Diesel verde, feito de gorduras e cana, pode ser aprovado no Brasil

ANP inicia processo de consulta pública para regulamentar o novo biocombustível; objetivo é atenuar a emissão de gases geradores do efeito estufa

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Por AutoPapo
Publicado em 13/03/2020 às 11h37

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deu início à consulta pública sobre a resolução que trata da especificação de um novo biocombustível a ser comercializado em território nacional: o diesel verde.

O que é o diesel verde?

O diesel verde é um combustível renovável para motores a combustão de ciclo diesel, produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras de origem vegetal e animal, cana-de-açúcar, álcool e biomassa.

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O novo combustível será adicionado ao diesel de origem fóssil, que, atualmente, tem obrigatoriamente 12% de biodiesel, resultando em uma mistura ternária, ou seja, um combustível composto pelos três produtos.

Diferença entre os combustíveis

O diesel verde é constituído predominantemente de hidrocarbonetos parafínicos, possuindo propriedades similares ao do diesel proveniente de fontes fósseis e difere-se do biodiesel, que é uma mistura de ésteres de ácidos graxos com propriedades semelhantes.

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Diesel verde é diferente do biodiesel, obrigatório no Brasil

A proposta de regulamentação está em linha com a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), de que trata a Lei nº 13.576, de 26/12/2017, que visa à expansão do uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira, com vistas à segurança energética, previsibilidade para a participação competitiva dos diversos biocombustíveis no mercado nacional e mitigação das emissões dos gases geradores do efeito estufa.

Bioquerosene

A regulamentação do diesel verde poderá viabilizar também a produção e comercialização do bioquerosene de aviação, já regulamentado pela Resolução ANP nº 778, de 2019, uma vez que a produção de biocombustíveis no contexto de biorrefinaria gera diferentes bioprodutos em um mesmo processo.

A iniciativa é resultado da realização, pela ANP, de análise do impacto regulatório trazido pela inserção deste novo biocombustível no mercado brasileiro, bem como de estudos das especificações internacionais do diesel verde comercializado em outros países. O período de consulta pública da proposta será de 45 dias.

Foto | Shutterstock

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