Novo Onix pode ter mais um recall; Procon estuda multa milionária

Órgão de defesa do consumidor questiona a General Motors sobre vazamento de combustível nas unidades 1.0 turbo

novo onix plus traseira 2
Por AutoPapo
Publicado em 19/12/2019 às 11h24

Circulam, na internet, vídeos de vazamentos de combustível em unidades do novo Onix. O problema foi confirmado aos proprietários por um aviso no aplicativo My Chevrolet. O alerta chamava os veículos para reparo da falha. Em razão da ausência de um chamamento de recall, o Procon SP quer multar a General Motors (GM) em 10 milhões.

“Nós notificamos a Chevrolet para saber se há um problema (no novo Onix), qual seria essa falha e por que não foi convocado um recall”, afirmou Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP

Ainda segundo Capez, a fabricante tinha obrigação de alertar não só o órgão, mas também o Ministério da Justiça. Isso porque, ao se tratar de um problema com combustível, que é um composto inflamável, a falha coloca em risco a vida de ocupante e terceiros.

Vídeo UOL | Reprodução

Ao não convocar um recall para o novo Onix, mas apenas uma campanha de serviço, a GM violou direitos do consumidor relacionados à segurança e informação.

Caso não se pronuncie em um prazo de até 10 dias, a fabricante receberá a multa.

O defeito afeta unidades dos novos Onix hatch e Onix Plus e começou a ser explicado em comunicado desde novembro.

Entenda o que pode gerar o segundo recall do novo Onix

De acordo com o alerta emitido pelo aplicativo, a tubulação em formato de “Y” pode ter sido equipada com conectores produzidos com material fora da especificação.

recall novo onix vazamento de combustivel
Imagem App My Chevrolet | Reprodução

Outra falha comunicada foi relacionada ao LED de iluminação da alavanca do câmbio automático. De acordo com a circular, é preciso substituir o chicote com as luzes para que as letras indicando a posição se acendam.

Primeiro recall

A Chevrolet convocou, em novembro, um recall para o Novo Onix e Onix Plus. O processo foi iniciado depois de vídeos mostrarem unidades do sedã pegando fogo. Campanha cita problemas no gerenciamento eletrônico do motor, que podem levar a quebra do bloco e pistões.

Há menos de um mês nas lojas, já é a segunda vez que um Chevrolet Onix Plus pegou fogo, e a marca não explicou as ocorrências
Foto Notícias com Maritonio Dantas | Reprodução
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maria José Q Batista 21 de julho de 2021

Comprei um ônix 2020 vários problemas vidros subiam e desciam toda Hora limpador de vidros ligavam do nada sensor do cinto de segurança disparam do nada embreagem acabou 3 vezes carro rodando tive que chamar guincho ,aparece no painel veículo com potência reduzida e carro quase para de rodar vazamento de óleo do motor disseram que era mancal meu carro tem 1 ano estou muito insatisfeita levei na concessionária e disseram que tenho que arcar com toda despesas vou procurar advogado afff

Avatar
Gelson Luis Frare 11 de fevereiro de 2021

Não comprem esta porcaria do Onix Premier turbo jamais, pois vai viver levando na concessionária para arrumar os vários problemas apresentados e o pior é que não resolvem, dois dias depois os mesmos problemas voltam, como por exemplo a mensagem de Potência de Motor reduzida e o carro não tem mais força no motor. Estou indignado com este carro, vou ter que apelar para a justiça.

Avatar
César Takada da Fonseca 22 de dezembro de 2020

Ah se eu tivesse pesquisado mais. Meu pai comprou um onix Hatch LT 0 km 1.0 em janeiro. Dor de cabeça. A última foi o tal stabilit treck e o motor batendo. Na concessionária culparam o combustível (meu pai só usa gasolina aditivada e de posto seguro). Cobraram 596,00 pra limpar os bicos. Sendo que o carro não tem 1 ano de uso e meus pais são idosos, quase não saem de casa. Achei um roubo. Espero que não tenha mais problemas. Em janeiro tem revisão e vão cobrar tbm. Ele tá muito arrependido coitado. E eu tbm por não ter pesquisado mais.

Avatar
Edmilson Ricardo 9 de dezembro de 2020

Tenho um ônix turbo 2019, o vidro do motorista toda hora fica pedindo pra abrir e fechar. Cansei de ir na concessionária para configurar. Vou deixar assim.

Avatar
Neuci Alves Guerra 28 de outubro de 2020

Boa tarde!
Pesima compra

Comprei Onix Plus sedan em agosto 2020 carro já saí concecionaria apresentado defeito.

Meu carro está na Servel são Gonçalo a 25 dias e não conseguiram sanar defeito
Carro acende luz injecao e destrava as portas e dar tranco no motor.

