É fogo: GM faz recall após caso de incêndio até nos EUA
Multinacional enfrenta problemas de incêndio com seus veículos mais vendidos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos
Multinacional enfrenta problemas de incêndio com seus veículos mais vendidos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos
A situação está pegando fogo para a GM. A empresa, que convocou recentemente um recall no Brasil para o novo Onix após algumas unidades serem consumidas pelas chamas, anunciou nesta semana uma ação parecida até nos Estados Unidos. Por lá, a campanha, que também é provocada por risco de incêndio, envolve as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.
Pelo menos uma unidade dessas picapes teria pegado fogo, mas, felizmente, não deixou vítimas. O problema, de acordo com a GM, é causado por excesso de cola, que é inflamável, nos cabos da bateria. Ao todo, 400 mil veículos estão envolvidos.
Além dessa ação, a GM anunciou simultaneamente a realização de outro recall devido a uma falha de software. No caso, porém, o defeito está relacionado ao sistema de freios. Essa segunda convocação envolve 550 mil veículos e também inclui as picapes Silverado e Sierra, além do Cadillac CT6.
No Brasil, a Chevrolet anunciou, em novembro, um recall para os recém lançados Onix Plus e novo Onix. A medida foi anunciada após unidades do modelo pegarem fogo em diferentes regiões do país: um desses casos ocorreu dentro do pátio da empresa.
De acordo com o fabricante, o problema está no sistema eletrônico de gerenciamento do motor, que pode provocar a quebra do bloco. O consequente vazamento de fluido sobre componentes quentes seria o responsável pelas chamas.
Nesta semana, quando a história parecia solucionada, surgiu um novo capítulo. Alguns veículos sofreram grandes vazamentos de combustível: há, inclusive, registros em vídeo do problema circulando na internet.
O fabricante entrou em contato com os proprietários por meio do aplicativo My Chevrolet, prontificando-se a realizar o reparo. Porém, essa abordagem resultou em uma notificação do Procon-SP: o órgão ameaça multar a empresa em R$ 10 milhões por não ter convocado um recall para solucionar a falha.
O Onix é, desde 2015, o automóvel mais vendido do Brasil. Coincidentemente, o produto da marca com maior penetração no mercado norte-americano é a picape Silverado. Desse modo, a multinacional enfrenta problemas de incêndio com dois de seus veículos mais importantes em nível global.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Qualquer empresa séria já teria feito o recall mas, infelizmente, eles estão apenas preocupados com seu “faturamento” e a manutenção das vendas.
Falta seriedade e responsabilidade!!
Isso não procede, tenho um Onix Plus,estou recebendo todo apoio da Chevrolet. O carro é ótimo!!
Gente porque só quando é GM que faz o recall por risco de incêndio tem todo esse alarde?
não consigo entender!
Quantas montadoras abrem recall por risco semelhante e ninguém fica nesse alarde todo, porque até marcas de luxo tem os mesmos problemas mas ninguém noticia da mesma forma!
Perfeito!!
E ai Autopapo qual a sua resposta?
Porque vc não fala do Recall das outras montadores?
Poderia escolher algum do Polo, Argo, Ka, ………
A pressa é inimiga da perfeiçao. Primeito o Polo e agora o Onix. E tem gente q ainda não entende por que eu pago mais caro num Toyota.