Como é a desvalorização dos 20 carros mais vendidos do país?
Veja qual foi a depreciação dos automóveis mais aceitos pelo mercado brasileiro ao longo dos últimos três anos
Veja qual foi a depreciação dos automóveis mais aceitos pelo mercado brasileiro ao longo dos últimos três anos
Automóvel no Brasil é, muitas vezes, investimento: a segunda compra mais importante na vida de uma pessoa. Por isso mesmo, a desvalorização é sempre um item que preocupa quem vai comprar carros 0 km. Por esta razão, AutoPapo e KBB, empresa especializada em avaliação e pesquisa do mercado automotivo, trazem a lista dos veículos que menos perdem valor de mercado.
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O levantamento levou em consideração os 20 carros mais vendidos do país, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, e sua desvalorização nos últimos três anos (de agosto de 2017 a agosto de 2020).
Porém, para os automóveis que ganharam nova geração recentemente (casos de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla, por exemplo), o período para cálculo variou de seis a 12 meses – os veículos em questão estão destacados com asterisco.
O estudo levou em conta o preço 0 km original do carro em comparação com o valor de revenda atual do mesmo veículo seminovo. A desvalorização se refere à média por modelo, a partir do cálculo das diferentes versões que o carro possa ter. No caso das picapes, foram separadas as cabine simples das versões com cabine estendida ou dupla.
O carro mais vendido do país também é o que menos perde valor. Verdade que o compacto, que ganhou nova geração em 2019, é uma das exceções deste levantamento, com cálculo em cima dos últimos meses.
Mesmo assim, o Onix mantém a baixa perda de mercado que marca a linha desde seu lançamento, em 2011 – a geração antiga tem desvalorização superior a 15%.
O subcompacto da Renault tem pouco tempo de mercado, já teve envolto em vários recalls, mas mesmo assim se vale do custo/benefício e das boas vendas para ser um dos carros com mais baixa desvalorização. Em três anos, deprecia menos de 8% – pouca coisa a mais que o Onix.
O baixo custo de manutenção ajuda o carrinho a ter boa aceitação entre os seminovos.
Ele acabou de chegar ao mercado e por isso é um dos carros que têm a desvalorização calculada nos últimos meses. Porém, para um SUV compacto que acaba de ganhar nova geração, com bastante equipamentos, motor turbo e preços mais altos do que a base do segmento, sua depreciação abaixo dos 10% surpreende.
Com um ano de mercado, o sucessor do Prisma confirma a baixa desvalorização que os sedãs da General Motors tradicionalmente costumam ter.
O fato de ter chegado com bom custo/benefício, preço inicial agressivo e variedade de versões ajudou o Onix Plus a ser um dos mais vendidos da categoria, e também um dos que menos perde valor.
O SUV da Volkswagen é o primeiro a ultrapassar a casa dos 10% de depreciação, mas assim mesmo é o quinto que menos perde valor entre os líderes de mercado.
Essa virtude do T-Cross é conseguida não só pela reputação de robustez da marca alemã, como também pela variedade de versões e as boas opções de motores da linha do utilitário compacto.
O hatch é outro que goza da boa fama da Volkswagen para ser o sexto carro menos desvalorizado do país. Com três opções de motores, custo de manutenção razoável e ampla faixa de preços, consegue ter uma depreciação controlada em três anos de mercado.
É impressionante como a Hilux causa furor em qualquer entusiasta de veículos, picapeiro ou não. E isso obviamente se reflete em sua variação de preço de mercado. Mesmo com preços que podem passar dos R$ 200 mil, o exemplar da marca japonesa é a picape que menos desvaloriza no Brasil.
A fama de marca que não dá problema também contribui para o bom desempenho do modelo. A configuração cabine simples, mais voltada para frotistas, tem depreciação bem maior, acima dos 17%.
Um carro que foi por quase 30 anos o mais vendido do país ainda se vale disso para ser valorizado. Tudo bem que a depreciação do Gol não é a mesma do passado, contudo o compacto da Volks prova que ainda é bom de mercado. Mecânica simples e barata e facilidade de revenda são fortes aliados do hatch.
O sedã médio mais vendido do país também é o que menos perde valor dentro do segmento. Mais uma vez, a força da marca japonesa se faz presente, além do custo de manutenção baixo para a categoria e pós-venda sempre elogiado.
Esta nova geração do carro, lançada em agosto de 2019, mostra índice de depreciação menor que do antecessor (que passou dos 15% nos últimos três anos).
