Fenatran 2024: confira as maiores novidades do salão
A principal feita de veículos pesados do Brasil está expondo iniciativas inovadoras, como híbridos e tecnologias criadas aqui
A principal feita de veículos pesados do Brasil está expondo iniciativas inovadoras, como híbridos e tecnologias criadas aqui
Entre os dias 4 e 8 de novembro a cidade de São Paulo recebe a Fenatran, o principal evento do setor de transporte no Brasil. Esse salão está sendo o palco de grande lançamentos.
A Fenatran 2024 é realizada no São Paulo Expo, na capital paulista. Esse local já recebeu o Salão do Automóvel. Se você pretende ir ou só está curioso para saber as principais novidades, separamos algumas delas aqui.
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A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu no Brasil um protótipo do Meteor com sistema híbrido voltado para o uso rodoviário de longa distância. É uma aplicação mais apropriada para o Brasil que os cavalos mecânicos elétricos de curta distância que já foram lançados na Europa e estão prometidos para o nosso país.
Esse conceito mostrado na Fenatran 2024 foi criado em parceria com a Suspensys. O cavalinho utiliza um terceiro eixo 100% elétrico, que ajuda o motor diesel a tracionar o extrapesado.
Ele ajuda mais no consumo e no desempenho em situações onde o caminhão é mais exigido, como em subidas de serra. Quando está fora de uso, o eixo é suspenso para reduzir o desgaste dos pneus.
A Volkswagen também aprimorou a aerodinâmica do Meteor, com novos defletores. Segundo o fabricante, a redução nas emissões chega em 90% quando combinado com o óleo vegetal hidrotratado (HVO).
O destaque da Volvo na Fenatran é a versão 6×6 do FMX, seu caminhão de uso vocacional. Esse cavalo mecânico com tração em todos os três eixos pode puxar hexatrens de até 250 toneladas.
O caminhão exposto, por sinal, é um dos 14 que foram comprados recentemente pela Suzano, maior produtor mundial de celulose de eucalipto. Eles puxam composições com seis carretas, chamadas de hexatrem, em áreas sem asfalto.
A Volvo oferece o FMX em diversas configurações, incluindo chassi rígido ou cavalo mecânico. As opções de motores são de 11 ou 13 litros, com o de 540 cv no topo da gama.
A Ford Transit está com bons resultados no Brasil, ficando como terceiro furgão mais vendido no ano até outubro. A linha 2025, apresentada na Fenatran, trouxe algumas novidades para conseguir conquistando o público.
As melhorias foram na cabine, com o novo painel de instrumentos com mais recursos e mais fácil de operar. Na mecânica continua o motor 2.0 turbodiesel EcoBlue de 165 cv e 39,7 kgfm. Toda a linha Transit pode receber câmbio automático de 10 marchas.
A Ford também trouxe a Ranger de cabine simples para a Fenatram. O modelo está testando a recepção do público e está pronto para ser lançado se houver demanda.
A capacidade de carga fica em 1.250 kg e a caçamba leva até 1.876 litros. Esse modelo é baseado no XL de entrada, que já traz central multimidia, painel digital, motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio manual de seis marchas.
A Horse, fabricante de motores a combustão que fornece para a Renault, Geely e Nissan, apresentou seu gerador para carros elétricos no estande da WEG na Fenatran. Esses fornecedores se juntaram para poder oferecer um sistema com extensor de alcance.
Com esse conjunto um carro elétrico não depende apenas de tomadas para recarregar suas baterias, o motor da Horse faz esse papel — e gastando menos que se estivesse tracionando as rodas. Isso permite também usar um pacote de baterias menor e mais leve.
A WEG já fornece motores para veículos, como é o caso do caminhão Volkswagen e-Delivery. Ela também possui uma parceria com a Fueltech para fornecer kits de conversão de carros a combustão para elétricos.
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