Fiat Grand Siena 2015: 10 fatos sobre o sedã italiano

Com bom espaço e porta-malas generoso, sedã é dica de usado para quem quer funcionalidade no dia-a-dia ou trabalhar com o carro

FIAT GRAND SIENA 2015 VERMELHO EM MOVIMENTO
Fiat Grand Siena foi uma espécie de segunda geração do sedã italiano e se posicionava entre o Siena e o Linea (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 23/10/2024 às 08h00

Os sedãs sempre foram uma alternativa para quem precisa de mais porta-malas sem ter de gastar muito. E até conferia um certo status no segmento de compactos. Só que a categoria teve uma quebra de paradigmas que levou ao surgimento do Fiat Grand Siena.

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Na segunda metade dos anos 2000 a Renault passou a vender no Brasil o Logan, carro sem grandes inspirações no design, preço de compacto e espaço interno próximo ao de um médio. Foi a senha para a concorrência se mexer.

Na sequência começaram a pipocar rivais no mesmo conceito. Nissan Versa e Chevrolet Cobalt foram alguns. Em 2012, foi a vez do Fiat Grand Siena estrear no mercado brasileiro.

FIAT GRAND SIENA 2016 PRATA EM MOVIMENTO
Proposta inicial do Grand Siena era ser uma opção mais refinada que o Siena original

O carro trazia bem mais espaço e porta-malas que o veterano Siena. Com a fama de robustez da linha e a força de vendas da Fiat, logo o Grand Siena conquistou corações de taxistas e de quem usava o carro para trabalhar.

Hoje, o sedã é boa opção no mercado de carros usados. Vamos destacar agora 10 fatos sobre o Fiat Grand Siena ano 2015.

Trajetória

O Grand Siena foi o despertar da Fiat para aquela categoria de sedãs compactos com maior espaço interno e porta-malas generoso do qual falamos (Renault Logan, Chevrolet Cobalt, Nissan Versa etc). Foi lançado em março de 2012 como a segunda geração do Siena.

fiat grand siena 2020 16
Grand Siena chegou em 2012 com opções de motores 1.4 e 1.6

O modelo foi desenvolvido em parceria pelas engenharias brasileira e italiana da montadora. Feito sobre a arquitetura 326 em Betim (MG), estreou com opções de motores 1.4 e 1.6, enquanto o velho Siena se manteve em linha com motor 1.0 Fire e sobrenome EL para ser o sedã mais barato da marca.

Na linha 2015, o Fiat Grand Siena experimentou séries especiais. Mas o sedã só teve uma mudança de fato, em 2017, com a adoção da grade do Siena EL (que saiu de linha na mesma época). Depois, ainda teve faróis com lentes escurecidas, abandonou o motor 1.6 e herdou o 1.0 para focar nas vendas diretas

Com apenas duas versões de acabamento, a produção do Fiat Grand Siena foi encerrada em dezembro de 2021. Muito em razão das novas regras de emissões do Proconve L7 – a Fiat encerrou a linha Uno quase que simultaneamente.

Motores

O Fiat Grand Siena experimentou três motores. Começou os trabalhos com o 1.4 Fire, que tem desempenho apenas regular, mas o suficiente para o dia-a-dia na cidade. Só não espere por arrancadas vigorosas, longe disso.

São 88 cv com etanol e 85 cv com gasolina que resultam em um 0 a 100 km/h em mais de 13 segundos. Os 12,5 e 12,4 kgfm estão disponíveis nas 3.500 rpm. Ao menos, o consumo é interessante, com médias urbanas de 7,7 e 11,0 km/l, respectivamente.

FIAT GRAND SIENA 2015 MOTOR FIRE
Motor 1.4 foi um dos mais populares no sedã italiano, durante sua trajetória no mercado

O 1.6 16V equipou as versões topo de linha do Fiat Grand Siena e agregou uma performance bem melhor, com 0-100 km/h na casa dos 10 segundos. O motor da família E.torQ entrega 117 cv com etanol e 115 cv, com gasolina, além de torque de 16,8/16,2 kgfm a 4.500rpm.

Com este motor, o Fiat Grand Siena foi vendido com câmbio manual de cinco marchas, que deve ser sempre a primeira opção. Apesar do consumo elevado, com 6,8 e 9,9 km/l na cidade.

As variantes 1.6 do sedã com a transmissão automatizada Dualogic são difíceis de vender, e, quando dão problema, uma dor de cabeça séria para o dono.

Na reta final, o Fiat Grand Siena ainda adotou o motor 1.0 Fire. Aí, não tem jeito. É um carro para andar muito pianinho devido aos 75/73 cv de potência que resultam em 0-100 km/h em mais de 15 segundos.

O torque de 10,1/9,7 kgfm aparece em 3.800 rpm. Pelo menos, compensa no consumo de combustível: 7,9 km/l na média em ciclo urbano com etanol e 11,2 km/l, com gasolina.

