Equipamentos para carro: 7 itens que desapareceram do mercado

Fatores como evolução da tecnologia, mudanças de hábitos da população e aumento da segurança veicular levaram alguns recursos à extinção

equipamnto navegador gps para carro
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 15/03/2020 às 10h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h27

Eles já foram sinônimos de status e tornaram-se objetos de desejo. Mas o tempo passou: fatores como a evolução da tecnologia ou pela mudança de hábitos da população tirou todos de cena. São os equipamentos para carro obsoletos, que hoje só existem em modelos mais antigos.

Bateu aquele saudosismo? Então coloque seu CD preferido na disqueteira, abra o quebra vento da janela e embarque nessa viagem conosco: listamos 7 equipamentos para carro que já foram cobiçados, mas caíram em desuso. E aproveite bem, pois em breve todos eles devem virar peças de museu!

VEJA TAMBÉM:

Equipamentos para carro que caíram em desuso:

1. Acendedor de cigarros com cinzeiro

antigos equipamentos para carro acendedor de cigarros e cinzeiro
Acendedor de cigarros e cinzeiro estão fora de sintonia com os tempos atuais (foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

A difusão de informações sobre os malefícios do tabagismo parece ter surtido algum efeito: no Brasil, o número de fumantes caiu cerca de 40% entre 2009 e 2019, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Isso trouxe reflexos nos automóveis, que já há alguns anos não dispõem mais acendedor de cigarros e cinzeiro.

Poucas décadas atrás, esses equipamentos eram vistos em praticamente todos os carros, até nos modelos mais populares. Era comum, inclusive, a presença de dois ou três cinzeiros, para atender também aos passageiros do banco traseiro.

2. Quebra-vento

quebra vento na janela de carro antigo que transporta um casal
Na época em que só carro de luxo tinha ar-condicionado, o quebra-vento era um dos poucos equipamentos capazes de dar refresco para os ocupantes (foto Shutterstock)

Até a virada do século, ar-condicionado era coisa de carro de luxo. Um dos poucos recursos capazes de proporcionar algum refresco aos ocupantes era o quebra-vento. Tratava-se de um item praticamente obrigatório: alguns modelos, que não dispunham deles em outros países, tinham o projeto original modificado para recebê-los quando passavam a ser fabricados no Brasil.

O banimento, porém, não se deve à popularização do ar-condicionado. Em uma colisão lateral, o vidrinho do quebra-vento, quando aberto, atuava como uma lâmina contra a cabeça dos ocupantes. Ademais, era uma porta de entrada para os arrombadores de veículos.

3. Antena elétrica

antena eletrica radio carro
Antena elétrica e toca-fitas já formaram uma dupla perfeita (foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Bastava ligar o aparelho de som para ver a antena elétrica cromada erguendo-se-se automaticamente em direção ao céu. Os que dispunham dessa comodidade, em geral, eram os proprietários de veículos de luxo: nos modelos mais básicos, o motorista tinha que sair e levantar a peça manualmente.

Essas cenas pertencem ao passado há pelo menos duas décadas. Porém, é curioso notar que os carros até hoje trazem antenas para seus equipamentos de áudio. Elas podem ser internas, do tipo barbatana ou rosqueáveis: nessas últimas, também há a necessidade de descer para afixá-las.

4. Disqueteira

disqueteira equipamento de som para carro
Disqueteiras permitiam que o motorista ouvisse diferentes CDs sem precisar trocá-los manualmente, mas ocupavam espaço (foto Shutterstock)

Os aparelhos de som evoluíram exponencialmente, mas mantiveram-se vivos. O rádio AM passou a sintonizar também FM, depois passou a tocar cassetes, posteriormente substituídos por CDs. Por fim, vieram as centrais multimídia com recursos de conectividade para áudio.

Contudo, enquanto os equipamentos de áudio para carro, apesar das mudanças, permaneceram instalados no centro do painel, alguns agregados se foram. É o caso das disqueteiras, que geralmente roubavam espaço no porta-luvas ou no porta-malas. Custavam bem caro e duraram pouco no mercado.

5. Navegador GPS

equipamento navegador gps para carro
Maior problema dos aparelhos de GPS nativos era a impossibilidade de monitorar o trânsito em tempo real (foto Shutterstock)

Aparelhos de GPS nativos foram equipamentos para carro ainda mais fugazes que as disqueteiras. Inicialmente, eles nem vinham de fábrica: eram acessórios que precisavam ser presos ao para-brisa com uma ventosa. Depois, passaram a ser conjugados às primeiras centrais multimídia.

