7 dicas para melhorar a visibilidade no carro

Para começar, é preciso ajustar os retrovisores e minimizar os pontos cegos; conferir o estado das palhetas também é imprescindível

iStock 599773958
Por AutoPapo
Publicado em 04/09/2018 às 15h10
Atualizado em 04/09/2018 às 17h21

Muitos são os parâmetros que definem uma direção segura: a condição mecânica do carro, a experiência do motorista, os dispositivos de ancoragem, os pneus… E a visibilidade. Para auxiliar o condutor com esse último critério relevante, listamos sete dicas para melhorar a visibilidade no carro.

1. Diminua os pontos cegos

Os pontos cegos se caracterizam, de acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), como a obstrução do campo de visão. Eles se diferenciam de acordo com os modelos de automóveis e podem ser encontrados nas colunas do veículo (frontal, lateral e traseira), nas áreas envidraçadas, pelo posicionamento e área dos espelhos retrovisores, por bloqueios visuais dos encostos de bancos ou do estepe na tampa traseira.

Para diminuí-los, é preciso ajustar corretamente os retrovisores. Ensinamos como fazer isso:

Os espelhos laterais devem ficar mais abertos, de um modo que o motorista chegue a visualizar apenas uma parte muito pequena das laterais do próprio veículo. O retrovisor centra, como o próprio nome diz, deve estar centralizado em relação ao vidro traseiro.

“Para ajustar os espelhos, é preciso colocar o banco do motorista na posição ideal para a condução, levando em consideração o ajuste de encosto, a distância do volante e, se o carro possuir, ajuste de altura”, explica a assessoria do Cesvi.

Nunca coloque objetos e bagagens em regiões que comprometem a visão do motorista. Esses elementos devem ser guardados no porta-malas ou no porta-objetos do carro.

2. Respeite as regras para utilização das películas

Películas muito escuras comprometem a visibilidade e colocam e risco os ocupantes do veículo e terceiros, principalmente à noite. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a “transmissão luminosa” através do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película pode bloquear no máximo 25% da luz. No para-brisa, o filme também deve ser incolor.

Os vidros laterais, por sua vez, podem ser um pouco mais escuros. A transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luz externa. Deixar de seguir as regras, além de comprometer a visibilidade no carro, pode custar uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.

3. Aprenda a desembaçar os vidros

Vidros embaçados são uma questão frequente em dias de chuva ou de muito frio. Para enfrentá-la, o motorista pode utilizar o desembaçador traseiro e utilizar o sistema de ventilação à seu favor.

Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo para melhorar a visibilidade no carro é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Outra opção é o ar quente, que irá secar o vidro, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente.

Nunca use a mão ou o braço para desembaçar os vidros. A gordura da pele só irá piorar a situação.

4. Confira o estado das palhetas

O alerta do Cesvi tem razão de ser. Quando as palhetas estão ressecadas, perdem a eficiência de escoar a água, o que também prejudica a visibilidade no carro.

A boa visibilidade no carro é um fator completamente relevante para uma direção segura. Listamos sete dicas que podem ajudar o motorista a enxergar melhor.

5. Verifique com frequência seus faróis e lanternas

A boa visibilidade no carro também depende da iluminação. Por isso, verifique todas as lâmpadas do automóvel e confira a regulagem dos faróis. Faróis regulados possibilitarão melhor entendimento da pista, das sinalizações, de outros veículos, obstáculos e de quaisquer surpresas que possam surgir ao seu redor.

Além disso, as lâmpadas queimadas podem pesar no seu bolso. Entenda!

6. Vá ao oftalmologista com frequência

Em algumas situações, o automóvel está com os ajustes adequados, mas o motorista ainda não consegue enxergar bem. Não há outra opção que não consultar um oftalmologista.

7. Seguiu todos os passos e a visibilidade no carro ainda não te passa confiança?

Recorra a outras tecnologias. Câmeras para marcha à ré e manobras, sensores de presença e até mesmo sensores nas laterais que informam o motorista quando há um outro veículo em seus pontos cegos certamente vão ajudar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gildo 4 de setembro de 2018

Se por acaso houver problemas com ós limpadores de pára-brisas, e se por acaso vc tiver cigarros no carro, basta desmancha lo e passar o fumo no vidro pelo lado de dentro que resolve temporariamente até chegar se a uma oficina ou auto peças e conserta lo

Avatar
Deixe um comentário