Os esportivos do Salão de São Paulo
Conheça os destaques entre os superesportivos que estão no Salão do Automóvel, que conta com as maiores fabricantes da categoria
Conheça os destaques entre os superesportivos que estão no Salão do Automóvel, que conta com as maiores fabricantes da categoria
Em todas as edições, os esportivos do Salão do Automóvel de São Paulo são um destaque à parte no evento. A ocasião oferece oportunidade de ver, de perto, essas máquinas que raramente encontramos nas ruas. Entre eles, o estande da Ferrari é sempre um dos mais concorridos pelo público.
Neste ano, quatro máquinas da marca italiana estão em exposição: a mais recente é a 488 Pista, revelada neste ano.
Ela fez sua estreia no Salão de Genebra, em março. O destaque do modelo é o motor V8 mais potente jamais desenvolvido pela Ferrari. O propulsor, um 4.0 biturbo, é capaz de entregar 720 cavalos de potência e 78 kgfm de torque, às 3 mil rotações.
Assim, esta Ferrari alcança 100 km/h em 2,85 segundos, e tem a velocidade máxima de 340 km/h, segundo dados da fabricante. O superesportivo deriva da 488 GTB, e foi preparado para as pistas. Além de ter ganhado 50 cv, perdeu 90 quilos em comparação com a GTB.
Sua configuração conversível, a 488 Spider, também está no estande da Ferrari. Além disso, a fabricante exibe a 812 Superfast. Lançado no ano passado para substituir a F12berlinetta, a 812 carrega um motor V12, uma tradição da marca do “cavallino rampante”. Ele entrega 800 cv de potência e 73,2 kgfm de torque. Para chegar aos 100 km/h, a Superfast precisa de 2,9 segundos, e pode alcançar 340 km/h.
Por fim, a Ferrari também está exibindo a Portofino, seu modelo “de entrada”. Ela também fez sua estreia no ano passado, em substituição à California. A Ferrari Portofino tem um motor 3.9 V8, com 600 cv de potência e 77,5 kgfm de torque, alcançando 100 km/h em 3,5 segundos, podendo chegar a 320 km/h.
Outro dos esportivos do salão é o McLaren Senna, feito em homenagem ao famoso piloto brasileiro, também promete atrair a atenção do público. Esse é o carro homologado para as ruas mais veloz jamais desenvolvido pela McLaren, de acordo com a própria. Com 800 cavalos de potência, o McLaren Senna tem velocidade máxima de 340 km/h, alcançando 100 km/h em 2,8 segundos, e 200 km/h em 6,8 segundos.
O motor do McLaren Senna é um 4.0 V8 biturbo de 81 kgfm de torque. O veículo conta, também, com diversas tecnologias que amplificam sua performance nas pistas. Destaque para o RCC II, um sistema de controle dinâmico de chassi que dão ao modelo um comportamento aerodinâmico adaptativo e otimizado.
O McLaren Senna terá três unidades importadas para o Brasil. Cada uma custará R$ 8 milhões.
Já a italiana Lamborghini exibe a linha Huracán e o novo SUV Urus. A Huracán já é velha conhecida, tendo sido lançada em 2014, ano em que já apareceu no Brasil. No Salão de São Paulo, estão expostos o Huracán Performante, de 2017, e o Performante Spider, de 2018. O motor é 5.2 V10 com potência de 649 cv e torque de 61 kgfm.
Ao lado desses esportivos do Salão, a Lamborghini exibe seu SUV Urus. Quando o modelo foi lançado, no ano passado, a marca afirmou que era o primeiro utilitário superesportivo do mundo. O motor é um 4.0 V8 twin-turbo com potência de 659 cv e torque de 86,7 kgfm.
Outra italiana, a Maserati também montou um estande para exibir seus esportivos no Salão de São Paulo. É possível ver de perto os modelos GranTurismo Sport, Ghibli e Levante. O GranTurismo Sport foi lançado em 2012 e tem motor 4.7 V8 com potência de 460 cv e 53 kgfm de torque.
Para chegar aos 100 km/h, são necessários 4,6 segundos, e a velocidade máxima é de 298 km/h. A carroceria tem design da Pininfarina, estúdio consagrado por parceria histórica com a Ferrari.
Já o Maserati Ghibli foi lançado em 2013 e recebeu uma reestilização para o ano/modelo 2018, além de ajustes no motor. Debaixo do capô está um 3.0 V6 turbo com 429 cv de potência e torque de 59 kgfm. São 4,9 segundos para alcançar 100 km/h, e o Ghibli pode chegar a 286 km/h.
Por fim, a entre os esportivos do Salão, a Maserati exibe o Levante, sua primeira proposta de utilitário-esportivo.
Outros supercarros dessas mesmas marcas e de outras, entre as quais Rolls Royce e Alfa Romeo, estão reunidos em um espaço chamado Dream Lounge.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |