Ford Mustang GT com câmbio manual terá tiragem limitada
O esportivo com motor V8 terá a opção pela caixa manual de seis marchas, para os entusiastas mais tradicionalistas
O esportivo com motor V8 terá a opção pela caixa manual de seis marchas, para os entusiastas mais tradicionalistas
A Ford fechou o ano de 2024 com o anúncio da importação oficial do Mustang GT Performace com câmbio manual. Agora a marca confirmou que essa opção de caixa será uma edição limitada em 200 unidades.
O carro será numerado e terá uma plaqueta próxima ao câmbio identificando a unidade. A Ford ainda não divulgou a data de lançamento do Mustang GT manual e outros detalhes.
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A versão GT do Ford Mustang utiliza o câmbio manual Getrag MT82-D4 de seis marchas. A potência do moto não muda, são os mesmos 488 cv produzidos pelo V8 5.0 Coyote.
O que deverá é o preço. O Mustang GT automático, que seguirá em linha normalmente, é vendido por R$ 529.000. O status de edição limitada poderá encarecer a versão manual.
As opções de câmbio manual sumiram rápido nos carros esportivos vendidos no Brasil. Modelos como o BMW M3, Porsche 911, Chevrolet Camaro e Volkswagen Golf GTI sempre tiveram essa opção em outros mercados, mas para cá vieram apenas com caixa automática ou de dupla embreagem.
A BMW lançou o M2 Competition manual como edição limitada em 2019, foram apenas 24 unidades que esgotaram em menos de um dia. A Porsche também voltou a ter essa opção no catálogo com edições especiais do 911, como a S/T.
O esportivo de motor traseiro voltou a ter o câmbio manual como opção de linha em 2024, com a chegada da versão Carrera T renovada. Agora a marca está com a pré-venda do GT3 Touring nessa configuração.
A Honda foi uma marca que sempre insistiu na caixa manual em seus carros esportivos. O Civic Si sempre foi assim e agora a marca importa o Type R com três pedais.
A sua rival Toyota seguiu o mesmo caminho trazendo o GR Corolla, com tração integral e câmbio manual. Ele veio em tiragem de 100 unidades e deverá ser continuado.
O Ford Mustang GT poderá ser um termômetro do interesse sobre o câmbio manual no mercado brasileiro.
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Sinal dos tempos. O câmbio automático deixou de ter os custos proibitivos de antigamente e, por sua praticidade, vai tornando-se item de série.
A tendência é mesmo que o manual vá saindo de linha, e torne-se exclusivo apenas de séries limitadas dos esportivões.
Uma pena para aqueles que nem eu, que pegam muita estrada e apreciam o cambio manual. Mais um dos motivos pelos quais eu não troco a minha “nave” 2019 com 115 mil kms rodados.
Carros manuais são brinquedos para uma viagem praia no final de semana, porque na cidade é um pesadelo, não a coluna que aguenta ficar pedalando com a perna esquerda e batendo alavanca com o braço direito no anda e para.