Quanto custa trocar a correia dentada banhada a óleo da Chevrolet? Respondemos!
Realizar essa troca de forma antecipada pode ser um alívio para quem está comprando um carro usado, mas o custo precisa ser considerado
Realizar essa troca de forma antecipada pode ser um alívio para quem está comprando um carro usado, mas o custo precisa ser considerado
A correia dentada banhada a óleo dos motores de três cilindros da Chevrolet, que equipam a linha Onix, Tracker e Montana, é sempre alvo de polêmicas. Ela tem durabilidade prevista de 240 mil km, contanto que o óleo correto seja usado. Mas quanto custa para trocar o componente de forma preventiva?
O AutoPapo consultou um concessionário Chevrolet para saber o valor do orçamento para a troca da correia dentada banhada a óleo. O valor pode variar conforme o estado do componente.
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A troca preventiva dela, sem que tenha ocorrido incidentes e o óleo adequado tenha sido usado, custa menos. O valor ronda entre R$ 3.700 e R$ 4.000.
Essa troca antecipada é uma recomendação para quem está interessado em um Chevrolet de três cilindros usado com histórico de manutenção pouco detalhado. Carros que foram de empresas costumam ter apenas um carimbo simples de revisão no manual e não traz mais detalhes sobre os serviços feitos.
Se um óleo lubrificante inadequado foi utilizado no motor, o custo da troca da correia dentada é bem mais salgado. Ele pode chegar a R$ 11 mil caso ela esteja contaminada e tenha soltado pedaços.
Nossa recomendação para quem está a procura de um Onix, Tracker ou Montana usados é de pedir um desconto no valor caso haja dúvidas sobre o lubrificante que foi usado. Pois o valor da troca da correia é maior que o de realizar a trocas dos fluídos e dos pneus.
O uso do óleo lubrificante adequado é importante para a proteção da correia dentada nesse motor da Chevrolet. Ela indica o ACDelco Dexos 1GEN3, que possui aditivação correta para não danificar o componente.
A correia dentada nesse motor utiliza borracha de nitrila butadieno hidrogenada (HNBR), que é resistente a altas temperaturas e a óleos. Em sua composição também vai o teflon, para aumentar a resistência a altas temperaturas.
A Chevrolet estendeu a garantia desse componente em 2024 para todos os carros equipados com o motor de três cilindros. A cobertura é de 240 mil km, sem limite de tempo. O proprietário só precisa seguir o plano de manutenção e realizar as revisões na concessionária para ter esse benefício.
A Chevrolet e a Ford adotaram a correia dentada banhada a óleo para obter mais eficiência em seus motores. Ela gera menos perdas mecânicos no motor, por exigir menos esforço para fazer seu trabalho de sincronizar o comando de válvulas.
A correia dentada tradicional já possui essa vantagem, porém sua durabilidade é menor. Geralmente ronda entre 60 mil e 80 mil km em uso leve, podendo ter a troca abreviada com o uso severo.
A correia banhada a óleo, teoricamente, tem a sua durabilidade estendida para a mesma quilometragem prevista do motor, cerca de 240 mil km. Mas existe o porém de exigir um lubrificante com aditivação adequada, caso contrário haverá danos ao componente que levarão a prejuízos maiores e mais caros.
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Rodo com um Onix sedan plus na Uber a um ano e meio e nunca tive problemas, graças a DEUS.rodei,100,000kms.,na próxima compra com certeza comprarei outro.
O único motivo de se emplacar as vendas desse tipo de coisa, é que grande parte do público (talvez a maior parte) não tem o hábito de pesquisar a ficha técnica dos veiculos na hora da escolha. Geralmente faz a compra movido pelos apelos do design, dos itens adicionais de conforto, e das bem elaboradas campanhas publicitárias.
E quando começam os perrengues, a concessionária jamais revelará o verdadeiro ponto fraco do produto. Pelo contrário, a concessionária vai é disparar um verdadeiro arsenal de lorotas esfarrapadas ao proprietario.
Só depois de muitas despesas e aborrecimentos, é que uma boa parte desses consumidores se informarão melhor e migrarão para outras marcas com produtos mais confiáveis. Mas até lá outra multidão já estará sendo enrolada, e o ciclo prossegue.
O que o pessoal nao entendem é que, carros sao projetados para rodarem na europa, japao, china, onde o tempo de vida util gira na faixa de 05 anos, em países pobres eles pegam os restos de entulhos, juntam e montam carros. entao banhado a oleo é muito bom sim, claro que num país que carros com 10 anos ainda sao valorizados, nao da, aqui tem que ser só carros sem tecnologia. imagine esses carros cheios de tecnologia daqui a 10 anos, vao ser outras bombas, nos ´países desenvolvidos isso nem causa medo, pq carros com 10 anos, só se o caboclo for muuuuuuuito pobre.
Li a matéria e vi q a justificativa da correia banhada a óleo é a durabilidade, teoricamente ela dentro do motor dura mais q a externa , mas mesmo não sendo engenheiro, afirmo com certeza , q bastava eles usarem os mesmos materiais que usam nessa interna , fazer ela com o dobro da largura e colocar ela dentro de uma proteção com boa vedação, que ela iria durar fácil seus 150 mil km , e a troca custaria uns 1000,00 no máximo. E as trocas de óleo ficariam pela metade do preço.
Se quisessem fazer algo durável, fariam com engrenagem, como na maioria dos motores diesel.
