Etanol: Confira quais são os 10 carros mais econômicos
Mesmo com queima mais rica, com uso de etanol, há modelos prometem mais eficiência na cidade com o combustível vegetal
Mesmo com queima mais rica, com uso de etanol, há modelos prometem mais eficiência na cidade com o combustível vegetal
Tem vezes que vale mais a pena rodar com etanol no tanque. Não que aquela regra dos 70% valha para todo e qualquer tipo de veículo, mas se o preço do álcool combustível estiver percentualmente mais barato, pelo menos, na mesma proporção do que ele consome a mais na comparação com gasolina, pode ser uma boa opção.
Para te ajudar nessa missão, separamos os 10 carros mais econômicos do etanol. A lista levou em consideração as versões mais econômicas dentro de uma mesma linha de acordo com as médias urbanas com álcool dentro dos padrões do Inmetro publicados na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem.
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Só foram considerados modelos flex e puramente a combustão. Também não entraram no ranking modelos híbridos de qualquer tipo. Na ordem como critério de desempate, consumo urbano com gasolina, rodoviário com etanol e rodoviário com gasolina.
Seja com gasolina, seja com etanol, o Kwid é o carro mais econômico do Brasil. Destaque para a linha 2023, que foi remodelada e melhorou nos números de consumo, graças a alguns acertos no conjunto mecânico.
Para atingir as metas de eficiência energética do Proconve L7, o motor 1.0 três-cilindros ganhou sistema start/stop e o carro passou a ser equipado com pneus de baixa resistência à rolagem, entre outras mudanças pontuais.
As configurações do compacto que acabam de estrear colocaram o 208 como um dos carros mais econômicos do Brasil. Graças ao uso do motor 1.0 Firefly (de origem FCA – Fiat Chrysler Automóveis).
Com as novas opções Like e Stye, o 208 faz médias urbanas acima dos 10 km/l com etanol. Números melhores, inclusive, que os do Fiat Argo com o mesmo propulsor três canecos.
O modelo da Hyundai é o sedã mais econômico do país e também o turbinado mais eficiente do pedaço – no geral, é o terceiro colocado. Inclusive, rende melhor em termos de consumo do que o irmão hatch.
Vendido desde o ano passado em versão única S-design, o Sandero também melhorou o consumo graças aos ajustes no conjunto mecânico para atender as normas do Proconve. O ganho maior, a propósito, foi nas médias com etanol, que agora alcançam 10 km/l na cidade.
A Stellantis também teve de mexer no motor 1.0 Firefly por causa do Proconve. O que foi bom para o Argo, cuja versão Drive figura entre os 10 carros mais econômicos do país e se revela o Fiat mais eficiente do momento.
O Onix Plus nas versões de entrada com motor aspirado se mostra o GM mais eficiente do mercado. Porém, se este ranking fosse de eficiência na estrada com etanol, seria o líder. O que o coloca à frente do Fiat Mobi no critério de desempate é a média urbana com gasolina.
O subcompacto da Fiat até decepciona em termos de consumo. Mais leve e mais barato que boa parte dos modelos relatados aqui, é o sétimo do ranking. Empatou com o Onix Plus no consumo urbano com etanol, mas perde feio para o sedã da GM quando o assunto é ciclo com gasolina.
O hatch repete o sedã. As opções iniciais aspiradas são as mais econômicas e até empatam com os modelos da Volks nas médias urbanas com etanol – mas se mostram mais eficientes com gasolina.
O Voyage perdeu suas versões 1.6 e automática, mas a agora solitária variante 1.0 garante o sedã entre os carros mais econômicos com etanol na cidade. O curioso é que o modelo empata nos três primeiros critérios do ranking com o Polo e só supera o companheiro de marca alemã no consumo rodoviário com gasolina por 0,1 km/l.
O Polo fecha a lista de carros mais econômicos com etanol, só perdendo no último critério de desempate para o Voyage. Detalhe é que se o hatch ainda tivesse a opção TSI turbo com câmbio manual, estaria bem melhor posicionado nesse ranking.
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MAIS ECONÔMICOS A ETANOL
Por gentileza, leia novamente a matéria: todos os dez carros listados nela têm câmbio manual e não são excepcionalmente econômicos com etanol.
O carro mais econômico com etanol – e automatizado – foi o up!
Meu up! conseguiu fazer 19,1 km/litro com etanol (tenho fotos demonstrando), e só não fez 20 ou até 21 km/litro porque dirigia-o a minha mulher, EM “D”.
Atenciosamente.
Kkkkk deixa de bobagem cara, os fabricantes fazem de tudo,para fabricar o carro mais econômico do Brasil,e eles testam e anunciam o consumo, até no próprio manual, esses números bateram com os testes do Inmetro,nem carro híbrido faz 19 km por litro no etanol,o seu UP faz quase 20! Kkkkk deixa de ser mentiroso, chama a NASA,leva para a Renalt estudar o seu carro ?????
Alex,
Não tenho razão para mentir, só uso álcool desde o início do PROALCOOL (programa do qual fui estagiário de Engenharia), e há fotos comprovando o que afirmei sobre a economia do up!.
Caso você queira eu lhe envio as fotos por e-mail.
rodrigo.oam gmail.com
Rodrigo MARTINIANO.
Meu Sandero Autentique “básico” 1.0 16v ano 2009 , que comprei usado já com 160 mil km, me surpreendeu com uma média de 18 kl com Etanol, esse carro anda melhor com álcool do que com gasolina.
