijam o título da matéria

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Paulinho 22 de novembro de 2024

Comprei logo um carro com corrente e esqueço destas bicheiras.

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Antonio Pereira 22 de novembro de 2024

Disse tudo, corrente é corrente.

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Tiago 25 de novembro de 2024

Nao troco a Chevrolet por nenhuma outra marca. Quem nao tem condições de fazer a manutenção do veículo que ande a pé.

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