Direção hidráulica pesada: confira as possíveis causas
Está com dificuldade para manobrar? Listamos oito componentes que, com problema, afetam a dirigibilidade do seu carro!
Está com dificuldade para manobrar? Listamos oito componentes que, com problema, afetam a dirigibilidade do seu carro!
A popularização das direções assistidas foi uma verdadeira bênção para os motoristas. Um conforto tão grande que depois que você se acostuma dificilmente voltaria a ter um veículo sem este recurso. Mas a direção hidráulica também pode dar os seus problemas e ficar dura e pesada.
Aí perde-se todo aquele conforto e suavidade para manobrar. Mas a direção com assistência hidráulica dura tem cura. E agora vamos listar as nove principais causas que podem deixar o volante pesado e a rotina de dirigir cansativa.
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A direção hidráulica exige lubrificação. O fluido tem a função de percorrer os componentes do sistema, como a caixa e a bomba da direção, além de fazer com que o conjunto trabalhe na temperatura correta.
Conforme o nível do fluido diminui, aumenta a necessidade de pressão para movimentar os componentes internos. Com isso, a direção hidráulica fica mais pesada porque o motorista terá de fazer mais força para realizar as manobras.
As fabricantes recomendam a verificação periódica do nível do fluido da direção hidráulica, com o carro frio e estacionado em piso plano. O óleo deve estar entre as marcações de mínimo e máximo.
Se for necessário completar, é fundamental que o lubrificante colocado esteja dentro das especificações recomendadas pela montadora.
A peça é a responsável por enviar o fluido para a caixa de direção. É o que vai fazer com que o peso normal do volante nas manobras seja suavizado. Mas se a bomba estiver com problemas, o óleo não chega na caixa e a direção hidráulica fica pesada.
A falta de fluido também pode ser um problema de vazamento do lubrificante. Com menos óleo bombeado no sistema, a direção hidráulica está sujeita a ficar mais pesada e dura. Verifique mangueiras e dutos que compõem o conjunto e veja se há sinais de vazamentos, geralmente ocasionados por mau funcionamento dos retentores.
Por falar em bomba da direção hidráulica, esta depende de um acionamento por meio de correia. E se esta peça arrebentar, haverá uma interrupção da lubrificação do sistema, o que deixará o volante pesado.
A boa notícia é que a correia da direção hidráulica costuma ser um item barato. A de um Renault Sandero, por exemplo, é encontrada por menos de R$ 80. O problema é ver se o carro em questão tem um projeto onde a substituição da peça implique na retirada de outros componentes, o que pode encarecer a mão de obra.
A função da cremalheira é conectar o volante às engrenagens que giram as rodas na direção correta. Se depois de ligar o motor a direção se mantiver pesada por um tempo e voltar ao normal depois de alguns minutos com o carro em funcionamento, a causa pode ser a cremalheira.
Trata-se da peça que transfere a rotação de um eixo para o outro e que garante o movimento correto das rodas para a esquerda ou para direita de forma suave. Um defeito na cruzeta pode travar a coluna de direção e deixar o volante pesado.
Estalos no sistema de direção podem ser sinais de problema na cruzeta, assim como excesso de vibração do eixo cardã em altas velocidades. A peça é relativamente barata, de R$ 40 a R$ 60 em carros compactos, mas é preciso atenção. Cruzeta defeituosa pode afetar o cardã e aí a conta ficará muito mais cara.
Problemas nos rolamentos do coxim do amortecedor comprometem a estabilidade do automóvel como também o comportamento da direção. O volante tende a ficar mais pesado e a apresentar folgas e barulhos incomuns.
Amortecedores gastos também podem afetar a direção hidráulica. O carro fica mais suscetível aos buracos e imperfeições da pista, sobrecarregando diversos componentes, entre eles os terminais de direção.
Cambagem negativa ou falta de alinhamento podem deixar a direção hidráulica com folgas e também pesada. Então, a dica é fazer os serviços anualmente, a cada 10 mil km ou conforme indicação da fabricante do veículo.
Pneus mal calibrados, além de aumentarem o consumo de combustível, também podem deixar a direção hidráulica pesada. Quando muito vazios e murchos, o atrito da borracha com o asfalto aumenta, o que faz com que o motorista faça mais esforço ao volante. Por isso, não se esqueça de calibrá-los uma vez por semana.
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