O sedã da marca alemã fecha o Top 10 dos carros com menor desvalorização no mercado, na mesma pegada de seus companheiros de plataforma Polo e T-Cross. Apesar de ter preços salgados, o Virtus tem boa liquidez e se garante na imagem de robustez e confiabilidade mecânica que a VW consolidou no país.
Lançado em 2015, o SUV compacto da Honda logo se tornou sucesso de vendas. O nível de conforto e dirigibilidade do veículo, aliado ao bom pós-venda da Honda, fizeram do HR-V um modelo desejado no mercado de carros seminovos, o que contribui para sua desvalorização bastante regular.
A segunda geração do hatch da marca coreana também sopra velinhas e seu cálculo se restringe aos últimos meses. Mesmo assim, o segundo carro mais vendido do Brasil não faz feio. Mas é um dos poucos exemplos desta lista onde a nova geração deprecia mais que a velha ( – 13,58% após três anos).
A facilidade de vender é uma aliada, porém o seguro caro impede o HB20 de estar em posições melhores nesta lista.
O modelo da Nissan tem no menor custo de revisão na categoria de compactos um importante fator para sua depreciação moderada dentro do segmento. O fato de ter um único motor para a linha e diferentes versões também contribui para ser um carro com fácil revenda.
O pequenino é o carro da Fiat que menos desvaloriza no país, mas é o 14o no ranking. O custo/benefício, o bom desempenho nos emplacamentos e o número de concessionárias da marca sempre ajudam nesta depreciação, digamos, regular. Porém, a linha extremamente enxuta e o abandono do motor Firefly jogam contra.
O SUV sempre vendeu bem no mercado, graças aos preços competitivos, já que suas versões de entrada tem preços bem abaixo que a maioria dos rivais – acaba como o que menos deprecia dentro de sua categoria.
O fato de ser o médio mais vendido do país é outro fator positivo, fora a questão de ter diferentes versões e motores flex e turbo.
O compacto disputa com o HB20 o posto de segundo modelo mais vendido do país, mas fica bem atrás dele – e ainda mais do líder Onix – quando o assunto é desvalorização. Apesar de ter cesta de peças com preços competitivos, a Ford ainda tem fama de pós-venda caro, e isso se reflete em uma desvalorização mais acentuada.
O três-volumes segue a mesma lógica do hatch. É um bom carro, tem números bacanas de licenciamentos, preços de componentes dos mais baixos, mas esbarra na questão do pós-venda.
O SUV da marca sul-coreana fica atrás de boa parte de seus rivais neste quesito. Mais uma vez, o custo de seguro, que costuma ser caro, acentua a desvalorização de mais um dos carros da Hyundai.
Mas o Creta consegue equilibrar um pouco a depreciação com um custo de revisão dos mais baixos da categoria e com seus cinco anos de garantia.
O hatch compacto já figura entre os cinco carros mais vendidos do país e um dos com custo/benefício mais agressivo – é fácil encontrar ofertas de rede com preço R$ 5 mil abaixo do sugerido. Mesmo assim, o Fiat sofre com uma desvalorização acentuada para o segmento – bem maior que a do seu principal rival, o VW Polo.
A picape mais vendida do país não é garantia de perda menor na hora da revenda. E olha que é a Strada proletária, com cabine simples, a com desvalorização mais contida dentro da linha.
Mesmo assim, dentro do segmento de compactas, é a que menos perde valor, com força nos números de vendas e no custo de manutenção – que ficou mais baixo ao longo dos anos.
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Os percentuais são a depreciação total em 3 anos ou um percentual anual médio?
O meu Lada Niva não desvalorizou nada.
excelente carro. o problema é o sotaque…
lUIZ cARLOS VC. QUE UM NIVA, ENTRA NA PAGINA PINTEREST. Veja a evolução do Niva tu vai gostar.
E muito legal vcs estão de parabéns
Preço de um corola 2012,
90 000 km um só dono, muito conservado
Minha Ecosport Titanium 2018 desvalorizou menos de 9% ao ano. Paguei 88 a exatos 3 anos atrás e vendi ontem por 65 mil. Sabia que esse modelo novo seria bem melhor nesse quesito que os modelos antigos.
Caramba! Se o carro é 2018 como em agosto de 2020 faziam exatos 03 anos que vc comprou?
Tendi nada.
20 carros mais vendidos ???? Cadê o jeep renegade ???
Ônix é ônix. Amado por muitos e odiado pelos fãs Boys.
No caso da Strada depende do preço de referência pois a grande parte das vendas são feitas com desconto cnpj ou produtor rural.