Correia dentada banhada a óleo da Chevrolet ganha garantia maior que o veículo
Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a montadora estendeu a garantia do componente para quem segue o plano de manutenção
Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a montadora estendeu a garantia do componente para quem segue o plano de manutenção
Não falha. Basta sair uma notícia sobre os carros nacionais da Chevrolet que vêm a enxurrada de comentários sobre a correia dentada banhada a óleo e alegações dela tornar o motor descartável. A General Motors confia na tecnologia e alega que ela só gera problemas se for usado o óleo incorreto. Para reforçar isso, ela estendeu a garantia da correia para 240 mil km sem limite de tempo.
A informação foi apurada pela revista Quatro Rodas e confirmada pela própria Chevrolet. A nova garantia da correia dentada banhada a óleo é idêntica a sua durabilidade prevista pelo manual e vale para todos os carros feitos a partir de 2020. Antes a cobertura era de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.
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Para ter essa cobertura o proprietário precisa fazer o básico: seguir o plano de manutenções da marca, realizar as revisões na concessionária e utilizar o óleo lubrificante ACDelco Dexos 1GEN3, que possui a aditivação específica para proteger essa correia.
Essa garantia adicional para a correia dentada banhada a óleo vale para os carros com motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. O resto da gama utiliza correia tradicional ou corrente metálica, que não exige esse cuidado com o lubrificante.
A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 e 60 mil km a depender do motor e do uso.
A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.
Para ter essa durabilidade é preciso usar um óleo lubrificante que possui aditivação específica para a correia dentada. Sem esse aditivo pode ocorrer um desgaste acentuado do componente, podendo romper e destruir o motor.
Nos carros da Chevrolet o óleo específico é o ACDelco Dexos 1GEN3. Nos carros da Ford é preciso usar um lubrificante que atenda a norma WSS-M2C948-B. Nos Peugeot e Citroën com o 1.2 Puretech é preciso usar um óleo com a certificação PSA B71 2302.
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Infelizmente a Chevrolet não da suporte aos compradores do Onix .o meu veículo Onix turbo 2020 está com falha no estabilitrak e ninguém ajuda no suporte só querem cobrar se é falha do veículo eles que tem que arcar com a falha.
Sei como é… Conversa para enganar os desavisados do Brasil. Vai fazer todas as revisões na CSS e deixar mais 2 onix lá com eles até os 240 mil km.
Por mim podem dar garantia para o resto da vida que não compro carro com 3 cilindros e muito menos com correia banhada a óleo. Não basta a troca de óleo indicada, pois ninguém garante a qualidade de nosso combustível. Vão ver os problemas nas versões com injeção direta que contaminam aonda mais o óleo do motor. Vai ser um festival de motores abrindo o bico e com garantia de fábrica. Quem sabe dando bastante prejuízo eles colocam corrente de comando, não está nada difícil dd fazer isso nesse motor.
Carro top porém a Chevrolet não da suporte o meu tem falha no stabilitrak desde de 2023 até hoje não consegui contato pra eles arrumarem o problema é do veículo eles que tem que arcar com a manutenção
Pra resumir motor 3 cilindros lixo sou mecânico 40 anos GM acabou com os carros carros e descartáveis não só a GM todos as montadoras fizeram esse lixo de motor paga 100 mil ou mais para um carro descartável
Boa tarde
Isso e muito não e por causa do óleo meu amigo tem uma Tracker 2022 todas revisões feita na GM a correia quebrou com 80 mil
Qual distribuidora de óleo que produz o óleo com a especificação da Chevrolet ou só existe a ACDELCO?
varias revendas da minha regiao nao pegao esses carros ma troca, devido ao motivo de nao saber como o dono anterior fez as trocas de Oleo.
eu tambem nao compro essses carros com esse tipo de motor.
Tenho um tracker premier 1.2 2022 62000km revisões em concessionária e nunca me deu dor de cabeça pelo contrário , estou satisfeito com o carro e se trocar será pela equinox , sempre tive carros GM e nunca tive problemas .
Os que falam mal é inveja, GM anos luz à frente, o Cruze que o diga, mesmo aposentado dá pau em carros zeros, somente agora tem o Jetta GLI que é superior. O resto é perfumaria
“Inveja” ,”anos luz” e “dá pau”
Aprendeu esses “, argumentos irrefutáveis” na quinta série e usa até hoje.
O primeira ação de quem não tem argumentos esse mesmo, tudo como esperado.
Tá sabendo muito amigo. O Cruze tem motor turbo de 4 cilindros com correia dentada a seco. Foi o ultimo carro que a GM fez que presta junto com a pin que ainda mantem o motor 4 cilindros com correia de borracha a seco..
Cruze 1.4 turbo usa corrente de comando.
Que papagaida da Chevrolet. Ainda prefiro corrente de comando, zero preocupação com risco de furar pistão, entortar valvulas, etc.
Obrigado pela correção estava com o Cruze 1.8 na cabeça e escrevi sobre o 1.4 turbo. Por isso que é ruim fazer as coisas pensando em outras….
Corrijam o título da matéria
Comprei logo um carro com corrente e esqueço destas bicheiras.
Disse tudo, corrente é corrente.
Nao troco a Chevrolet por nenhuma outra marca. Quem nao tem condições de fazer a manutenção do veículo que ande a pé.