Falha comunicação entre caixa e motor

Chevrolet se quer pronunciou

Avatar
JOAO RAGUGNETTI NETO 31 de agosto de 2020

CORRIGIDO FAZ 06 MESES, E BATEDEIRA DE BOLO

Avatar
JOAO RAGUGNETTI NETO 31 de agosto de 2020

TENHO UM ONIX HATCH AT, COM 4387 KM QUATRO PROBLEMAS DIFERENTES: PROBLEMA VIDROS TRASEIROS E DIANTEIROS, CAMBIO, LIGAR O CARRO NÃO PEGA NO FRIO, MOTOR BATENDO,PARECE UMA BATEIRA DE BOLO, FAÇA 06 MESES QUE TENHO ELE VOU VENDER, PEDI O ENCANTO POR ELE.

Avatar
Miguel 4 de junho de 2020

Saudade do motor do meu carro anterior UP! TSI. O MEU CARRO ATUAL E ONIX LTZ TURBO 2020 ( tem muita tecnologia mas o motor e uns 30% mas fraco … )

Avatar
Luis Marcelo da Silva 13 de janeiro de 2020

O PROCON deveria sim multar a GM, mas destinar a multa a quem comprou o veículo, tipo deveria fazer a GM pagar uma indenização a todos os compradores, por DANOS MORAIS, pois viramos motivo de chacota…. uma vergonha se fosse nos EUA já teriam resolvido e solucionado, foi minha última aquisição de veículo desta marca

Avatar
José Maria 1 de janeiro de 2020

Pretendo comprar um Onix plus LT, 2020, os donos destes veículos o que acham?

Avatar
Luis Marcelo da Silva 13 de janeiro de 2020

O veículo em si é bom, tirando que você será motivo de chacota e que seu veículo já sai desvalorizado, pois na hora da revenda todos lembrarão do veículo do inferno, veículo Fênix que pega fogo sozinho… estou pensando seriamente em contratar um ADVOGADO e mover uma ação por perdas e danos morais

Avatar
Bruno 12 de novembro de 2020

Comprei um Onix plus e já saiu da consercionaria com defeito ,retornei no mesmo dia e disseram que corrigiram mas 23 dias depois o carro faltou embreagem em pleno movimento e foi guinchado para o mesmo lugar que retirei e estou sem carro e aguardando uma solução

Avatar
Romualdo Barcelos Barbosa 26 de julho de 2021

No início do ano comprei um Onix plus LT veio sem óleo no moto, somente o mínimo, o motor fundido trocaram o bloco mas eu não aceitei, pois oxarra estava com 9 mil km e motor já fundido. Resumindo me fizeram uma proposta que acabei aceitando, peguei um Onix Hatch 2020 turbo automático versão de entrada sem multimídia sem espelhos elétrico, ontem quando fui dar ré o carro ficou pulando e para D ele estava como sem embreagem e não andava direito, e do nada voltou ao normal. Não aconselho a comprar. Foge da GM.

Avatar
Hitech Vendedor 22 de dezembro de 2019

Gente, a GM pisou feio com esse carro! Incêndio com bloco do motor quebrado e agora vazamento de combustível? Carro chines, sem qualidade nenhuma, sem contar os casos onde receberam metade do carro com LED e outra metade com lampada comum, é muito descaso e BAIXA QUALIDADE de um produto caríssimo.

Avatar
Nascimento 20 de dezembro de 2019

Será se Onix Plus chinês tá com este mesmo problema, ou é só o brasileiro.

Avatar
Leandro 20 de dezembro de 2019

Tenho um fox que nunca sai da oficina, entrei com uma ação na justiça de carro viciado já tem 5 anos e nada até agora

Avatar
Bruno 20 de dezembro de 2019

Tenho um polo highline 2018/2019 (comprei para minha esposa) e acabei de comprar um onix plus premier. Não tive problemas com nenhum dos dois, até o momento. Contudo, a chevrolet precisa estar atenta as revisões antes de entregar os veículos para que situações como estas não continuem ocorrendo.

Avatar
Jaque 20 de dezembro de 2019

O meu até agora não tive problemas nenhum com ele, já viajei para São Paulo, Santos e nada aconteceu. Estou satisfeita, mais tem que resolver estes problemas.

Avatar
Ubiratan 19 de dezembro de 2019

O meu até agora desde quando eu comprei não deu nem um vazamento continua sem defeitos olha já faz tempo que eu tenho ele são quase dois meses

Avatar
Zé Antonio 19 de dezembro de 2019

Tem que multar sim a GM. Um absurdo e descaso com os proprietários. Depois dos riscos de incendio mais esta do vazamento. Este carro representa risco principalmente aos ocupantes.

Avatar
Marcos Alexandre job Heinrich 19 de dezembro de 2019

Com o meu polo não tive esses problemas não adianta querer ser líder em vendas e entregar um produto com falhas gravíssimas

Avatar
Marcos Alexandre job Heinrich 19 de dezembro de 2019

Não tenho problemas com meu polo não adianta querer ser líder em vendas e entregar um produto cheio de vícios e defeitos por isso a wolkswagens está muito a frente da GM

Avatar
Jp 22 de dezembro de 2019

Discordo de você meu amigo. Você tem que pesquisar mais sobre o assunto antes de falar tais coisas.

Avatar
Deixe um comentário