Correia dentada banhada a óleo da Chevrolet ganha garantia maior que o veículo
Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a montadora estendeu a garantia do componente para quem segue o plano de manutenção
Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a montadora estendeu a garantia do componente para quem segue o plano de manutenção
Não falha. Basta sair uma notícia sobre os carros nacionais da Chevrolet que vêm a enxurrada de comentários sobre a correia dentada banhada a óleo e alegações dela tornar o motor descartável. A General Motors confia na tecnologia e alega que ela só gera problemas se for usado o óleo incorreto. Para reforçar isso, ela estendeu a garantia da correia para 240 mil km sem limite de tempo.
A informação foi apurada pela revista Quatro Rodas e confirmada pela própria Chevrolet. A nova garantia da correia dentada banhada a óleo é idêntica a sua durabilidade prevista pelo manual e vale para todos os carros feitos a partir de 2020. Antes a cobertura era de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.
VEJA TAMBÉM:
Para ter essa cobertura o proprietário precisa fazer o básico: seguir o plano de manutenções da marca, realizar as revisões na concessionária e utilizar o óleo lubrificante ACDelco Dexos 1GEN3, que possui a aditivação específica para proteger essa correia.
Essa garantia adicional para a correia dentada banhada a óleo vale para os carros com motor de três cilindros da Chevrolet: Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. O resto da gama utiliza correia tradicional ou corrente metálica, que não exige esse cuidado com o lubrificante.
A correia dentada possui duas vantagens quando comparada a tradicional corrente metálica: é mais silenciosa e gera menos perdas mecânicas. Em contrapartida, ela possui uma durabilidade limitada e precisa ser trocada entre 30 e 60 mil km a depender do motor e do uso.
A forma que encontraram de aumentar essa durabilidade da correia dentada foi montá-la dentro do motor e banhá-la com o mesmo óleo lubrificante do motor. Com isso ela pode durar até 240 mil km e ainda houve uma redução maior no ruído e nas perdas mecânicas.
Para ter essa durabilidade é preciso usar um óleo lubrificante que possui aditivação específica para a correia dentada. Sem esse aditivo pode ocorrer um desgaste acentuado do componente, podendo romper e destruir o motor.
Nos carros da Chevrolet o óleo específico é o ACDelco Dexos 1GEN3. Nos carros da Ford é preciso usar um lubrificante que atenda a norma WSS-M2C948-B. Nos Peugeot e Citroën com o 1.2 Puretech é preciso usar um óleo com a certificação PSA B71 2302.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os que falam mal é inveja, GM anos luz à frente, o Cruze que o diga, mesmo aposentado dá pau em carros zeros, somente agora tem o Jetta GLI que é superior. O resto é perfumaria
Que papagaida da Chevrolet. Ainda prefiro corrente de comando, zero preocupação com risco de furar pistão, entortar valvulas, etc.
Corrijam o título da matéria
Comprei logo um carro com corrente e esqueço destas bicheiras.
Disse tudo, corrente é corrente.