Kkkkk deixa de bobagem cara, os fabricantes fazem de tudo,para fabricar o carro mais econômico do Brasil,e eles testam e anunciam o consumo, até no próprio manual, esses números bateram com os testes … – Leia mais em https://autopapo.uol.com.br/noticia/etanol-10-carros-mais-economicos/
Olá,vamos lá! eu tenho um projeto de economia no meu carro que já faz 12 anos que venho desenvolvendo e aprimorando no Escort xr3 1,6 cht a alcool,mudanças começa desde as partes da ignição,eletrica ,enforcamento do carbura ,mudanças de flautas e giglès e um sistema que é o principal quer compensa essa pequena quantidade que vai para a queima que não vem o caso detalhar,mas garanto que não existe um carro movido a alcool mais econõmico que o meu,já fiz testes com carros de outras pessoas,e já estou acostumado ver esse tipo de afirmação ! repito! se esse carro fizesse esse consumo a Volks nos testes detectaria,o Inmetro confirmaria e com uma briga entre as montadoras nenhuma fabrica omitiria tal coisa seria burrice! voltando ao seu caso,afirmo que não faz esse consumo,e fotos não significa e não prova nada ,outra coisa esses instrumento que vem em carro que diz o consumo “momentaneo” não funcionam! corretamente ou dá erro, faz o mesmo procedimento que uso no meu para fazer teste precisos de consumo,desliga seu tanque no injetor, pegue uma garrafa de 2 litros ,o de amaciante de roupa é bom pra isso,pegue um medidor de precisão de litros ” qualquer um que tem as marcas de quantidade ,mede 2 litros e coloca na garrafa,conecta um cano na entrada do combustivel de alimentação,anda com os dois litros da garrafa ,ver quanto rodou e divide por 2″ pronto ! isso é a forma precisa,o mesmo faz na cidade e na rodovia ex: na cidade vc rodou 22 km portanto divide por 2 fez 11 km por litro ,vc rodou na rodovia fez 24 km litro ,seu carro fez 12 km litro ,para fazer uma média precisa soma os 11 da cidade com os 12 da rodovia total 23 divide por 2 sai a média de 11,5 km por litro,claro! se rodar meio á meio entre pista e rodovia a média é 11,5 mas se rodar mais na rodovia obviamente que essa média aumenta,se rodar mais na cidade essa média diminui! isso é a forma precisa de se fazer media de consumo ,não ficar andando depois mandar completar o tanque,não tem precisão dá erros grosseiros! Uma pena que essa forma usando a garrafa ,provavelmente não daria certo no seu carro,pois ele precisa da bomba eletrica para mandar o combustivel,ai seria complicado ter que pegar uma bomba ligar na boca da garrafa para mandar o combustivel para o teste,mas resumindo se a Volks,Ford etc diz que o carro faz 11 km na cidade é porque faz esse consumo! o Inmetro confirma ,e nenhuma fabrica deixaria de passar uma vantagem dessa em uma briga de carros econômicos do Brasil.. vc não tem como provar com fotos , como eu falei ,se vc acha que faz mesmo vai nas fabricas e mostra os dados ,diz á eles os engenheiros,os tecnicos que fazem os testes que eles estão errando com diferença de quase o dobro! ou seja de no maximo 11 na estrada no Etanol,tanto o kwid e o Up são semelhantes o consumo ai vem vc dizer que faz o dobro? como te falei não faz não ,, tinha um mecanico aqui que tem um renalt clio e falou que o carro dele fazia 23 km por litro na rodovia,claro que é uma piada! falei pra ele que dou meu carro se fizer ,coloca 2 litos na garrafa ,engata uma bomba e liga no motor ,ele desconversou e não teve coragem,ou seja não faz ..é isso! seu carro não faz 20 km por litro no etanol ,alias nenhum carro no mundo”sem ser hibrido! faz esse consumo!
Sem perder mais tempo com você. VOCÊ É MAIS UM PASPALHÂO!
Eu paspalhão?vc nem me conhece ,morra e nasça umas 10 vezes para vc querer ter a mesma capacidade que eu! outra coisa,não perde tempo não pinoquio,leva sua nave espacial para a Nasa ! eu que não vou perder tempo com mentiroso que quer contrariar a propria fabrica e o Inmetro,quem é o paspalhão aqui heimm! kkkkk perde tempo mesmo não seu “popozão sujo” tive que mudar por causa da moderação,kkk
eu respondi ,mas os moderadores não autorizaram paspalhão mentiroso ,leva seu carro para a Nasa!,kkkkkkkkkk sem mais filhote do gepeto!
O Pole prefere gyn com Fanta ao invés de etanol
Pra quem anda nos engarrafas das cidades grandes… mas essas carrocinha na estrada não tem sentido… apertadinhos, fracos, e sem acabamento… melhor veiculos 1.4/1.6 e ate alguns 1.8 fazem média de 14 até 18km/h na estrada com combustivel fossil.
Pra quem anda nos engarrafas das cidades grandes… mas essas carrocinha na estrada não tem sentido… apertadinhos, fracos, e sem acabamento… melhor veiculos 1.4/1.6 e ate alguns 1.8 fazem média de 14 até 18km/h na estrada com combustivel fossil.
Mentira eu só gosto quando eu conto-a.
A informação só vale para quem acredita no PBE, do IMETRO.
No uso normal pode ser bem diferente.
Muito boas informações agora reforça com os 10 mais econômicos e automáticos!!!