Tenho uma t cros tinha vontade de trocar por uma Tracker mais agora me deichou de queicho caido
Dica pra quem quer compra onix ou qualquer um com essa correia: não compre. Péssimo custo benefício e péssima confiabilidade. Pelo amor de Deus, tem opções concorrentes sem essa porcaria, não tem a mínima razão pra vc se arriscar com essas bombas.
É espero que quem não teve problemas ainda continua assim por que o meu deu pal com 100 mil km e agora com 190 mil km deu pal de novo
O meu lixo 2024 de pau com 1040 km, você leu certo 1040 km, foi cabeçote, jogo de válvulas, jogo de tuchos, junta, Óleo, retifica do cabeçote, lixo. Detalhe, perdi a garantia porque levei num mecânico particular para ver o quera primeiro, detalhe havia entortando uma válvula e falhava..lixo
Realmente o engenheiro que inventou essa correia banhada a óleo ele tava com raiva dos consumidores. Nem eu que sou leigo não sou engenheiro. Não existe borracha e óleo trabalhar juntos por melhor que seja o material não vai agoentar atritos e temperaturas altíssimas só dar nisso. Uma quebra da correia prematura ainda tem o combustível de péssima qualidade que contamina ela.
Tenho uma oficina e vem muitos carros com esses problemas de correia estourarem com km na faixa dos 70.000, e utilizando o óleo correto.
Realmente o engenheiro que inventou essa correia banhada a óleo ele tava com raiva dos consumidores. Nem eu que sou leigo não sou engenheiro. Não existe borracha e oleo trabalhar juntos por melhor que seja o material não vaia agoentar atritos e temperaturas altíssimas só dar nisso quebrar.
Foi um erro brutal a GM usar correia banhada a óleo. Nem mesmo utilizando o referido óleo da para confiar por isso troquei meu carro por outro que não tem esse problema.
Comprei meu Onix LTZ em junho de 2020, influenciado por um taxista vizinho meu que tinha um já com mais de 95 mil km rodados e zero problema. Agora o meu Onix se aproxima de 60 mil km e, também, zero problema. O Onix é um carro bom em tudo, excelente custo benefício e a concorrência se desespera para char um defeito e difamar o carro. O choro é livre, né?
Espero que continue com essa sorte. O do meu irmão, com revisões feitas sempre na concessionária, teve problema na correia com 70 mil km. Gastou 8 mil no conserto. Não é porque o seu não deu problema que ele não existe.
Aconteceu a mesma coisa com o Ford Ka da minha irmã com todas as revisões feitas e com 67 mil teve problema com a correia a concessionária não queria assumir devido a garantia ter terminado a última troca feita com 60 mil km aí o gasto passou dos 10 mil
Rapaz tbm tenho um onix 22 23 até o momento n̈ posso reclamar do seu irmão na garantia ele gastou 8.000 meio estranho s esta na garantia pq gastou esse valor
Sempre utilizei veículos com correia dentada banhada a óleo nunca tive problemas, rodei 90mil com ford ka se, 75 mil com onix 1.0 é agora tenho um lt 1.0 …. porém sempre faço minhas revisões na concessionária com o óleo adequado. Acredito que pedir desconto na hora da compra quando não há um plano de manutenção bem definido no manual, é obrigação em qualquer marca de carro até mesmo nos ditos inquebrável japoneses …. que muitas vezes é só lenda.
A Chevrolet vende bem porém essa correia parece que só deu certo aqui pois o povo aceita tudo. Imagina o custo de revisão na concessionária até 240.000 km. O rico compra fica 2 a 3 anos e vende. Bobo quem compra essa bomba usado pagar 4k na troca de correia fora óleo de câmbio, outras manutenções. Melhor comprar japonês usado 4cc seja 1.5 ou 1.6 anda bem não dá tanta manutenção pois usam corrente.
Pior que há relatos de quem sempre usa óleo certo e deu BO. Só pesquisar pra ver. Correia banhada óleo é fria assim como motor 3cc descartável.
Então, ele vendeu bem porque não tinha esses problemas relatados, veio aparecer agora de 1 ano e meio. Quem comprou novo não tinha esse b.o porque iria demorar pelo menos uns 3 a 4 anos pra aparecer, agora é toda semana um caso novo e outra graças a internet estamos sabendo disso, pq se não essa bomba estaria vendendo igual água no deserto.
Comprei uma Tracker LTZ 2021 rodei 97 mil km fiz todas as revisões na concessionária nunca tive problema comprei outra só que agora é a Premier 1.2 turbo estou com 71.814km até agora não tive problema ainda graças a Deus em julho vai faz dois anos
Meu Onix comprei 0km, tem 4 anos, usando o óleo correto, a coreia partil, gastei 9 mil, não recomendo esse tipo de motor 3 cilindro com essa correia banhada a ninguém, a Chevrolet quer vc fiquei fazendo manutenção até vc alcançar 240 km, já pensou, quando acabar, o valor da manutenção, valor de outro carro, não tem ninguém besta,
Sabe-se que o óleo fica contaminado com o combustível e aí vem outro problema. E a garantia de que o carro foi abastecido com combustível de qualidade ?
Muito caro, péssimo custo benefício. A melhor alternativa são motores da concorrência com corrente ao invés de correia de distribuição
Esse motor é muiio problemático e acaba se tornando caro parra manter. Tô fora.
Com tantas evoluções tecnológicas hoje em dia, pra que adotar algo tão sujeito a perrengues e más surpresas???
Para as pessoas gastarem mais com peças e mão de obra nas concessionárias.
Tô fora dessa bomba
Como tem uma oficina perto de casa eu nunca na vida compraria uma bomba dessas a não ser que eu tivesse dinheiro pra jogar fora.