Economizadores de combustível de fábrica são os únicos que funcionam
"redução de consumo de combustível, que implica também em redução de emissões, interessa ao bolso e ao pulmão de todos nós"
"redução de consumo de combustível, que implica também em redução de emissões, interessa ao bolso e ao pulmão de todos nós"
Quando o assunto é economia de combustível, é melhor fugir das picaretagens vendidas na internet e procurar os economizadores que funcionam de verdade.
[TRANSCRIÇÃO]
No Carro de A a Z, hoje é dia da letra E – de economizador. Eu estou aqui no banco da praça, mas o assunto é sério. Porque redução de consumo de combustível, que implica também em redução de emissões, interessa ao bolso e ao pulmão de todos nós. Economizadores existem dezenas anunciados. Pode anotar aí: é tudo Pi-ca-re-ta-gem. Eu só acredito em economizador adotado pela própria fábrica. E existem dois, três ou quatro deles. Um dos mais interessantes foi a Renault, que até exagerou no Kwid, colocou três sistemas para aliviar o “chumbo” no pé do motorista. Como assim?
O Kwid tem três modos de ensinar o motorista a dirigir de forma mais econômica. Como é que eles funcionam? O primeiro é o indicador de troca de marchas que, como o nome mesmo sugere, ele mostra no painel a hora que você tem que passar a marcha, tanto pra cima, ou reduzir a marcha para o motor ficar na rotação ideal. Dessa forma ele vai conciliar o desempenho e a economia de acordo com o momento.
O outro modo é uma barrinha embaixo do velocímetro que mostra o quanto você está acelerando, se você está acelerando além da conta. Como é que ela mostra isso? Ela muda de cor: se ficar vermelho é porque você está pisando no acelerador além do necessário.
E, por fim, ele tem o Driving Eco que faz uma espécie de um relatório, dando nota para diversos quesitos que auxiliam na condução econômica. Por exemplo, ele avalia a aceleração, a troca de marchas e a antecipação, por meio de estrelas, de uma estrela a cinco. Quanto mais estrelas, melhor. Dessa forma ele te instruí, a longo prazo, a dirigir de forma cada vez mais econômica.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A BMW também tem um sistema interessante que “mata” a potência do motor para economizar em trânsito intenso.