Economizadores de combustível de fábrica são os únicos que funcionam

"redução de consumo de combustível, que implica também em redução de emissões, interessa ao bolso e ao pulmão de todos nós"

Por AutoPapo 20/11/18 às 19h02

Quando o assunto é economia de combustível, é melhor fugir das picaretagens vendidas na internet e procurar os economizadores que funcionam de verdade.

[TRANSCRIÇÃO]

No Carro de A a Z, hoje é dia da letra E – de economizador. Eu estou aqui no banco da praça, mas o assunto é sério. Porque redução de consumo de combustível, que implica também em redução de emissões, interessa ao bolso e ao pulmão de todos nós. Economizadores existem dezenas anunciados. Pode anotar aí: é tudo Pi-ca-re-ta-gem. Eu só acredito em economizador adotado pela própria fábrica. E existem dois, três ou quatro deles. Um dos mais interessantes foi a Renault,  que até exagerou no Kwid, colocou três sistemas para aliviar o “chumbo” no pé do motorista. Como assim?

O Kwid tem três modos de ensinar o motorista a dirigir de forma mais econômica. Como é que eles funcionam? O primeiro é o indicador de troca de marchas que, como o nome mesmo sugere, ele mostra no painel a hora que você tem que passar a marcha, tanto pra cima, ou reduzir a marcha para o motor ficar na rotação ideal. Dessa forma ele vai conciliar o desempenho e a economia de acordo com o momento.

O outro modo é uma barrinha embaixo do velocímetro que mostra o quanto você está acelerando, se você está acelerando além da conta. Como é que ela mostra isso? Ela muda de cor: se ficar vermelho é porque você está pisando no acelerador além do necessário.

E, por fim, ele tem o Driving Eco que faz uma espécie de um relatório, dando nota para diversos quesitos que auxiliam na condução econômica. Por exemplo, ele avalia a aceleração, a troca de marchas e a antecipação, por meio de estrelas, de uma estrela a cinco. Quanto mais estrelas, melhor. Dessa forma ele te instruí, a longo prazo, a dirigir de forma cada vez mais econômica.

economizadores
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário