XCMG E7-80T: caminhão elétrico mais potente do Brasil é chinês
Esse cavalo mecânico é um dos três modelos rodoviários elétricos da marca chinesa, que também atua com maquinário pesado de caminhões fora de estrada
Esse cavalo mecânico é um dos três modelos rodoviários elétricos da marca chinesa, que também atua com maquinário pesado de caminhões fora de estrada
Na Europa existe uma briga entre Volvo e Scania para decidir quem possui o caminhão mais potente do mundo. No Brasil quem tomou esse título, dentre os elétricos, foi a chinesa XCMG, que apresentou na Fenatran 2024 o E7-80T de 747 cv. O torque fica em 2.800 nm (285,5 kgfm).
Esse cavalo mecânico possui capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas. O pacote de baterias possui 400 kWh de capacidade, o que resulta em uma autonomia de 150 km rebocando sua capacidade máxima de carga. Se tiver puxando 49 toneladas a autonomia sobe para 250 km.
VEJA TAMBÉM:
O novo XCMG E7-80T faz parte da linha rodoviária da marca chinesa, que já possui outros dois caminhões elétricos e um com motor diesel. O lançamento é o extrapesado da família, que já possuída modelos leves e médios a bateria.
Além de veículos elétricos, como o E7-80T, a XCMG também trabalha na descarbonização de sua gama com biocombustíveis e hidrogênio. Segundo Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da empresa, eles estão trabalhando na homologação de um veículo com alguma dessas soluções para ser exposto na Fenatran.
A XCMG está presente no Brasil desde 2004 e possui uma fábrica em Pouso Alegre (MG). A empresa vende maquinário pesado como tratores, escavadeiras, empilhadeiras, guindastes, caminhões fora de estrada e outros equipamentos especializados.
Desde a chegada no país, a XCMG já realizou a entrega de mais de 20 mil veículos. Sua estrutura no Brasil conta com a fábrica, 45 concessionárias e centros de distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Cabine é uma cópia do Mercedes Actros, e a potência fica aquém de Scania 770.
Scania vende aqui o 770 cv em versão V8 diesel. Logo, o chinês do texto não é o mais potente.