Multinacional enfrenta problemas de incêndio com seus veículos mais vendidos tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos
A situação está pegando fogo para a GM. A empresa, que convocou recentemente um recall no Brasil para o novo Onix após algumas unidades serem consumidas pelas chamas, anunciou nesta semana uma ação parecida até nos Estados Unidos. Por lá, a campanha, que também é provocada por risco de incêndio, envolve as picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.
Pelo menos uma unidade dessas picapes teria pegado fogo, mas, felizmente, não deixou vítimas. O problema, de acordo com a GM, é causado por excesso de cola, que é inflamável, nos cabos da bateria. Ao todo, 400 mil veículos estão envolvidos.
Além dessa ação, a GM anunciou simultaneamente a realização de outro recall devido a uma falha de software. No caso, porém, o defeito está relacionado ao sistema de freios. Essa segunda convocação envolve 550 mil veículos e também inclui as picapes Silverado e Sierra, além do Cadillac CT6.
No Brasil, a Chevrolet anunciou, em novembro, um recall para os recém lançados Onix Plus e novo Onix. A medida foi anunciada após unidades do modelo pegarem fogo em diferentes regiões do país: um desses casos ocorreu dentro do pátio da empresa.
De acordo com o fabricante, o problema está no sistema eletrônico de gerenciamento do motor, que pode provocar a quebra do bloco. O consequente vazamento de fluido sobre componentes quentes seria o responsável pelas chamas.
Nesta semana, quando a história parecia solucionada, surgiu um novo capítulo. Alguns veículos sofreram grandes vazamentos de combustível: há, inclusive, registros em vídeo do problema circulando na internet.
O fabricante entrou em contato com os proprietários por meio do aplicativo My Chevrolet, prontificando-se a realizar o reparo. Porém, essa abordagem resultou em uma notificação do Procon-SP: o órgão ameaça multar a empresa em R$ 10 milhões por não ter convocado um recall para solucionar a falha.
O Onix é, desde 2015, o automóvel mais vendido do Brasil. Coincidentemente, o produto da marca com maior penetração no mercado norte-americano é a picape Silverado. Desse modo, a multinacional enfrenta problemas de incêndio com dois de seus veículos mais importantes em nível global.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Qualquer empresa séria já teria feito o recall mas, infelizmente, eles estão apenas preocupados com seu “faturamento” e a manutenção das vendas.
Falta seriedade e responsabilidade!!
Isso não procede, tenho um Onix Plus,estou recebendo todo apoio da Chevrolet. O carro é ótimo!!
Gente porque só quando é GM que faz o recall por risco de incêndio tem todo esse alarde?
não consigo entender!
Quantas montadoras abrem recall por risco semelhante e ninguém fica nesse alarde todo, porque até marcas de luxo tem os mesmos problemas mas ninguém noticia da mesma forma!
Perfeito!!
E ai Autopapo qual a sua resposta?
Porque vc não fala do Recall das outras montadores?
Poderia escolher algum do Polo, Argo, Ka, ………
A pressa é inimiga da perfeiçao. Primeito o Polo e agora o Onix. E tem gente q ainda não entende por que eu pago mais caro num Toyota.