Dirigir à noite: confira essas dicas antes de pegar a estrada
Período de férias é tempo de estrada cheia; dirigir à noite pode ser uma alternativa para fugir do trânsito pesado, mas exige cuidados
Período de férias é tempo de estrada cheia; dirigir à noite pode ser uma alternativa para fugir do trânsito pesado, mas exige cuidados
Final de ano é época de férias e folga, por isso muitos brasileiros aproveitam para viajar. Mas dá um desânimo só de pensar que milhares de pessoas vão fazer a mesma coisa e as estradas estarão apinhadas. Dirigir à noite pode ser uma alternativa para fugir de todo esse movimento.
Se você não tem costume de viajar no período noturno e quer fazer isso, fique esperto pois a falta da luz do dia pode trazer alguns perigos. Vamos listar aqui algumas dicas para quem pretende pegar a estrada à noite ir com mais segurança.
VEJA TAMBÉM:
Cada pessoa possui seu relógio biológico e seus horários para dormir. Se quiser viajar em um horário que costuma estar apagado, é preciso tentar cochilar mais cedo.
Não pense que sair “viradão” depois de um dia de trabalho é uma boa ideia. Na estrada o ideal é estar com o corpo e a mente descansados para tomar decisões rápidas em caso de emergência.
“Já que vou dirigir a noite preciso tomar um café para ficar alerta, certo?” Em partes. O café ajuda a deixar alerta logo após a ingestão, mas com o passar do tempo o cansaço vem e pode ser ainda pior.
Levar uma garrafa térmica para ir tomando café no caminho é um paliativo, mas vêm com os riscos do excesso de cafeína. Não force o seu corpo ao volante.
O Google Maps e o Waze são grandes aliados antes de viajar. Estude a rota dias antes de pegar a estrada, confira os pedágios, locais para parar, restaurantes e postos de combustível.
Paradas para caminhoneiros costumam funcionar 24 horas e comida com preço mais acessível. Existem também aquelas paradas famosas e grandes redes, como o Graal, mas nesses locais os preços são mais altos.
Em estradas pedagiadas tem os postos de serviço, com banheiro, água potável e outros serviços. Caso precise dar uma “esticada” ou descansar, esses locais são uma boa pedida. O ideal é parar a cada 2 horas, nem que seja para alongar.
A trilha sonora pode influenciar na condução: músicas com ritmo mais acelerado pode deixar a condução do motorista mais agressiva, enquanto canções mais calmas ajudam a mantê-lo mais tranquilo.
Durante a noite é preciso tomar cuidado com o sono. O CD do Acústico MTV do Kid Abelha pode ser um de seus favoritos, mas o tom tranquilo dele pode convidar o sono. O mesmo vale para quem viaja ouvindo podcasts, aqueles com narração mais suave e/ou com apenas um apresentador pode ajudar a criar clima de monotonia.
Não estamos falando para virar a noite ouvindo uma coletânea da banda de metal Slayer, apenas separe uma trilha sonora adequada. Ou tenha um carona bom de conversa.
O Boris sempre fala que revisão de férias é pi-ca-re-ta-gem, o ideal é ter o carro sempre com a manutenção em dia. Por isso, os cuidados extras antes de pegar a estrada durante o período noturno são apenas para garantir a segurança e evitar imprevistos.
O primeiro é ter o faróis alinhados e com lâmpadas boas, seguindo as recomendações da fábrica. Se o veículo estiver cheio, faça a regulagem de altura do facho para não ofuscar os outros motoristas. E não se esqueça que a luz alta é para locais sem iluminação e também sem outros veículos a frente ou no sentido oposto.
Para garantir, leve um jogo de lâmpadas extras no carro, caso alguma queime no caminho. O manual do proprietário costuma trazer instruções de como fazer a troca e o processo costuma ser simples.
Grande maioria dos carros trazem uma regulagem de brilho do painel. Costuma ser por um botão à esquerda do volante ou em algum menu do computador de bordo.
Ao dirigir à noite é prudente deixar esse brilho o mais baixo possível, para que sua vista se acostume com o ambiente mais escuro da estrada. Assim, você irá enxergar melhor o que vem a frente ou o que acontece nas laterais da pista.
A central multimídia pode ter uma regulagem separada do brilho, faça a regulagem dela também. Alguns carros, como o Chevrolet Onix, não possui a regulagem. Nesse caso é melhor desligar a tela. Se estiver usando navegador, ele ainda irá dar as instruções por voz. O mesmo vale para o celular, deixa o brilho no mínimo ou use o modo noturno.
Durante o dia a luz natural ajuda a identificar buracos, pessoas e animais na pista. À noite a visibilidade fica limitada ao que o farol alcança e a iluminação indireta de postes ou da lua. Por isso, fique ainda mais atento e mantenha uma velocidade segura.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sigam as minhas dicas liga a luz alta e não baixe a luz alta pra nenhum trouxa que vem na pista contrária, Mantenha-se com.a luz alta acesa até chegar o seu destino aí apague kkkkkk
Faça isso ao encontrar boiadeiros ou carreteiro pra ver se chega vivo ao seu destino. Rsrsrs
Chiado do rádio em volume alto desperta qualquer um.
Paradas durante à noite, com caminhadas ao redor do carro também ajuda.
Nessas paradas, aproveite para lavar o rosto, as mãos e os braços com água fria.
Se você se sentir seguro, procure parar em lugar ermo, se tiver, curta o momento e depois então siga a viagem.