Gás de fábrica

grand siena gnv porta malas
O Kit GNV de fábrica foi um dos grandes diferenciais do Grand Siena

Outra opção de motorização (por assim dizer) do Fiat Grand Siena no lançamento foi a com kit GNV. Foi um dos poucos modelos do país a ter a opção de gás natural veicular de fábrica, chamada Tetrafuel – que foi lançada pela primeira vez no Siena de primeira geração, em 2006.

A opção combina o motor 1.4 Fire que bebe etanol e gasolina com o cilindro de GNV. O quarto combustível do “tetra” seria a gasolina pura (a brasileira tem percentual de álcool), vendida em países sul americanos para onde o carro era exportado.

Espaço do Grand Siena 2015

O Grand Siena pode não ser tão gigante quanto o nome sugere, mas foi uma evolução de espaço interno e tanto em relação à primeira fase do sedã. Na fita métrica isso já fica evidente: 4,29 metros de comprimento (13 cm a mais) totais) e entre-eixos de 2,51 (+13,7 cm).

Tais medidas garantem um espaço interno interessante. Motorista tem até posição altinha de dirigir, enquanto é possível acomodar dois adultos e uma criança no banco traseiro.

Destaque ainda para a quantidade de porta-objetos e ao porta-copos removível na frente. Em termos de ajuste da suspensão, a calibragem traseira é molenga demais e faz o passageiro de trás “marear”. O isolamento acústico e o acabamento interno são ruins.

Porta-malas

FIAT GRAND SIENA 2015 PORTA MALAS
Bagageiro do Fiat Grand Siena era imenso com 520 litros de volume

O grande destaque do Fiat Grand Siena é seu porta-malas. São 520 litros de volume, 20 litros a mais que no velho Siena e praticamente a mesma capacidade atual do Cronos. Além disso, o espaço para bagagens é profundo e largo, capaz de receber volumes grandes e médios.

Um quê de Alfa

Se a frente é bastante chinesa, as lanternas traseiras em forma de asa do Grand Siena chamam a atenção pelas similaridades com as peças de modelos da Alfa Romeo, marca que pertence à Fiat e hoje faz parte do Grupo Stellantis. Em especial, as de um lindo modelo conhecido do mercado brasileiro: o Alfa 156.

Série especial

Na linha 2015, a Fiat lançou a série Itália do Grand Siena. Foi baseada na versão Essence com motor 1.6 e recebe detalhes, como lentes dos faróis com acabamento cinza metalizado. Ainda traz adesivos com o nome da edição especial e a bandeira do país que lhe empresta o nome.

Entre os equipamentos, retrovisores externos elétricos com função tilt down, som com CD player, Bluetooth e entrada USB e volante revestido de couro com comandos de áudio. Eles se juntam a itens como ar, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos.

Nossa dica

grand siena
Grand Siena Attractive 1.4 ano 2015 é a nossa escolha, pois combina bom preço e idade não muito avançada

Vamos de Fiat Grand Siena 2015 com motor 1.4 na opção Attractive. Tem preços entre R$ 30 mil e R$ 38 mil e é equipado com airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, direção hidráulica, comando elétrico dos vidros dianteiros (com função um toque e antiesmagamento) e das travas (com travamento automático a 20 km/h).

Também leva ajuste de altura do volante, chave do tipo canivete com telecomando, abertura interna elétrica da tampa do porta-malas, faróis de neblina e alerta de limite de velocidade. Ar, sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, som com USB e Bluetooth e sensores de luminosidade e de chuva eram alguns dos opcionais.

Manutenção

Com motor 1.4, o Fiat Grand Siena tem costume de manutenção simples. Além disso, os componentes também apresentam custo regular e dentro da média.

Preços de peças do Fiat Grand Siena 2015 1.4:

  • Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 90
  • Jogo com 4 velas de ignição: de R$ 80 a R$ 110
  • Bomba de combustível: de R$ 250 a R$ 400
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 240 a R$ 300
  • Amortecedor traseiro: de R$ 360 a R$ 480 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 270 a R$ 500
  • Farol direito: de R$ 340 a R$ 470

Principais problemas

Problemas no sistema de embreagem são comuns no Fiat Grand Siena. Os relatos no site do Reclame Aqui e em fóruns com donos do sedã falam de defeitos recorrentes no disco e no platô. Há também muitas queixas quanto à quebras do cilindro-mestre do freio.

Fique ligado, ainda, na direção hidráulica. São comuns as reclamações sobre rompimento da correia do sistema. Ouvido atento também a ruídos metálicos provenientes do conjunto da suspensão traseira.

Recalls do Fiat Grand Siena:

  • substituição do volante em modelos produzidos em 2013 e 2014
  • troca do do atuador da embreagem de carros feitos em 2014
  • substituição da caixa de marchas e da bobina de ignição em unidades 2017
  • troca dos relés e do seletor de marchas em Fiat Grand Siena ano 2018
  • substituição de retrovisores, batentes das portas e bomba de combustível de sedãs fabricados em 2021
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