Hoje, poucos automóveis ainda trazem os navegadores, que logo foram substituídos por plataformas de espelhamento de celular. Afinal, os aplicativos de rotas são bem mais eficientes, pois processam informações sobre o trânsito em tempo real.

6.Quebra-mato

fiat palio advenutre
Nas primeiras gerações, o quebra-mato era equipamento de série na Palio Weekend Adventure (foto Fiat | Divulgação)

É verdade que esses adereços nunca foram majoritários nas ruas, mas eram vistos com frequência em picapes de maior porte.  Até veículos menores chegaram a ter versões equipadas de fábrica com eles. Lembra-se de Fiat Palio Weekend e Strada Adventure e da Chevrolet Montana Off-Road?

Como o quebra-mato só faz sentido em trilhas radicais, para impedir que a vegetação danifique a dianteira do veículo, ele logo foi abolido de modelos dos demais segmentos. Os pedestres agradecem, uma vez que esses equipamentos potencializam as lesões em casos de atropelamento.

7. Luzes de leitura

equipamentos para carro luzes de leitura gm
Luzes de leitura individuais eram mais úteis nas décadas de 80 e 90 (foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Você conhece alguém que ainda desdobra um mapa de papel para calcular uma rota? Não? Pois é por isso mesmo que as luzes de leitura entraram em processo de extinção. Nos automóveis de luxo, havia luzes individuais para todos: como elas emitiam um facho bem fechado, permitiam que os passageiros folheassem jornais ou revistas sem atrapalhar a visão do motorista à noite.

Como a leitura a bordo, hoje, quase sempre é feita na tela do celular, que tem brilho próprio, luzes para esse fim tornaram-se desnecessárias. Tanto que até mesmo modelos mais sofisticados não costumam trazer mais que dois spots de iluminação, com fachos abertos. E, assim, mais um dos outrora desejados equipamentos para carro caiu em desuso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Guilherme Madeira 27 de maio de 2020

As luzes de leitura podem até ter deixado de servir para essa finalidade mencionada no texto, mas ainda se vê muito nos carros modernos. Principalmente nos táxis e veículos de aplicativos, pois são úteis para as pessoas que utilizam esses transportes à noite, e se sentam no banco traseiro. Para auxiliar na hora de separar o dinheiro (ou o cartão) para pagar a corrida.

Avatar
Fernando B 16 de março de 2020

Eu ainda utilizo GPS quando vou para um caminho desconhecido. Primeiro verifico no Google o trajeto e depois vou eu e meu Garmin. Atualizações ocorrem anualmente, utilizando o ML é barato.

Avatar
Richard 15 de março de 2020

As luzes de leitura ainda é acessório indispensável. Principalmente com crianças… afinal… sai as revistas e entram os smartphones com 3 horas de bateria… entram carregadores e dezenas de bugigangas que as crianças carregam hoje…

Alguns fabricantes estão cada vez mais afastados do que o seu publico realmente deseja. Vendem coupé como sedã. Encostos de cabeça fixo ou costurado em carros de luxo… e assim vai…

Avatar
Antonio Pedro Gouveia 15 de março de 2020

Bom Dia! Sou de Belém-PA. De tempos viajo com minha família para o Nordeste (a cada dois anos) e apesar do avanço tecnológico, o GPS ainda faz-se necessário em vista da falta de cobertura de sinal de telefonia móvel. Este sinal restringe -se as áreas metropolitanas e em muitas cidades do interior do Brasil, não há disponibilidade para todas as operadoras, limitando a uma ou duas no máximo. Exemplo da ineficiência do sistema da Chevrolet que opera somente com a CLARO. Muitos municípios nem possui sua cobertura, ou alguma outra operadora. O GPS, é uma não, duas mãos na roda. Abraços

Avatar
Gerson 15 de março de 2020

Antonio, o Google Maps permite você baixar os mapas para usar off-line. Com isso você usa apenas o sinal do GPS e não fica dependente da rede de telefonia celular. Acho mais interessante uma vez que os GPS não devem estar atualizando os mapas.

Avatar
Romeu Pires Ferreira Junior 16 de março de 2020

Você pode baixar no celular os mapas nos aplicativos de GPS, here Go, por exemplo. Vc navega sem necessitar de sinal de dados. Única necessidade é um celular com memória suficiente, 64 GB, pelo menos.

Avatar
Deixe um comentário